Dentes sãos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Gatujoba
Membro Veterano
Registado: sábado mai 08, 2004 1:54 pm

terça mar 15, 2005 9:54 pm

Gostaria de saber o que se deve fazer para prevenir as cáries (e tártaro) ou problemas dos dentes dos cães. Confesso que ainda não falei nisto com a minha vet devido a ainda serem "novitos" e ter sempre montes de asuntos para perguntar. Não sou apologista de muitas mariquices nos cães, em dar ossinhos pedigree ou em lavar os dentes como nas pessoas. Mas quero prevenir e, também, para, depois não terem mau hálito. Ao setter gordon que tive nunca fiz nada e morreu com os dentes bons e limpos e comia comida caseira de peru com arroz (que era o que se usava mais na altura). Já experimentei cozer osso de perna de porco para eles irem roendo (mesmo só osso e grande) mas eles têm uns dentes danados e roeram mesmo. E foi bocados de osso pela casa toda, nas camas, nos sofás. Nunca mais! Estou a começar a pensar neste assunto e gostaria de contar com a vosso experiência/conhecimento.
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

terça mar 15, 2005 10:18 pm

Ossos grandes de vaca, bem limpos.
Pode lavar os dentes com uma pasta especial.
Pode fazer aquela coisa a "destartarização".
;)
Gatujoba
Membro Veterano

terça mar 15, 2005 10:35 pm

O osso da vaca é de maior dureza que o do porco? É que os que eu "comprei" já eram enormes, e eles defizeram-nos. Acho que não tenho panela para cozer ossos maiores. Crus nem pensar, ainda é pior a porcaria pois não os consigo limpar a 100%. Os cães só têm casa, nem varanda.
Não acho muito normal lavar dentes a cães. É como ver cães com lacinhos e vestidos. Cão é cão. Pode ser mimado mas não há-de gostar desse tipo de coisas. Pelo menos é a minha opinião.
gezzmo
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

quarta mar 16, 2005 12:12 am

n se deve dar carne nem ossos de porco aos caes, nem ossos de aves, tente dar somente ossos de vaca, sao bem maiores k os de porco, mas tambem depende do osso, mas pode pedir no talho para cortarem, deve dar o osso cozido, mas tb pode dar cru, tem é k tirar td a carne do osso, eu prefiro dar cru, qd é cozido fica c um cheiro horrivel.
melisaa
Membro Veterano
Registado: segunda set 06, 2004 12:42 pm

quarta mar 16, 2005 9:10 am

gezzmo Escreveu: n se deve dar carne nem ossos de porco aos caes, nem ossos de aves, tente dar somente ossos de vaca, sao bem maiores k os de porco, mas tambem depende do osso, mas pode pedir no talho para cortarem, deve dar o osso cozido, mas tb pode dar cru, tem é k tirar td a carne do osso, eu prefiro dar cru, qd é cozido fica c um cheiro horrivel.

Os ossos de aves são da pior coisa que se pode dar aos cães.. confesso que caí na asneira de deixar a minha pequenina roer as pontas de um osso de frango.. e jurei pra nunca mais.. coitada ficou mesmo á rasca.
Aconselho ossos de vaca bem grandes ou ossos próprios concebidos para as caries.
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quarta mar 16, 2005 10:54 am

E ossos de couro não dão resultado, Gatujoba?

Pelo menos parecem um pouco mais "higiénicos" que os de vaca...
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Petsss
Membro Veterano
Registado: quarta set 22, 2004 2:08 pm

quarta mar 16, 2005 10:58 am

Os ossos de pele de búfalo são óptimos. Compre nas lojas de animais, que são bem mais baratos que nos supermercados.
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quarta mar 16, 2005 7:32 pm

Ossos de loja dfe animais? Muito pouco resistentes.
Eu não costumo cozer os "meus" ossos, vão logo com a refeição diária. Ambos os cães têm um sorriso pepsodent.
Gatujoba
Membro Veterano

quinta mar 17, 2005 12:09 am

Eu já tentei tudo. Já comprei ossos de bufalo grandes que eles desfazem em pedaços peganhentos numa tarde, já comprei ossos para os dentes que eles mordem 3 vezes e engolem. Ossos sem serem cosidos dentro de casa é dificil. Vou experimentar dois ossões de vaca para ver o que dá. Só espero que não seja a mesma coisa do osso da perna de porco: não vou aguentar a casa outra vez cheia de bocadinhos de osso peganhento. Eu queria uma coisa que eles roessem e limpassem os dentes não uma que eles comessem ou desfizesssem. Obrigada.
Petsss
Membro Veterano
Registado: quarta set 22, 2004 2:08 pm

quinta mar 17, 2005 10:34 am

Pois, então devo ter sorte. Sempre comprei ossos bons, resistentes...
PJFS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 8:11 am

quinta mar 17, 2005 2:10 pm

O melhor que pode fazer é ossos de vaca com rótula cozer e depois de cozidos colocar no forno à temperatura máxima durante uns 10min ficam muito duros, duram mais tempo e eles entretenhem-se a roer aquilo ;)
Responder

Voltar para “Cães”