CAÇADORES E CÃES DE CAÇA

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

FallenAngel
Membro
Registado: quinta mar 25, 2004 1:04 pm

sexta mar 11, 2005 3:34 pm

É uma pena que haja pessoas que vejam o mundo a preto e branco, e não percebam que entre estas duas não cores há uma variedade imensa de tonalidades. É tão habitual ver defensores de animais e da natureza apontar o dedo aos caçadores como responsáveis do fim do mundo, será que não páram para pensar que as primeiras pessoas a ficar preocupadas com o desaparecimento das espécies são os próprios caçadores, normalmente são eles os primeiros a perceber que determinadas populações estão a diminuir, é que se sem perdizes, coelhos, galinholas, javalis, veados, entre outros, não há caça, e se coisa que os caçadores gostam de fazer é caçar e como é lógico cada vez têm mais a noção que há que respeitar certas regras para que possam continuar com este desporto sem prejudicar a natureza.
Acham que se deixar de haver caçadores, alguém se vai preocupar com os coelhos selvagens, as perdizes, com os javalis que são considerados uma praga pelos nossos agricultores, acham que são o crescente número de pessoas que vive e quer viver em caixotes que chamam apartamentos nas cidades que gostam muito dos bichinhos e da natureza mas à distância, que se vão aperceber das variações populaciomais dos animais selvagens.
A caça pode ser uma mais valia para regiões mais rurais, pode ser uma fonte de rendimento que permita a manutensão de determinas zonas, que permita a defesa de determinados recursos naturais, é o travão para determinados agricultores que usam meios pouco recomendáveis para protegerem as suas culturas( só um aparte, muita gente não deve saber da nova moda que alguns agricultores inconcientes têm para matar javalis, usam comedouros com bolotas e castanhas armadilhados com explosivos, ou dos sacos com veneno deixados na matas para matar raposas).
A única coisa que a caça precisa neste momento é que este governo tenha coragem para tomar a atitude correta e rever a lei da caça.
Tenham noção que os caçadores nem que seja por necessidade defendem a natureza, mas como neste mundo nem tudo é a preto e branco existe a caça furtiva que é preciso combater.
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

sexta mar 11, 2005 3:41 pm

Eu estou admiradíssima que este tópico esteja a correr tão bem. Quando vi o post inicial, já estava a imaginar no que ia dar.

CinzelP, sou da Ilha Terceira. Porque pergunta, conhece os Açores?

Ladyxzeus, já tivemos uma Epagnieul Breton (se não tiver bem escrito, avisem) emprestada uns dias. Neste caso, todos ganharam - o meu marido ficou com um cão para caçar, a cadela ficou a saber o que era o carinho e o dono, pois esse poupou em ração uns dias (acreditem que não sentiu falta nenhuma da companhia). A desgraçada da cadela já ia no segundo dono, qual deles o pior. Levou uma grande banhoca logo no primeiro dia e mimos que nunca teve em toda a sua vida. Pois, não se descolou mais de mim enquanto lá esteve, se eu dava 2 passos, ela também. Era tão triste :cry:
mcbb
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 12:47 pm
Contacto:

sexta mar 11, 2005 4:00 pm

Já vivi na terceira, durante um 1 ano, se calhar já nos vimos por lá. Vivia na Terra chã.
Na altura caça não me dizia nada, mas que haviam bons coelhos bravos lá para cima haviam.

Quanto aos cães sou adepta de cães de caça se bem que gosto de quase todos os cães, excepto cães muito pequenos com ladrar estridente que afectam o meu sistema nervoso.

Já tive uma Epanheul Breton, que aliás ainda tenho (em casa da minha mãe) com 14 anos grande caçadora mas para ela própria… pardais aos montes, mesmo aqui em Lisboa. O interessante é que os apanhava mas raramente os matava, trazia.
Resumindo o meu gosto por cães de caça vem de muito tempo antes de eu começar a caçar. Agora sim vou tentar reunir ambas as coisas, juntar o útil ao agradável.

Quanto ao tema do tópico e às respostas, concordo que poderiam estar a ser muito mais explosivas, felizmente não é o caso, e assim estou a ter muito mais gosto em navegar por este site. Existem muitas pessoas contra a caça mas … contra aos cães de caça ninguém deve ser contra. São cães super energéticos, atentos, bem dispostos e muito prendados, submissos, bonitos, inteligentes e nunca mais acabava…
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sexta mar 11, 2005 6:41 pm

Então significa que posso treinar um cão e, se o emprestar, ele opbedece a quem estiver emprestado? é isto também que me está a fazer um bocadinho de confusão... :oops:
E também me confunde isto: como é que um não caçador treina um cão para a caça? :oops:

(ay, ay....)
ssequeira
Membro Veterano

sexta mar 11, 2005 8:18 pm

Que eu saiba, a cadela que tivemos emprestada fazia quase tudo sozinha, ou seja, não precisava de muitos comandos do caçador. Basta conhecer os comandos básicos que lhes foram ensinados e o resto é com eles.

A questão do treinar, pode fazê-lo recorrendo a livros e gravações sobre o assunto. Também se travasse amizade com alguém experiente, nada mau. É que mesmo com os livros e o vídeo, o treinador disse que o meu marido estava a cometer alguns erros.

Mcbb, estava na Universidade dos Açores? Fica na Terra Chã. Eu vivo um bocadito longe, chegou a ir ao Porto Martins? É verdade, há muitos coelhos por aqui.
mcbb
Membro Veterano
Contacto:

sexta mar 11, 2005 11:11 pm

Conheço todos os cantos da ilha... maneira de dizer...
Não andava na universidade mas morava lá...

Ao fim da tarde principio da noite viamos os coelhos a passearem nos caminhos, eram uma praga para os agricultores.

Quanto ao empréstimo de cães, normalmente resulta, obviamente que não obedecem como aos donos mas a caça está acima de tudo... às vezes dá disparate, já caçei com um cão "emprestado" calhou foi atrás de nós... resultado tinha o cão sempre a mira, afastava-se muito. Na verdade não sabia bem como lidar com ele, tinha uma caracteristica interessante saltava vedações de 1,5 metros com arame farpado sem tocar no arame!! era arraçado de pointer com Epanheul Breton, um cão lindissimo, super elegante.
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sábado mar 12, 2005 3:54 pm

Obrigado pelas dicas. ;)
Por aqui vai ser difícil de encontrar algum caçador de jeito, nesta terrinha aarma-se todos aos cucos, com folhas na cabeça, vestidos de camuflado e depois nunca apanham nada, abandonam os cães, é uma desgraça... Pode ser que um dia conheça um que realmente seja Caçador. ;)
mcbb
Membro Veterano
Contacto:

sábado mar 12, 2005 7:01 pm

não gosto de camuflados... :roll: e considero a caça muito interessante...
ssequeira
Membro Veterano

sábado mar 12, 2005 8:08 pm

:lol: :lol: :lol:

Aqui a maioria dos caçadores são "low key". Nada de manias, só gosto pela caça. Mas estou a ver perfeitamente qual o género de caçadores de que fala. De vez em quando aparecem uns de fora armados em bons, todos vistosos e com o melhor equipamento no mercado e no fim não pescam nada do assunto. Acontece também na caça submarina. Se admitessem que não percebiam nada logo de entrada, não faziam figuras tão tristes.

Mcbb, já não há tantos coelhos como havia digamos à uma década atrás mas o suficiente para serem caçados sem haver perigo de extinção. A população de coelhos sofreu um pouco com uma praga que apareceu aqui há uns anos e que matou muitos. A maioria dos caçadores respeitam os limites precisamente porque gostam de caçar e não querem que os coelhos desapareçam.
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

segunda mar 14, 2005 8:25 am

ladyxzeus Escreveu: Obrigado pelas dicas. ;)
Por aqui vai ser difícil de encontrar algum caçador de jeito, nesta terrinha aarma-se todos aos cucos, com folhas na cabeça, vestidos de camuflado e depois nunca apanham nada, abandonam os cães, é uma desgraça... Pode ser que um dia conheça um que realmente seja Caçador. ;)
Olá

então Lady, são mais de 300 mil!
Não será muito dificil.
Um abraço
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda mar 14, 2005 12:39 pm

Ao fim da tarde principio da noite viamos os coelhos a passearem nos caminhos, eram uma praga para os agricultores
pois, eu vivi por lá oito anos e nunca me constou que os coelhos fossem uma praga. ao contrário dos ratos. de s.jorge, já não diria tanto. ali a caça era uma constante, por causa de tanto coelho ;)
anjjazul
mcbb
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 14, 2005 1:06 pm

anjjazul Escreveu:

Ao fim da tarde principio da noite viamos os coelhos a passearem nos caminhos, eram uma praga para os agricultores
pois, eu vivi por lá oito anos e nunca me constou que os coelhos fossem uma praga. ao contrário dos ratos. de s.jorge, já não diria tanto. ali a caça era uma constante, por causa de tanto coelho ;)
Bem, para os agricultores que conhecia eram, para o centro de pesquisa agrícola eram... mas parece que tudo mudou, certo? em que anos lá viveu? se calhar também nos conhecemos...
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda mar 14, 2005 1:16 pm

em que anos lá viveu? se calhar também nos conhecemos...
saí de lá há uns 3 anos. depois, é só contar para trás. já nem sei.
tinha algum contacto com os tipos da engenharia agrícola e zootecnica e nunca ouvi falar de coelhos :roll:
anjjazul
joseleal
Registado: quinta mar 10, 2005 12:48 am

segunda mar 14, 2005 1:20 pm

Felismente, caço por desporto.
mcbb
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 14, 2005 2:49 pm

anjjazul Escreveu:
em que anos lá viveu? se calhar também nos conhecemos...
saí de lá há uns 3 anos. depois, é só contar para trás. já nem sei.
tinha algum contacto com os tipos da engenharia agrícola e zootecnica e nunca ouvi falar de coelhos :roll:
Pois então tudo bate certo, eu estive lá em 1986, pelos vistos e após os coelhos tiveram doentes... e lá se foi a praga... melhor assim, pois mais cedo ou mais tarde teria que acontecer...

Outros dois problemas existiam na altura, de mais dificil resolução era a "praga" de pardais que estavam a obrigar os canários a subir para pontos mais altos e a extinguiren-se, e outro o dos escaravelhos de... (japoneses) ou outros, não me lembro bem do nome....

Tem ideia como correram estes problemas?
Responder

Voltar para “Cães”