dominância...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
pedrobaleia
Membro Veterano
Mensagens: 1258
Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

quinta mar 10, 2005 5:49 pm

estou com uma dúvida!

os cães estabelecem entre si uma hierarquia natural, certo?

essa hierarquia é muitas vezes estabelecida com recurso à "violência", certo?

se eu tiver um cão com o intuito de o levar a participar numa exposição de beleza, não será arriscado, deixar o meu cão estabelecer essa hierarquia, com outro, correndo assim o risco de ele rasgar uma orelha ou uma bochecha, ou de ficar com um corte no pescoço ou noutra qualquer parte do corpo!?!?!?

por outro lado, se eu impedir estas "quezílias", não estarei a impedir uma correcta sociabilização do meu cão???

...agradeço esclarecimentos...
Goya
Membro
Mensagens: 74
Registado: segunda mar 31, 2003 10:03 am

quinta mar 10, 2005 6:25 pm

Olá,

tenho o mesmo problema com todos os meus machos. Optei por separá-los para evitar que tais acidentes aconteçam, uma vez que já aconteceram mais que uma vez.
Amina
Membro Veterano
Mensagens: 258
Registado: terça jan 18, 2005 6:45 pm
Localização: Um Dogue Alemão:Argus,Um SRD:Bad e um Gato: Mimi

quinta mar 10, 2005 8:06 pm

Realmente os cães estabelecem sua liderança através da força, e no caso do dono tentar separar, o outro cão entende que ele venceu, e que o seu é fraco. Os cães geralmente querem ser líderes do locam onde vivem. Numa feira pode haver atrito entre cães. Acho que você deve socializar seu cão, mas mesmo assim um dia poderá ocorrer algo.
Não esqueça que vc é o líder dele!
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta mar 10, 2005 9:03 pm

pedrobaleia Escreveu: estou com uma dúvida!

os cães estabelecem entre si uma hierarquia natural, certo?

essa hierarquia é muitas vezes estabelecida com recurso à "violência", certo?
Cada caso é um caso.

Essas "hierquias" em geral só são estabelecidas dentro da matilha, ou seja, quando temos um grupo de cães vivendo juntos. E mesmo assim é muito provavel que a hierquia seja definida só "medindo" forças (lado-a-lado; empurroes e lutas ficticias .. ou seja, sem graves danos fisicos), sem nunca chegarem a vias de factos. Lutas a sério para definir a hierquia não são muitos comuns até pq a mm se vai definindo conforme os cães crescem.

Encontros ocasionais (passeios no parque e afins) em geral não provocam grandes danos, até porque penso que o dono estará ao lado para as evitar.
se eu tiver um cão com o intuito de o levar a participar numa exposição de beleza, não será arriscado, deixar o meu cão estabelecer essa hierarquia, com outro, correndo assim o risco de ele rasgar uma orelha ou uma bochecha, ou de ficar com um corte no pescoço ou noutra qualquer parte do corpo!?!?!?
Sem duvida. Um cão com uma orelha muito rasgada ou com ferimento não terá grandes possibilidades numa exposição. Afinal quando apresentamos um cão numa exposição o exemplar deverá estar em boas condições fisicas
por outro lado, se eu impedir estas "quezílias", não estarei a impedir uma correcta sociabilização do meu cão???
Não me parece.
Como referi em cima essas "quezilias" (lutas serias) são raras de acontecer. E penso que qualquer dono de um cão dominante terá o bom senso para não as deixar acontecer, seja o canito um exemplar de exposição ou apenas de companhia.
Em relação à socialização, partindo do principio que esta começa quando o cão ainda é cachorro não me parece haver problemas. Um cachorro de 3/4meses nunca armará grande confusão. E novamente o dono (com o seu bom senso) não irá expor o cão a situações perigosas - encontros com cães desconhecidos.

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Responder

Voltar para “Cães”