Dogo Argentino - Corte de Orelha
Moderador: mcerqueira
Gostaria de saber afinal em que consiste a proibição. Se são só os vet que não podem cortar, se se eu como proprietartia que não posso ter um cãe de orelha cortada. Se pode entrar em ringue, nacional e internacional ou se nos países ditos 1ºmundo já não são adimitidos cães com caudas e orelhas amputadas independentemente da raça e do que vem no estalão. Exemplo Dogo Argentino
todas as amputaçoes esteticas estao proibidas (orelhas e caudas), independentemente de quem as faça, são proibidas e ponto final, qq amputaçao feita depois da dita lei sair é ilegal, e penso mm que n são aceites caes em exposiçoes com orelhas e caudas cortadas, so sao aceites aqueles em que os cortes foram feitos antes da lei sair. indo com um cao com amputaçoes feitas posteriormente a lei sair, pode-se arriscar ainda a alguma penalizaçao ou multa (penso eu, ja que esta a trangredir a lei)
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
As amputações de caudas não são proibidas
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Contacto:
Portugal nunca ratificou o corte de cauda ao abrigo da Convenção Europeia Para a Protecção dos Animais de Companhia, pelo que o corte de cauda é absolutamente legal...
Também o corte de orelhas é legal se o médico-veterinário que o fez atestar da bondade do mesmo através de declaração escrita...
Também o corte de orelhas é legal se o médico-veterinário que o fez atestar da bondade do mesmo através de declaração escrita...
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

Primeiro convêm que antes de se falar se tenha certeza do que se diztodas as amputaçoes esteticas estao proibidas (orelhas e caudas),
independentemente de quem as faça, são proibidas e ponto final,
A nivel de amputações apenas estão proibidas por lei o corte de orelhas e de presunhos.
Pois, mas novamente pensa mal. Nas exposições em Portugal são aceites exemplares com orelhas/caudas cortadas desde que essa alteração esteja contemplada no estalão da raça.e penso mm que n são aceites caes em exposiçoes com orelhas e caudas cortadas,
Será mesmo?indo com um cao com amputaçoes feitas posteriormente a lei sair, pode-se arriscar ainda a alguma penalizaçao ou multa (penso eu, ja que esta a trangredir a lei)
E indo à questão:
O corte das orelhas é efectivamente proibido por lei, se for feito apenas por motivos esteticos.Se são só os vet que não podem cortar
Pode perfeitamente. Não há nenhuma infracção à lei em ser proprietario de um cão de orelhas cortadas.eu como proprietartia que não posso ter um cãe de orelha cortada
Em Portugal pode.Se pode entrar em ringue, nacional e internacional ou se nos países ditos 1ºmundo já não são adimitidos cães com caudas e orelhas amputadas
Há sim limitações à participações destes cães (amputados) em certos paises da europa central (ie, Holanda)
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
- Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos
peço desculpa pela ignorancia...
o que é o presunho?!?!
o que é o presunho?!?!
O quinto dedo.pedrobaleia Escreveu: peço desculpa pela ignorancia...
o que é o presunho?!?!
Há quem os corte (retire) especialmente nas patas traseiras em algumas raças.
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Pois... mas cães nascidos depois de 17 de Outubro de 2001 têm que ter o atestado médico que ateste a bondade do corte...CindelP Escreveu:Pode perfeitamente. Não há nenhuma infracção à lei em ser proprietario de um cão de orelhas cortadas.eu como proprietartia que não posso ter um cãe de orelha cortada
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

Boas,casadiscaes Escreveu:Pois... mas cães nascidos depois de 17 de Outubro de 2001 têm que ter o atestado médico que ateste a bondade do corte...CindelP Escreveu:Pode perfeitamente. Não há nenhuma infracção à lei em ser proprietario de um cão de orelhas cortadas.eu como proprietartia que não posso ter um cãe de orelha cortada
E se eu for cortar a Espanha?
Nanci
-
- Membro Veterano
- Contacto:
É o mesmo, até pode ser chateada pela policia se adoptar um cão de orelhas cortadas e não tiver a declaraçãozinha... eu sei que é estupido mas é a abortoide que temos...CindelP Escreveu: E se eu for cortar a Espanha?

<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Toda a gente lhe disse que NÃO pode fazê-lo por lei, se quiser saber contacte a direcção geral de veterinária.
Questione aqui e verá.
http://www.dgv.min-agricultura.pt/wps/portal
Questione aqui e verá.
http://www.dgv.min-agricultura.pt/wps/portal
Última edição por CasadeAnaval em sábado mar 12, 2005 6:47 pm, editado 1 vez no total.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Se o veterinário atestar por escrito que o cão precisava do corte... pode... de outra forma, não pode.noapersa Escreveu: É que continuo sem saber se posso fazer o corte ou não!
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

pelo que a veterinaria me disse qq amputaçao estetica é proibida, tanto erelhas como caudas, agora ate k ponto é verdade...
é logico que se a amputaçao for por necessidade (no caso de otites) pode fazer a vontade, no caso de ser puramente estetica e conhecer um vet que se responsabilize e assine um papel a dizer que a amputaçao é por motivos de saude, pode fazer o corte.
agora o corte do pesunho proibido?????? isso é riduculo, ja que a quinta unha so tras problemas aos caes, e so se faz bem em amputar logo a unha.
qt aos cortes que pertencem ao estalao, antes de disso td ha uma fisionomia original do cao, e penso k essa é k tem que ser respeitada, e se as amputaçoes sao proibidas, n axo logico ir com um cao a uma exposiçao c as amputaçoes feitas depois da lei ter saido, mas kem sou eu pa ter certezas de alguma coisa
é logico que se a amputaçao for por necessidade (no caso de otites) pode fazer a vontade, no caso de ser puramente estetica e conhecer um vet que se responsabilize e assine um papel a dizer que a amputaçao é por motivos de saude, pode fazer o corte.
agora o corte do pesunho proibido?????? isso é riduculo, ja que a quinta unha so tras problemas aos caes, e so se faz bem em amputar logo a unha.
qt aos cortes que pertencem ao estalao, antes de disso td ha uma fisionomia original do cao, e penso k essa é k tem que ser respeitada, e se as amputaçoes sao proibidas, n axo logico ir com um cao a uma exposiçao c as amputaçoes feitas depois da lei ter saido, mas kem sou eu pa ter certezas de alguma coisa