quase a nascer

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

Responder
rars
Membro
Registado: quarta mar 09, 2005 11:13 am

quarta mar 09, 2005 12:08 pm

Olá a todos. A Atena, minha dogue alemã, está quase quase a ter filhotes, hoje quarta feira 9 março faz 59 dias de gestação, segundo a ecografia deram-me uma estimativa de 6 a 10 cachorros :D.
o que queria aqui deixar era um pedido de ajuda, todas as dicas, conselhos ou o que quiserem dizer que me possa ajudar a cuidar bem da Atena e dos meus "netos".

desde já obrigado

ricardo
xanalopes
Membro
Registado: terça jan 18, 2005 1:53 pm
Localização: 3 caes (1dogue, 1 tipo caniche, 1 yorkshire), 1 cagado, 2 chinchilas 2 peixes, 1a coelha

quarta mar 09, 2005 2:09 pm

Conselhos e ajuda nao possodar pois este e o meu 1º DA. De qq forma parabens e ponha ca fotos dos bebes qdo nascerem :D
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

quinta mar 10, 2005 12:30 pm

Boas!!

Aconselho a que o parto seja assistido por um Veterinário..pois poderão surgir problemas e poderá não ter nem a experiencia nem os conhecimentos para poder resolver.

Nunca facilite...nem sempre os partos dos cães são faceis...muito pelo contrário..

Arcanjo
rars
Membro

quinta mar 10, 2005 2:44 pm

Arcanjo Escreveu: Boas!!

Aconselho a que o parto seja assistido por um Veterinário...
Arcanjo
oi, em relação à presença de um veterinário penso e realmente espero que não seja necessário, em todo o caso a minha veterinária disponibilizou-se 24h dia para dar assistencia se necessário, preparou-me também para dar uma assistência normal, como: cortar cordão e libertar bolsa se o espaço de tempo entre crias for muito curto, entre outras coisas.

mas digo-lhe que a sugestão que me deu foi o que pensei em fazer, fui depois desencorajado pela veterinária pois os custos de alojamento e própria assistência são altos.

eu gostava realmente de saber era mais alguns dos sintomas de entrada em trabalho de parto, etc.

muito obrigado
ricardo
fmanson
Membro
Registado: segunda mai 26, 2003 2:55 pm
Contacto:

quinta mar 10, 2005 4:25 pm

Quando chegar o trabalho de parto, a cadela liberta o rolhão(sangue escuro e por vezes coalhado) daí em diante, a qualquer momento começam a nascer.
Ela vai começar a procurar coisas para fazer ninho mas aconcelho vivamente a construir uma parideira grande com antecedência para ela estar a vontade e para poder sair da beira dos bébés quando precisar.
O trabalho de parto pode durar até 24h e algumas fêmeas comem e fazem necessidades pelo meio(daí o espaço grande).
O parto não é facil e não sei se tem condições para socorrer uma emergência mas isso só depende da sua consciência.
É melhor suportar os custos de uma vet, por segurança, se não tiver a certeza de que é capaz.
Lembre-se que um parto problemático pode levar á morte dos cachorros e da mãe se não for devidamente assistido.
Boa sorte.
casalc
Membro Veterano
Registado: quinta jul 11, 2002 10:29 pm
Contacto:

quinta mar 10, 2005 10:14 pm

Rars,

Se a sua vet se disponibilizou já é uma ajuda. tenha sempre o seu numero de telefone à mão durante o parto.

Quanto aos sintomas e sinais que pede, nem sempre são iguais de caso para caso. Há no entanto sinais que podem ser observados (mas nunca obrigatórios).
- Perda de apetite: A cadela pode deixar de comer 12 horas antes;
- Comportamento estranho com as patas na procura de esgravatar;
- contrações: Assim como as mulheres, as cadelas também têm contrações. Tendem a ser mais próximas na altura de iniciar o parto.

Refere que a ecografia diz entre 6 e 10. Isso é muito vago para si. Se tiver tempo, aconselho a pedir à vet um Rx com pouca radiação com o objectivo de contar cabeças (ou colunas). Só dessa forma saberá quando termina o parto - Factor importantissimo!
O intervalo entre cachorros pode variar muito: entre 10 minutos e 2 horas ou mais. Nos casos em que demorar mais que 2,5 horas, deve telefonar à sua vet. Ela saberá como acelerar o processo de forma segura.
Se puder, ajude a sua cadela a cortar os cordões umbilicais. Os DA não têm dentes de corte. Segure no cachorro com uma mão, a placenta na outra e meta o cordão na parte de trás da boca da cadela. Dessa forma ela utiliza os dentes de trás para cortar/esmagar o cordão. Depois, se entender, abra a membrana (se existir) onde está o cachorro e dê o cachorro à mãe para ela o tratar. O seu instinto guia-la-á na reanimação do cachorro.
Depois lave bem as mãos porque os fluidos são muito corrosivos.

Assitir ao parto de uma cadela é um momento bonito. Boa sorte!

Um abraço,
casalc
Membro Veterano
Registado: quinta jul 11, 2002 10:29 pm
Contacto:

quinta mar 10, 2005 10:18 pm

Ah esqueci-me....

O jimmy deve estar longe de tudo isto. Ele vai sentir muita curiosidade pelos acontecimentos e a cadela não vai tolerar a sua presença.

Um abraço,
rars
Membro

sexta mar 11, 2005 9:24 am

muito obrigado pelos conselhos.
gostaria no entanto de comentar que, poderá ser um caso isolado, mas a atena tem uns dentes à frente bastante direitos e afiados, torna-se até um problema dar-lhe brinquedos porque ela os desfaz em questão de minutos, exactamente com os dendes da frente. apesar de eu me sentir preparado acho que ela saberá melhor do que eu fazer tudo direitinho, vou tentar interferir o menos possivel. em relação ao rx, não me foi falada essa possibilidade pela vet... acho estranho porque a intenção da ecografia era saber a viabilidade dos cachorros e a contagem. agora é tarde, não arrisco tira-la de casa, hoje é o 61º dia de gestação.

e que estranho nervosismo eu sinto... até parece que eu vou ser pai, hehehe.

um abraço
ricardo
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”