Pontualidade britânica

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda out 28, 2002 5:23 pm

Olá

Os vossos cães andam sempre a horas? Os meus têm sempre o relógio acertado. Para aquelas coisas que lhes interessa mais, como o ir à rua, a hora da comida, o ir às compras (adoram, embora fiquem dentro do carro à espera), eles sabem perfeitamente que chegou a hora.
Tinham-me dito que eles são realmente animais de hábitos, mas nunca supus que o fossem com tanta pontualidade.
Quando chega a hora do “tacho”, não vale a pena preocupar-me. Normalmente é o Guga que vem pedir. Pousa o queixo na minha perna e olha-me fixamente. Consulto o relógio e não falha.
Também acontece eles registarem qualquer coisa fora da rotina que lhes agradou e depois esperarem que esse acontecimento se repita. Normalmente isto também está relacionado com uma determinada hora. Por ex, durante a época balnear, como não os posso levar para a praia, meto-os no carro e vamos para uma zona relvada, relativamente ampla, onde eles gostam imenso de brincar. Mas presentemente, já muito depois desse período estival, se passar com eles pela garagem sensivelmente a essa hora, ficam especados a olhar para mim e para o carro e é um sarilho para os convencer a virem para casa.
Já me aconselharam a trocar-lhes as voltas, isto é, não lhes criar rotinas. O pior é que alterando-lhes o horário, rapidamente “acertam o relógio” e voltamos à mesma.
Isto é normal ou eles não estão tão bem educados como eu penso?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
rutegabi
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 3:15 pm

segunda out 28, 2002 6:25 pm

Pessoalmente acho positivo que os cães tenham uma rotina diária. ;)
Pode parecer monotono visto assim de que todos os dias fazem as mesmas coisas, vão ao mesmo sitio, brincam à mesma hora, etc. :roll:
Mas, acho que também tem coisas positivas e assim sabem como é que se hão de comportar em diferentes situações. Sabem os sitios onde podem brincar e onde não, onde podem correr à vontade e onde têm que se comportar direitinho...
Principalmente com os cães mais novos, quando estamos a ensinar a ir fazer xixi à rua aco«ho que a rotina toma um lugar de destaque. Assim o cão sabe que em dado momento pode ir fazer xixi, e que só tem que esperar mais um bocadinho. E assim vai aprendendo a se controlar e a esperar que o levem à rua.
Quanto achares que afinal os cães não estão tão bem treinados como pensavas, não sou da mesma opinião. Acho que isso é uma prova do quão bem tu os treinaste. ;) Ou antes eles te treinaram a ti! :lol: :lol:
É claro que é positivo também por vezes fazer uma coisa diferente um dia assim sempre os testas para ver se andam à tua maneira ou tu à deles. Acho que eles também gostam de variar às vezes, ainda assim acho que uma certa rotina é boa.
Por exemplo ao fim de semana sempre dispomos de mais tempo para ficar e brincar com os nossos cães que no resto da semana. Nessa altura a rotina da semana tende a variar. 8)

Beijinhos ;)

Rute
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda out 28, 2002 7:48 pm

olá

pois, eu meus também são assim. agora com a mudança da hora, o max decidiu começar a ganir uma hora mais tarde para lhe abrir a porta :lol: :lol: :lol: já me tinham dito uma coisa semelhante, mas na versão inversa :( :( :(
anjaazul
rutegabi
Membro Veterano

segunda out 28, 2002 7:51 pm

Mas haverá coisa mais amorosa do que o nosso cão ir nos acordar à cama de manhã para o levarmoa à rua??
São estas coisas que nos deixam completamente KO ( de amor, claro!) :roll: :oops: ;)

beijinhos e saudações caninas

Rute
anjaazul
Membro Veterano

segunda out 28, 2002 11:53 pm

Mas haverá coisa mais amorosa do que o nosso cão ir nos acordar à cama de manhã para o levarmoa à rua??
São estas coisas que nos deixam completamente KO ( de amor, claro!)
e que tal deitar-se às 3 da manhã e ter o bichinho logo a ganir à porta às 7?

anjaazul
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

terça out 29, 2002 4:18 am

E deitarmo-nos às 3 da manhã e eles quererem comer às 6 da manhã, como os meus gatos? E não adianta tentar ignorá-los, porque começam a andar em correrias pela cama até eu desistir de continuar a dormir e me levantar para ir dar-lhes comida. Isto repete-se durante uns dias, em que ando como uma zombie, até que, em desespero, decido que vão todos dormir na "rua" (isto é, fora do quarto) para eu poder dormir uma noite sem interrupões. Depois, recomeça o ciclo... :oops:

Fiquem bem

Florinda
rutegabi
Membro Veterano

terça out 29, 2002 9:26 am

Também pode trazer alguns inconvenientes. :roll: :roll:
Temos que ser responsáveis e levar os nossos animais à rua, não podemos ter muita perguiça. E eles se acostumam a ir `"casa de banho" a uma hora e não vâo, não se podem admirar que depois encontram uma "surpresa" quando acordarem. O que se pode fazer é levantar levarmos a rua a fazer o seu xixi e depois voltarmos para a cama para dormir e dar-lhes a atenção (miminho) um pouco mais tarde. :oops: :roll:
Pois os cães não sabem abrir a porta e ir à rua fazer as necessidades e voltar, precisam de nós. Isto para quem vive em apartamentos, porque quem tem a sorte de ter uma casa com jardim não tem este tipo de problemas, os cães querem fazer xixi não têm problema, e correr à vontade também não. ;)

beijinhos

Rute
anjaazul
Membro Veterano

terça out 29, 2002 5:06 pm

pois, o max quando se põe a ganir à porta, não é porque tenha fome ou queira ir à rua. ele lá sabe. :lol: :lol: :lol: ainda por cima, o diabinho já tem a escola toda. gane, ladra, depois cala-se. quando estou prestes a adormecer, volta à carga... é capaz de passar nisto uma manhã inteira. costumo ralhar-lhe, mas passado um bocado já se esqueceu. como dá "muito trabalho" estar sempre a subir e descer escadas, acaba por ser mais prático acordar de vez. :lol: :lol: :lol:
anjaazul
Responder

Voltar para “Cães”