Como não existe um "sitio" especifico para este tipo de situações, não tenho alternativa senão colocar este pedido de ajuda aqui no fórum dos cães.
Recebi este apelo da Associação AAnifeira:
A AAnifeira é uma Associação que recolhe animais abandonados em Santa Maria da Feira.Olá a todos,
Cá venho eu novamente com um pedido de socorro para uma associação de protecção a animais abandonados.
Na verdade desta vez é a AANIFEIRA, associação com a qual colaboro muito de perto e que alberga quase 600 animais abandonados, que está em sérias dificuldades.
A AANIFEIRA alberga animais que aparecem abandonados, feridos ou maltratados em Santa Maria da Feira, além de todos os animais que são apanhados pelo canil desta cidade e que não são adoptados antes de expirar o prazo de abate. Além destes, também acode a animais de muitos outros pontos do país e que não encontram abrigo em mais parte nenhuma, nomeadamente do Porto, Matosinhos, Gaia, etc.
Com muita dificuldade e à custa de elevados sacrifícios pessoais, os colaboradores desta associação lutam para oferecer a todos estes animais, a maior parte deles muito carentes e traumatizados, o mínimo de qualidade de vida. A D. Constança e o Vítor Barros, principais motores desta associação, organizam campanhas de adopção e recolha de donativos para alimentação, esterilização e tratamento de animais, e assim ia-se conseguindo manter a associação e os seus residentes, com mais ou menos dificuldades.
No entanto, nos últimos tempos o trabalho da associação tem sido mais divulgado, e em vez de isso resultar em mais apoios (que também vão chegando, mas em quantidade manifestamente insuficiente), tem resultado num brutal aumento dos animais entregues nas instalações do abrigo da associação, muitas vezes atirados para dentro das mesmas por pessoas que vêm as placas a dizer “lotado” no portão da associação.
Assim, os animais não param de entrar, sendo o fluxo dos animais que entram neste momento muito maior do que os que saem para adopção.
A realidade é que a associação está com sérias dificuldades em conseguir alimentar conveniente e suficientemente todos os animais que tem a seu cargo
Por outro lado, as instalações do abrigo já não oferecem as condições mínimas de espaço e salubridade a tantos animais. A AANIFEIRA dispõe de espaço no seu terreno, material e até mesmo de uma planta, para proceder ao aumento e melhoramento das instalações, mas não dispõe de mão de obra e máquinas para levar a cabo esta obra.
Por isso venho pedir a todos que contribuam com o que puderem para ajudarmos esta associação a retomar o seu papel de refúgio seguro para animais em perigo e permiti-la continuar a ajudar tantas centenas de animais que encontram na associação um segunda oportunidade de vida.
Qualquer contributo será bem vindo, mas o mais urgente é COMIDA (ração, trinca de arroz, massa), CONTRIBUIÇÕES FINANCEIRAS para esterilização de fêmeas e tratamentos de animais feridos e doentes e MÃO DE OBRA e máquinas para podermos começar com as obras.
Mas também se agradece muito qualquer outro tipo de ajuda, nomeadamente em voluntariado para cuidar dos animais, camas, mantas, trelas, desparasitantes internos e externos, algodão, álcool, material de construção civil, enfim, tudo o que nos possa ajudar a tratar dos animais residentes no abrigo.
Por fim, gostaria de convidar quem quiser a visitar as instalações da AANIFEIRA, para conhecer in loco as principais dificuldades por que a associação está a passar neste momento e ver os pares de olhinhos carentes que de imediato vêm procurar as mãos de quem os visita, para um carinho, uma palavra amiga, ou quem sabe até para ganhar um novo lar!
Para mais informações por favor contactem o Vítor: 914870684, [email protected]
NIB da Associação: 003300000006823193505.
Obrigada
Maria Pinto Teixeira
Como podem ver pelo texto supra citado, está a passar por imensas dificuldades, por isso toda a ajuda, por mais simbólica que seja, é bem-vinda.
Peço a todos que possam ajudar de alguma forma que o façam, pois como já disse a ajuda é urgente.
Grata pela atenção,
Maria José