Boa tarde,
peço desculpa por ser chata, mas li um tópico no forum dos cães, onde mais uma vez são feitas alusões à minha pessoa, relativamente às doações, as quais são chamadas de vendas.
Para quem não viu o tópico a que me refiro:
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=23765
Gostaria de deixar aqui bem claro, que as doações que faço têm vários motivos:
- Exemplar q n vendi, por achar menos «bonito».
- Exemplar q escolhi para mim, mas no seu desenvolvimento surgiram alterações (de beleza), que n me agradaram.
- Cliente que tem um exemplar meu, e q n pode mais ficar c ele.
- Cliente que tem exemplares de outros colegas, ou de outras raças, e me pede ajuda, mas o cão nem sequer vem para minha casa, sou só intermediária.
- Cliente q n tem exemplar meu, mas q n o pode ter mais em casa, e acaba por vir para aqui, enquanto lhe tento arranjar dono, chegando a demorar meses.
- Cadela que não é boa mãe, e como tenho um número limite de cães, tenho que substituir por outro.
- Cão que é encontrado na rua, e «despejado» aqui em casa, como o caso de um Malamute este Inverno, etc.
- Cadela minha excepcional, rainha dos CAC's, que cruzei com cão CH Portugal e Espanha, paguei 1000€ pela cruza, nascem 11, e só registei 4 porque eram «feios» de mais

dei 7.
- Etc
Nota: Óbviamente que estas situações se repetem continuamente. Pois, além de fazer algumas ninhadas por ano, o número de pessoas que recorrem a mim para ajuda, na doação dos seus cães, é absolutamente incrivel, e com tendência a aumentar. Já perdi a conta ao número de cães que recoloquei, por um motivo ou por outro. Daí que, há um ano dei cães, há 3 anos dei cães, e provavelmente daqui a 10 anos ou 20 anos continuarei a dar cães.
Ou seja, as variantes são imensas. Em alguns destes casos, faço uma permuta que passo a citar:
- Pagamento das vacinas dadas até à data
- Pagamento do chip (caso o tenha)
- Que fiquem meus clientes de ração (uma vez que vendo várias marcas), durante um determinado período, que varia de 3 a 5 anos
No entanto, todas as situações de doação, têm variáveis, que só eu e os ex donos (quando é o caso) têm conhecimento do motivo. Por norma, salvo rarissimas excepções, aos cães que não são de minha criação, não se aplicam as condições de permuta. Essas excepções, são préviamente determinadas entre mim e os ex-donos . Inclusivamente, caso o futuro dono tenha outros cães, fica claro desde o inicio que a situação da ração não envolve esses cães, isso será opção do próprio.
Os motivos que me levam a fazer esta permuta, prende-se com o € gasto por mim nesse exemplar, com o acompanhamento que na maioria dos casos faço, etc, os motivos são diversos. Mas cada caso é um caso, e como tal as regras alteram-se. Não é feito nenhum contrato escrito, para mim basta a palavra.
É óbvio que nem sempre as coisas correm bem, quer do meu lado quer do outro. Dou-vos alguns exemplos, que me levaram a iniciar esta permuta:
- Doei uma cadela Lab preta a uma senhora de 50 anos, para Lisboa. A senhora faleceu, as filhas não gostavam da cadela e prenderam-na com uma corda na escada de serviço. Se eu não fosse entregar a ração (por opção da própria devido à idade), nunca teria dado por essa situação, trouxe a cadela de volta, claro.
- Doei um macho c 7 meses para Alhandra. Quando fui entregar a ração (por opção do próprio) o cão não estava em casa, pedi para o ver, e encontrei-o com uma corrente a guardar a horta dos pais da pessoa. Claro q veio para minha casa.
Exemplos destes, infelizmente posso descrever imensos. Foram más avaliações da minha parte

todos erramos.
Depois, temos os casos em que não existe permuta, a não ser o pagamento das vacinas e chip, e as pessoas por opção, acabam por usar todos os meus serviços.
Ah!! E depois temos os engraçadinhos, que «me conquistam», a quem eu dou o cachorro, e que de seguida deixam de cumprir o contrato acordado, inventando as mais disparatadas desculpes, ou não. A esses desejo as maiores felicidades, as atitudes ficam para quem as comete.
Quem quer um cão de raça, sem pagar o preço que o criador acha justo, ou aceita, ou não aceita as condições, é muito simples e ninguém aponta uma pistola.
Porque caso contrário, existem tantos cães nos canis que precisam de dono, porque não vão lá?
Mais uma vez peço desculpa pelo longo post, mas somos todos crescidinhos, eu nunca disse que era rica, nem boazinha. Só não coloco esta minha resposta no forum dos cães, porque infelizmente a Arca tem muita gente boa, mas também tem muita gente de nível muito baixo, que não me conhecendo de lado nenhum, cospe palavras com demasiada facilidade. As motivações pessoais, a cada um diz respeito.
Nota:Gostaria de deixar uma ressalva, do mesmo modo que esta Lab de 4 meses foi para os Bombeiros de Constância, e outra há mais tempo foi para os Bombeiros de Ourém, estou disponível para ser contactada por instituições que necessitem deste tipo de cães.
Não gostaria que, entendessem este meu post como uma justificação, mas sim uma explicação, para que melhor entendam os motivos das doações. E acima de tudo, em relação aos cães que me passam pelas mãos, meus ou não, a última decisão é sempre minha, agrade ou não agrade.
Tenho colaborado no forum dos Labs, porque é uma das minhas raças, e porque as pessoas que o frequentam têm sido impecáveis, e tem-me dado imenso prazer, aprender o que não sei, e ajudar quem sabe menos que eu.
No dia em que deixar de ter prazer em andar por aqui, «porta da rua é serventia da casa», lá diz o povo e com razão.
Bom fim de semana a todos,