Frio vs Xixi

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
mfcff
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2004 10:40 am

sexta mar 11, 2005 9:59 am

Bom dia

Quem me pode ajudar nisto?

Vou adquirir para o fim deste mês um cachorrito, mas tou com um dilema.

- Se por um lado não o quero a dormir fora de casa pois acho que é muito frio para ele ( apesar de estar debaixo de telhado )
- Tambem não quero que ele faça xixi pela casa toda durante a noite.

O que me aconselham?

Todas as ajudas são benvindas

Obrigado
biboquinhas
Membro Veterano
Registado: segunda dez 15, 2003 10:07 am

sexta mar 11, 2005 10:18 am

mm cão bébé deve dormir sempre dentro de casa e ainda para mais com este frio! Coloque jornais na cozinha toda ou então faça como eu fiz comprei aquelas fraldas para acamados que são bem melhores e mais higiénicas que os jornais, nao deitam cheiros e nao sujam as mãos, absorvem bem o chichi. Nao espere que um cão bébé nao faça nada durante a noite, vai fazer sim chichi e cócó e no sitio que ele quiser pois demora a aprender!
<p>Bibi eTeddy</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mfcff
Membro Veterano

sexta mar 11, 2005 10:30 am

Isso sei eu pois já tive mais cães.

o meu problema é que a minha casa não tem separação entre a sala e a cozinha e como deve calcular o meu problema reside aí.

Será que devo colocar umas grades a limitar-lhe o espaço?

Obrigado
pedrojls
Membro Júnior
Registado: segunda mar 07, 2005 1:39 pm

sexta mar 11, 2005 10:32 am

Embora enquanto são pequenos trnham tendênci a "fazer" por todo o lado e quando lhes apetece, existem uns sprays ´nas lojas de animais para "marcar" um local para eles fazerem ai as necessidades.
O conselho que lhe dou é:
- Aplicar esse spray uma caixa com serradura (ou terra), como se para um gato. Isto enquanto ele é pequeno.
-À medida que ele vai crescendo ir retirando a caixa aos poucos e poucos, durante cada vez mais tempo e quando o levar à rua ir aplicando o spray em alguns locais na rua.
- Quando ele já estiver habituado a fazer só na rua ir diminuindo progressivamente a utilização do spray na rua.
Demora algum tempo, nas é mais sudavel do que o velho método do jornal enrrolado quando ele faz em casa.

Mesmo seguindo este método não pode deixar de o repreender quando ele faz alguma coisa em casa, pois se não o fizer ele não vai compreender que está a fazer mal.
mfcff
Membro Veterano

sexta mar 11, 2005 10:41 am

É um caso a pensar, mas já me disseram que nem sempre esses sprays resultam.

Obrigado na mesma
Bianah
Membro Veterano
Registado: quarta jan 12, 2005 5:03 pm

sexta mar 11, 2005 10:52 am

Com a minha Nina, também experimentei os ditos sprays. Nunca resultou ela lambia o local onde estava o cheiro e fazia noutro sitio. Foi dificil ensinar pois nem com os jornais eu ia lá. Ela rasgava tudo... prefira destruír jornais do que roer os brinquedos...

Agora está com 1 ano e meio e muito asseada, nem parece a mesma. Aprendeu com o NÃO. Ela ficava muito amuada quando eu ia ter com ela de manhã e em vez de lhe fazer mimos, "ralhava". Aos 7 meses já fazia onde eu queria e quando estava apertadinha começava a chorar.

Pode ser que com o seu cachorrinho não seja nada assim. Pois se os sprays existem é porque dão algum resultado... penso eu!

Paciência, muita paciência é o que vai precisar nos primeiros tempos. Garanto que vale a pena! ;)
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

sexta mar 11, 2005 10:54 am

Deve, sim, limitar-lhe o espaço. Uma grade daquelas que se usam para as crianças é boa ideia. Ou então, pode sempre fechá-lo na casa de banho. Parece cruel mas é só durante a noite, senão vai acabar com a casa toda suja. De manhã, a primeira coisa é levá-lo à rua pois os cachorros normalmente fazem xixi quando acordam. Também deve levá-lo depois de ele comer e sempre que ele começar a cheirar o chão e esperar até que ele faça as suas necessidades. Se for consistente, ele depressa aprenderá a controlar-se. ;)
mfcff
Membro Veterano

sexta mar 11, 2005 10:58 am

Acho que vou mesmo limitá-lo o espaço.

Obrigado pela ajuda
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

sexta mar 11, 2005 11:48 am

Não percebo qual é a complicação.

O seu cão vem de um criador não vem?

O Snoopy que veio de uma protectora tinha já, enquanto estava no canil da protectora, uma área em cimento, no meio da qual tinha uma casinha, e uma área espaçosa com terra e pedrinha miúda onde os cachorrinhos podiam brincar e fazer as suas necessidades (estava separada da outra área por um portão sempre aberto). Agora não se esqueçam que os cães não fazem as suas necessidades perto do local onde dormem e assim acabavam indo para o terreno de pedrinhas e terra.
Assim o Snoopy veio para a casa dos meus pais com cerca de 2,5 meses e com a ideia de que as necessidade eram para ser feitas lá fora em cima de pedrinhas ou terra.

Resultado:
- A partir do segundo dia em casa começou a dormir na sua caminha no quarto dos meus pais.
- Foram-lhe colocados jornais na varanda e ele sabia que tinha de ir lá, quando não se aguentava mais.
- Na rua ainda hoje não faz cocó nos passeios, estrada ou relvados, só faz sobre a terra ou sobre pedrinhas.
- Os descuidos que teve até lá foram devido a falta de rapidez em chegar á varanda.
- Era normal estarmos a brincar com ele, repentinamente ele ficava muito sério, e desatava a correr para a varanda.
- 15 dias depois não fazia uma gota em casa, incluido a varanda (excepto durante a noite ou se tinha alguma diarreia e nesse caso ia á varanda)
- De noite ia à varanda, situação que se manteve durante mais dois ou 3 meses, porque a noite é longa.
- Ia várias vezes á rua por dia e tinha a perfeita noção que as necessidades eram na rua.

Agora atenção, na zona onde vivemos não é normal vermos cães sem dono e o único cão com quem ele brincava antes das vacinas era o Iury, o Samoido do vizinho, um cão com todas as suas vacinas em ordem, e que apesar de já ter 3 anos se tornou o seu grande amigo até aos dias de hoje.

Pelo que eu li em sites estrangeiros, já é normal que os cachorros venham pré-treinados pelos criadores. Só não sei como é a situação em Portugal. :roll:
mcbb
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 12:47 pm
Contacto:

sexta mar 11, 2005 12:39 pm

Só esta semana a minha cadela deixou de fazer xixi / cocó em casa. Tem agora 6 meses e a coisa não foi assim tão simples.

Inicialmente, deixava-a a dormir na cozinha (fechada) e durante a tarde, quando fica só, deixava-a na cozinha e no corredor. Conclui ser impossível deixar-lhe o corredor, chegava ao fim da tarde e era tudo sujo, chegou a fazer 3 cocós numa tarde.

Durante a noite rapidamente deixou de fazer o xixi habitual na cozinha (4 meses de idade) e a passagem do corredor/cozinha para a cozinha durante a tarde resultou muitíssimo bem pois a maior parte das vezes chegava a casa e estava tudo limpinho.

Resumindo, quando tinha 4 meses e meio já só fazia xixi em casa e era quando estávamos em casa, acho que se distraía com a brincadeira e ia fazendo aos pouquinhos. Resolvi com 3 passeios por serão, 1 às 7:30 tarde quando chego, um às 9:00 e outro à meia-noite, e é assim.
Ela passeia ainda; às 8 h da manhã, às 11 h e às 13 horas.

Conclusão deixar a cozinha e a sala vai ser mais complicado, e ainda há o problema, que só me surgiu há cerca de 1 mês, de chegar a tudo e … destruir tudo a que tem acesso. Exemplo: caixote do lixo, fruta da fruteira, caças dos miúdos, etc… agora é o que falta controlar.

Quanto às fraldas, produtos para fazerem ou não fazerem etc, nada resultou… nas fraldas em 3 semanas que as utilizei ela usou-as 2 vezes…
Ainda assim estou contente com os resultados, já tive uma cadela que só deixou de fazer em casa depois dos 9 meses.

Boa sorte

Catarina
:|
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

sexta mar 11, 2005 4:01 pm

Como o meu cão não tive muitos problemas, isto porque foi habituado a fazer xixi sempre no jornal, então eu punha na varanda num cantinho um plástico por baixo e jornais, ao fim de 4meses ele ja não fazia nada em casa, ja aguentava para quando fosse á rua.
Cada cão é um caso e não se pode generalizar, o que se pode generalizar é a paciência a ter para limpar muitos xixi e cocos mal cheirosos e as vezes patinhas que andaram em cima de xixi deixarem pegadas pelos corredores.
Mas é mesmo assim quem tem cães tem de se sacrificar de alguma forma porque tudo tem a parte negativa.

Boa sorte com o seu canito.

______
Rita
Blue_moon
Membro Júnior
Registado: sexta mar 04, 2005 6:33 pm

sexta mar 11, 2005 4:51 pm

Olá a todos!
Como se sabe tudo depende de cão para cão e cada caso é um caso!
Acho que tudo depende muito de paciencia da parte dos donos, quando o meu cachorro veio cá para casa em finais de Novembro, fui avisada pelos meus pais que se queria mais um cão, e este porque eu pedi muito, tinha de ter responsabilidades sobre ele, é como se fosse o meu filhote, tinha sempre o cuidado, de quando ele acabava de comer ou acabava de acordar ou mesmo quando começava a chariscar o chão de o levar á rua, e acho que ele foi percebendo que não podia fazer as necessidades em casa!
Acho que com cerca de 3,5 meses já não fazia nada em casa, habituou-se foi a raspar com a patinha na porta de saida sempre que quer ir á rua, acho que é um bom método....
Ele está agora com 5 meses, é um trapalhão e adora ir visitar o caixote do lixo, mas necessidades nada em casa, mesmo nadinha e o melhor....quando fica em casa sozinho limita-se a dormir, mesmo tendo a casa toda para ele, é um kido!!
Coneclho muita paciencia e muito tempo a passar com ele na rua, até ele fazer as necessidades e qundo o fizer nos locais que quer dê-lhe muitos miminhos assim ele percebe que fez bem e que recebe uma boa recompensa quando faz naquele sitio :)

Beijokas grandes a todos!!
Responder

Voltar para “Cães”