A AAnifeira precisa de ajuda!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

terça mar 15, 2005 4:02 pm

Olá a todos!

Como não existe um "sitio" especifico para este tipo de situações, não tenho alternativa senão colocar este pedido de ajuda aqui no fórum dos cães.

Recebi este apelo da Associação AAnifeira:
Olá a todos,

Cá venho eu novamente com um pedido de socorro para uma associação de protecção a animais abandonados.

Na verdade desta vez é a AANIFEIRA, associação com a qual colaboro muito de perto e que alberga quase 600 animais abandonados, que está em sérias dificuldades.

A AANIFEIRA alberga animais que aparecem abandonados, feridos ou maltratados em Santa Maria da Feira, além de todos os animais que são apanhados pelo canil desta cidade e que não são adoptados antes de expirar o prazo de abate. Além destes, também acode a animais de muitos outros pontos do país e que não encontram abrigo em mais parte nenhuma, nomeadamente do Porto, Matosinhos, Gaia, etc.

Com muita dificuldade e à custa de elevados sacrifícios pessoais, os colaboradores desta associação lutam para oferecer a todos estes animais, a maior parte deles muito carentes e traumatizados, o mínimo de qualidade de vida. A D. Constança e o Vítor Barros, principais motores desta associação, organizam campanhas de adopção e recolha de donativos para alimentação, esterilização e tratamento de animais, e assim ia-se conseguindo manter a associação e os seus residentes, com mais ou menos dificuldades.

No entanto, nos últimos tempos o trabalho da associação tem sido mais divulgado, e em vez de isso resultar em mais apoios (que também vão chegando, mas em quantidade manifestamente insuficiente), tem resultado num brutal aumento dos animais entregues nas instalações do abrigo da associação, muitas vezes atirados para dentro das mesmas por pessoas que vêm as placas a dizer “lotado” no portão da associação.

Assim, os animais não param de entrar, sendo o fluxo dos animais que entram neste momento muito maior do que os que saem para adopção.

A realidade é que a associação está com sérias dificuldades em conseguir alimentar conveniente e suficientemente todos os animais que tem a seu cargo

Por outro lado, as instalações do abrigo já não oferecem as condições mínimas de espaço e salubridade a tantos animais. A AANIFEIRA dispõe de espaço no seu terreno, material e até mesmo de uma planta, para proceder ao aumento e melhoramento das instalações, mas não dispõe de mão de obra e máquinas para levar a cabo esta obra.

Por isso venho pedir a todos que contribuam com o que puderem para ajudarmos esta associação a retomar o seu papel de refúgio seguro para animais em perigo e permiti-la continuar a ajudar tantas centenas de animais que encontram na associação um segunda oportunidade de vida.

Qualquer contributo será bem vindo, mas o mais urgente é COMIDA (ração, trinca de arroz, massa), CONTRIBUIÇÕES FINANCEIRAS para esterilização de fêmeas e tratamentos de animais feridos e doentes e MÃO DE OBRA e máquinas para podermos começar com as obras.

Mas também se agradece muito qualquer outro tipo de ajuda, nomeadamente em voluntariado para cuidar dos animais, camas, mantas, trelas, desparasitantes internos e externos, algodão, álcool, material de construção civil, enfim, tudo o que nos possa ajudar a tratar dos animais residentes no abrigo.

Por fim, gostaria de convidar quem quiser a visitar as instalações da AANIFEIRA, para conhecer in loco as principais dificuldades por que a associação está a passar neste momento e ver os pares de olhinhos carentes que de imediato vêm procurar as mãos de quem os visita, para um carinho, uma palavra amiga, ou quem sabe até para ganhar um novo lar!

Para mais informações por favor contactem o Vítor: 914870684, [email protected]

NIB da Associação: 003300000006823193505.

Obrigada

Maria Pinto Teixeira
A AAnifeira é uma Associação que recolhe animais abandonados em Santa Maria da Feira.
Como podem ver pelo texto supra citado, está a passar por imensas dificuldades, por isso toda a ajuda, por mais simbólica que seja, é bem-vinda.

Peço a todos que possam ajudar de alguma forma que o façam, pois como já disse a ajuda é urgente.

Grata pela atenção,
Maria José
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
BiaPinho
Membro
Registado: quinta fev 24, 2005 10:42 am

terça mar 15, 2005 8:07 pm

Já tinha conhecimento dessa situação e a minha familia contribuiu imenso com comida, dinheiro e cobertores para os cães que a AAnifeira acolhe.
Além disso, uma das minhas irmãs fez trabalho voluntário durante 3 meses para ajudar a D. Constança (deve ser a senhora citada) a tratar dos animais que tanto necessitam de ajuda.

Ler o que está escrito não é nada comparativamente ao que se vê realmente, e na época, eram apenas 400 cães. Ver apenas 1 pessoa a tratar deles é desesperante pois toda a mão de obra é paga e além disso, muitas vezes, é com o próprio ordenado da senhora.
Muitos animais lá acolhidos estão velhinhos, cegos, surdos, paralisados...as pessoas atiram-nos para dentro do espaço que tem uns muros altissimos, caindo de modo a ficaram com lesões na medula e outras vezes, atiram-nos com trelas e eles morrem asfixiados com a corda ao pescoço...
É dramática a situação e é lamentavel a pouca ajuda que recebem de apoio da Camara Municipal de Sta Maria da Feira.
É importante referir que aquelas instalações (que não têm mtas condições) já pouco ou nenhum espaço para a quantidade de animais que aparecem lá por semana e aos quais não lhes é negada comida e acolhimento.

Espero que deste modo consigam obter ajuda... e felicito quem tomou a iniciativa de fazer o apelo.
Rainbow
Membro Veterano

quarta mar 16, 2005 12:04 am

BiaPinho Escreveu: Já tinha conhecimento dessa situação e a minha familia contribuiu imenso com comida, dinheiro e cobertores para os cães que a AAnifeira acolhe.
Além disso, uma das minhas irmãs fez trabalho voluntário durante 3 meses para ajudar a D. Constança (deve ser a senhora citada) a tratar dos animais que tanto necessitam de ajuda.

Ler o que está escrito não é nada comparativamente ao que se vê realmente, e na época, eram apenas 400 cães. Ver apenas 1 pessoa a tratar deles é desesperante pois toda a mão de obra é paga e além disso, muitas vezes, é com o próprio ordenado da senhora.
Muitos animais lá acolhidos estão velhinhos, cegos, surdos, paralisados...as pessoas atiram-nos para dentro do espaço que tem uns muros altissimos, caindo de modo a ficaram com lesões na medula e outras vezes, atiram-nos com trelas e eles morrem asfixiados com a corda ao pescoço...
É dramática a situação e é lamentavel a pouca ajuda que recebem de apoio da Camara Municipal de Sta Maria da Feira.
É importante referir que aquelas instalações (que não têm mtas condições) já pouco ou nenhum espaço para a quantidade de animais que aparecem lá por semana e aos quais não lhes é negada comida e acolhimento.

Espero que deste modo consigam obter ajuda... e felicito quem tomou a iniciativa de fazer o apelo.
Infelizmente esta é a realidade da AAnifeira...
Por isso precisam tanto de ajuda...

Como já tive oportunidade de referir, toda a ajuda que vier é muitíssimo bem-vinda...
E às vezes um pequeno gesto não custa assim tanto. ;)
Rainbow
Membro Veterano

quarta mar 16, 2005 6:03 pm

Hoje foi dada uma entrevista pela D.Constança à Rádio Renascença e à RFM. Amanhã irá lá uma equipa da RTP, e será feita uma pequena reportagem sobre a AAnifeira.

Nessas entrevista foi reforçado o pedido de ração para a AAnifeira, porque a dívida já é enorme, e a ração está mesmo a faltar aos canitos.

A D.Constança referiu na entrevista que ontem quando abriu um saco os canitos cercaram o saco desesperados por uma "bolinha" de ração. :cry:

Como podem ver, a situação é desesperante.

Volto a frisar, qualquer ajuda , por mais simbólica que seja, é fundamental.

Por favor, vamos dar-lhes uma ajudinha...

Obrigada,
Maria José
BiaPinho
Membro

quarta mar 16, 2005 6:07 pm

É de louvar a dedicação da senhora aos animais... sempre que lá ia buscar a minha irmã mais nova que a ajudou durante os 3 meses de férias de Verão, ficava doente com aquilo que via...

É pena que em 128 consultas a minha resposta tenha sido a única....

Este fim de semana vou lá, vou levar ração para os meninos...esta noite fiquei mto incomodada, pois voltei a lembrar-me do que vi há +/- 1 ano atrás....
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

quarta mar 16, 2005 6:19 pm

Desculpem a frieza, mas acho que todas as associações que vão amontoando cães para além das suas capacidades, ao invés de ajudarem ainda pioram a situação.

Depois andam aflitos a pedir ajuda porque a situação se torna insustentável :?

Se têm lá dezenas de cães paralisados, doentes, etc, que nunca vão ter hipótese de serem adoptados porque não os eutanasiam? Sempre ficavam com mais espaço e condições para os outros...

Deve-se ajudar sim, mas nunca se deve ultrapassar o limite das nossas possibilidades pois se os outros não nos acudirem, em que pé ficamos nós?

...agora caiam-me em cima os defensores dos desgraçadinhos, estropiados e paralíticos... :o :o :o
Rainbow
Membro Veterano

quarta mar 16, 2005 6:32 pm

Sfigueira, basicamente concordo consigo, mas agora o importante é ajudar os que lá estão.

A AAnifeira todas os meses recolhe os cães do canil da Feira que vão ser abatidos, e de facto tem lá imensos cães...( Fora aqueles que são atirados para lá por cima dos muros, etc, etc...)

Mas de momento o mais importante (eu diria mesmo vital) é mesmo arranjar comida, e não discutir o que deveria ou não ser feito.

Que puder ajudar, óptimo, quem não puder ou quiser está no seu direito.
Última edição por Rainbow em quarta mar 16, 2005 6:34 pm, editado 1 vez no total.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta mar 16, 2005 6:33 pm

sfigueira Escreveu: Desculpem a frieza, mas acho que todas as associações que vão amontoando cães para além das suas capacidades, ao invés de ajudarem ainda pioram a situação.

Se têm lá dezenas de cães paralisados, doentes, etc, que nunca vão ter hipótese de serem adoptados porque não os eutanasiam? Sempre ficavam com mais espaço e condições para os outros...

Deve-se ajudar sim, mas nunca se deve ultrapassar o limite das nossas possibilidades pois se os outros não nos acudirem, em que pé ficamos nós?

...agora caiam-me em cima os defensores dos desgraçadinhos, estropiados e paralíticos... :o :o :o

A essa opinião não se chama fireza, chama-se ser realista. Já por "n" vezes essa questão foi aqui debatida, para mim a eutanásia é a unica viavel em certas situações.

E pronto, preparar as costas que lá vem cacetada
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Rainbow
Membro Veterano

quarta mar 16, 2005 6:42 pm

kitten Escreveu:
sfigueira Escreveu: Desculpem a frieza, mas acho que todas as associações que vão amontoando cães para além das suas capacidades, ao invés de ajudarem ainda pioram a situação.

A essa opinião não se chama fireza, chama-se ser realista. Já por "n" vezes essa questão foi aqui debatida, para mim a eutanásia é a unica viavel em certas situações.

E pronto, preparar as costas que lá vem cacetada
Se colocasse esta opinião no seu fórum(onde também tem um tópico sobre o mesmo assunto) lá sim caiam-lhe os fanáticos extremistas todos em cima.

Mas lá não se pode dizer o que apetece , não é? :roll:
Amiguinhos
Membro Veterano
Registado: segunda ago 16, 2004 10:12 am
Localização: Rottweiler/Pug\'s/Sharpei/Petauros/Papagaio/Coelho Anão/Tartaruga/
Contacto:

quarta mar 16, 2005 7:16 pm

Rainbow Escreveu: Hoje foi dada uma entrevista pela D.Constança à Rádio Renascença e à RFM. Amanhã irá lá uma equipa da RTP, e será feita uma pequena reportagem sobre a AAnifeira.

Nessas entrevista foi reforçado o pedido de ração para a AAnifeira, porque a dívida já é enorme, e a ração está mesmo a faltar aos canitos.

A D.Constança referiu na entrevista que ontem quando abriu um saco os canitos cercaram o saco desesperados por uma "bolinha" de ração. :cry:

Obrigada,
Maria José

Eu já fiz o que o meu coração mandou, ofereci 100 kl de ração o qual já vieram buscar
BiaPinho
Membro

quarta mar 16, 2005 7:27 pm

Não vou "cair" em cima de ninguém vou dizer apenas que nos devemos focar no que é importante: angariar comida para os animais.
O facto de existirem cães muito doentes é triste, mas a D. Constança trata deles como se fossem filhos, ela vive para aqueles animais.
Acho que é impossível descrever como ela se dedica aos animais e, principalmente, os paraliticos (na epoca eram 2) ela tinha-os em casa, para poder tratar deles 24h/dia.

Voltando:
A maioria das pessoas que ajudam, comovem-se ao ver a situação, mas ao fim de algum tempo afastam-se pois a realidade é péssima... ao fim de muito tempo a ajudar, afastei-me porque estava a ficar muito perturbada com a situação.

Quando li o tópico isto mexeu comigo de novo e, pronto, não me sinto bem se não voltar a ajudar.
É bom ir lembrando as pessoas que os animais precisam de ser alimentados todos os dias (tal como me foi lembrado) e que ajudar apenas uma vez não chega, mas, se cada um ajudar sempre que se lembrar, já é óptimo...

Amiguinhos.... ainda bem, fico mesmo muito feliz!
É desse tipo de respostas que este tópico (leia-se animais) precisa.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta mar 16, 2005 8:16 pm

Se colocasse esta opinião no seu fórum(onde também tem um tópico sobre o mesmo assunto) lá sim caiam-lhe os fanáticos extremistas todos em cima.

Mas lá não se pode dizer o que apetece , não é?
Está enganada, aliás nunca esteve tão enganada na sua vida. Eu digo o que entendo que devo dizer, quando acho que devo dizer. Quem não gosta, paciência, seja neste seja em que forum for.

Ah! e outra coisa, não é o "meu" forum é o forum de todos quantos lá participam e querem participar.

E outra coisa eu participo aqui e em todos os outros foruns em que estou inscrita, e creia que são bastantes, sempre com o mesmo nick.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Rainbow
Membro Veterano

quarta mar 16, 2005 11:39 pm

kitten Escreveu:

Mas lá não se pode dizer o que apetece , não é?
Está enganada, aliás nunca esteve tão enganada na sua vida. Eu digo o que entendo que devo dizer, quando acho que devo dizer. Quem não gosta, paciência, seja neste seja em que forum for.

Ah! e outra coisa, não é o "meu" forum é o forum de todos quantos lá participam e querem participar.

E outra coisa eu participo aqui e em todos os outros foruns em que estou inscrita, e creia que são bastantes, sempre com o mesmo nick.
Acredite que não estou enganada, mas agora isso também não interessa nada. ;)

E eu lá participava com outro nick, Regenbogen(que aliás quer dizer o mesmo que Rainbow, mas em Alemão), mas nunca escondi que sou a Rainbow da Arca, aliás, usava lá o mesmo avatar, e sempre assinei com o meu nome, Maria José.

Digo usava, porque não participo lá mais por iniciativa própria.

Agora concentremo-nos no que é importante :

A AAnifeira precisa de ajuda!!!

Obrigada a todos que querem ajudar e o estão a fazer de alguma forma,
Maria José
Rainbow
Membro Veterano

quarta mar 16, 2005 11:44 pm

Amiguinhos Escreveu:
Rainbow Escreveu: Hoje foi dada uma entrevista pela D.Constança à Rádio Renascença e à RFM. Amanhã irá lá uma equipa da RTP, e será feita uma pequena reportagem sobre a AAnifeira.

Obrigada,
Maria José

Eu já fiz o que o meu coração mandou, ofereci 100 kl de ração o qual já vieram buscar
Amiguinhos, acho que na altura tive oportunidade de o fazer no outro fórum ,mas se não o fiz fica aqui:

Muito obrigada do fundo do coração pela ajuda!!!

É de muitas ajudas como estas que a AAnifeira precisa, e a generosidade do Amiguinhos foi fundamental.

Obrigada uma vez mais,
Maria José
Gatujoba
Membro Veterano
Registado: sábado mai 08, 2004 1:54 pm

quinta mar 17, 2005 12:44 am

Cada vez há mais cães abandonados e as associações estão sem dinheiro. Parece que é altura de parar e pensar. Sou contra qualquer morte desnecessária mas parece que não está a haver resposta para todos os cães. Terá de haver, mesmo, uma política de seleção justa e correcta ( se o pode haver na decisão da vida ou da morte) . Senão daqui a pouco estamos todos tesos, os animais com fome e doentes e sem condições mínimas de vida. Não estou a criticar ninguém. Mas por vezes, são estas situações graves que fazem as pessoas pensar mais e tomar decisões que podem melhorar a situação. Continuar a dar dinheiro e manter a situação parece não estar a resultar. Tá claro que temos de ir ajudando o dia a dia mas nem sempre dá.
Eu não trabalho em nenhuma associação, apenas ajudo quando posso, por isso aceito que digam que não posso falar. Mas sentimos impotência perante a situação. É que às vezes damos o que tiramos doutro lado e a situação está a piorar. A TV vai ajudar a divulgar. Mas se mantiverem todos os cães idosos e muito doentes como vamos melhorar as condições dos outros para estarem bem para uma possível adopção? É que se fosse só uma associação aprecisar canalizavamos os nossos esforços nesse sentido. Mas estão tantas...
Este problema está a necessitar de um estudo , de investigação de soluções por pessoas da área e técnicos. Tem de começar a haver medidas de prevenção, educação e de sensibilização. Agora como? Seria um estudo interessante e proveitoso para um grupo de trabalho.
Responder

Voltar para “Cães”