Andar sem trela

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça out 29, 2002 11:06 am

Olá

Este tópico não tem qualquer sentido provocatório. Digo isto a abrir, porque num outro tema presente nesta página sobre certificados de sociabilização do CMNogueira este assunto foi à margem evocado e eu concordo totalmente com tudo o que foi dito. No entanto, fiquei com algumas dúvidas e é no sentido de as esclarecer que este tema é retomado, partindo-se do princípio de que o assunto pode ser interessante para o fórum.

Bom, eu já me tinha confessado antes. Os meus cães andam (quase) sempre sem trela. Isso deve-se fundamentalmente à enorme facilidade de acesso a uma praia localizada muito perto de casa. Trata-se de facto de uma situação muito particular em que todos aqueles inconvenientes por todos conhecidos (derivados aos cães andarem soltos) não se verificam. Aliás, se não fossem estas condições eu nunca aceitaria ter um cão em casa, muito menos um galgo e, muito menos ainda, três galgos.

Noutras situações diferentes desta uso as trelas, claro. E não é complicado. Os meus cães aceitam a trela perfeitamente, embora estejam mais habituados a andar soltos. Mesmo quando fazem alguma força, o que é raro, como são pesos leves (14kg), também isso não é problemático.
Aqui coloca-se uma primeira questão. Quem tem dois ou mais cães, principalmente de grande porte, como é que resolvem o problema das (várias) idas à rua? Vão todos ao mesmo tempo? Vai mais do que uma pessoa? E como é que lhes proporcionam a liberdade de que naturalmente necessitam? Andam sempre presos?

O maior inconveniente de trazer os cães soltos (no meu caso particular) consiste em comerem tudo o que é porcaria que encontram no trajecto e na própria praia, como já referi noutro tópico. De resto, só tenho encontrado vantagens.
Os cães assim soltos ligam-se a mim como se fosse através de uma trela invisível. É impensável eles fugirem, por exemplo. Por outro lado, atendem mais facilmente ao chamamento e às vozes de comando. Os cães assim ficam mais “responsáveis”. Diria que aqui se aplica o princípio “mais liberdade, mais responsabilidade”. Claro que não se trata propriamente de responsabilidade, mas antes de uma maior dependência em relação ao dono, exactamente por se sentirem menos protegidos. A trela dá-lhes efectivamente uma maior segurança, mas retira-lhes a possibilidade de actuarem “sem rede”.
E há outro factor que considero mais importante ainda, que é a sociabilização muito mais facilitada em relação não só às pessoas (estranhos) como também a outros cães (estranhos também). A sociabilização foi sendo feita por eles próprios, naturalmente e sem quaisquer atritos (em relação a eles e aos estranhos).
Os cães que por norma andam com trela contactam com outros? Cumprimentam-se? São sociáveis naturalmente? Essa sociabilização é conseguida através de treino ou educação? Ou não existe mesmo sociabilização? Como é o comportamento deles quando se juntam com outros cães? Ou não se juntam?

Eu já disse isto vezes sem conta: os meus cães são naturalmente dóceis e consideravelmente obedientes (não o são mais por minha culpa), e estes dois factores conjugados facilitaram decisivamente as situações que atrás venho referindo que, julgo, se afastam bastante do padrão normal, passe o pleonasmo.
Por isso, com este tópico não pretendo defender que os cães andem sem trela. Muito pelo contrário. Na esmagadora maioria das situações andar com os cães sem trela é perigoso para eles, pode ser grave para as pessoas, pode ser incómodo para estranhos. E, para além do mais, é ilegal.
O que estou a tentar colocar neste tópico, digamos de forma académica, é o reverso da medalha, que permite levantar determinadas questões levadas ao absurdo.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
angel
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça out 29, 2002 11:29 am

Os meus cães normalmente andam de trela, excepto, quando vou para um espaço onde possam estar soltos sem interferir com nada e com ninguem. Embora, quando á noite nos juntamos na rua com os outros cães daqui, o mais velho o solte, sem problemas. Quando o chamo vem sempre. O mais novo, é mais complicado, porque tem uma pancada por gatos e decide andar a correr atrás deles, e, já me vi em situações aflitivas para o trazer de volta. Simplesmente fica doido com os gatos ou pássaros. Quando estão de trela e os outros soltos aí se mostram mais inquietos, como se sentissem em desvantagem. Felizmente, no aspecto de comerem coisas do chão, os meus não comem. Considero o contacto mais "sociável" entre eles quando estão soltos, aí estão em pé de igualdade. Procuro que os meus contactem o mais possível quer com outros cães quer com pessoas. Os treinos tambem ajudam imenso na sociabilização.
Claro que seria muito bom que eles tivessem sempre um espaço onde pudessem andar soltos sem correr algum perigo, ex: carros, etc.
Por isso os meus andam mais tempo de trela.
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

terça out 29, 2002 11:37 am

Os meus andam sempre com trela e são os dois de grande porte.
Só os solto em sítios em que não haja problemas,como moro perto de Monsanto todos os dias vão correr para a "selva".
Quando ando na via pública é sempre com trela e o convivio com eventuais cães que passam é feito assim.
Era muito mais salutar para eles andarem soltos para conviverem á vontade,mas o preço a pagar pode ser muito elevado e eu não arrisco.
Sei de um caso de um Pastor Alemão treinado na GNR que era uma grande "máquina" e o dono passeava-o sempre sem trela pois tinha grande controlo sobre ele.Até que um dia passeavam numa rua e o cão vê a dona do outro lado e atravessa a estrada a correr.....
Não morreu por um triz,mas foi operado a tudo o que era sítio,ferros por todo o lado.O dono passou a carregá-lo ao colo para ele fazer as necessidades,dava dó ver aquele bichinho.Conseguio recuperar apenas com um ligeiro coxear numa pata.
Tudo isto porque não estava de trela......
Não arrisquem.
dicas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

terça out 29, 2002 11:38 am

Nel

Um cão que ande sem trela, por um passeio e por mais obediente que seja, está literalmente a UM PASSO de ser atropelado.

Infelizmente já vi isso vezes de mais.

Digo-lhe mais, que um cão que ande sozinho pela rua está em menos perigo que um outro que vá com o dono, por que este está com a atenção focada no humano.

Cães meus, na cidade, sempre com trela.

Quanto ao comer porcarias, como o faro deles é muito superior à minha visão, principalmente de noite, a trela nunca me valeu de muito, excepto para o pendurar e obrigar a largar a porcaria (normalmente ossos) que estavam prontos a ser engulidos...
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

terça out 29, 2002 12:47 pm

Eu que o diga, não ganhei para o susto
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

terça out 29, 2002 2:01 pm

Viva,
Aqui coloca-se uma primeira questão. Quem tem dois ou mais cães, principalmente de grande porte, como é que resolvem o problema das (várias) idas à rua? Vão todos ao mesmo tempo? Vai mais do que uma pessoa? E como é que lhes proporcionam a liberdade de que naturalmente necessitam? Andam sempre presos?

Maioritáriamente das vezes, quando passeados em zonas bastante movimentadas, opto por levar apenas um. É mais comodo e seguro. Digo seguro, porque o comportamento em grupo será mais dificil de controlar em caso de conflito com outros cães. Se tivesse a certeza que os restantes andavam pela trela, não teria problema em levá-los a todos. Contudo, existem inúmeras vezes que levo mais que um cão de cada vez. Sempre pela trela.

Em espaços publicos, mais amplos praias, etc. conforme o ambiente, coloco-lhes uma trela leve , com cerca de 10 metros de comprimento. Podem correr, saltar mas em caso de necessidade estão controlados.

Quanto á liberdade que necessitam, para mim não é problema. Vivo num local que dispõe de um grande espaço (ver foto). Diariamente, tem garantidas cerca de duas horas de liberdade total. Juntamente a esta situação tem um quintal amplo, onde se encontram todos soltos.

Pessoalmente, nunca teria um cão se não lhe pudesse dar tal liberdade.

Imagem
O maior inconveniente de trazer os cães soltos (no meu caso particular) consiste em comerem tudo o que é porcaria que encontram no trajecto e na própria praia, como já referi noutro tópico. De resto, só tenho encontrado vantagens.
Em relação a este aspecto, percebo-o perfeitamente. Contudo, é uma questão de educação. Na minha presença, os meus cães não comem nada. Caso se afastem muito, é evidente que corro esse risco.
Os cães que por norma andam com trela contactam com outros? Cumprimentam-se? São sociáveis naturalmente? Essa sociabilização é conseguida através de treino ou educação? Ou não existe mesmo sociabilização? Como é o comportamento deles quando se juntam com outros cães? Ou não se juntam?
Sem dúvida uma questão pertinente. Como proprietario de Rottweiler’s tenho esse problema. Nem sempre é fácil a comunicação. Os donos de outras raças, receiam na maior parte das vezes, a aproximação.

Para controlar este problema e juntar o util ao agradável, frequento uma escola de adestramento. Aqui de forma controlada, pode-se efectuar uma boa sociabilização entre os cães.
Na esmagadora maioria das situações andar com os cães sem trela é perigoso para eles, pode ser grave para as pessoas, pode ser incómodo para estranhos. E, para além do mais, é ilegal.
Em relação a este comentário. Palavras para quê?

Conforme o Nel já referiu num post anterior, muitas vezes é tudo uma questão de civismo.

Hoje à hora de almoço estive na Faculdade de Medicina Veterinária. Na sala de espera, está um aviso para os animais estarem todos presos e junto dos seus donos. Havia um nessas condições, todos os outros estavam soltos. :evil:
Responder

Voltar para “Cães”