Solidariedade ou inconsciência?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta mar 17, 2005 5:36 pm

hoje, soube que um cão que costuma andar por aqui foi atropelado. o bicho parece velho e é cego. não tinha dono e uns vizinhos acolheram-no. mas passa grande parte do dia e da noite, no meio da rua.
por aqui, os carros andam a alta velocidade. sobretudo à noite. as ruas são estreitas e não têm passeios, mas é assim :o
uma vizinha disse-me que vão fazer uma colecta para tratar o cão. até me custa a crer,mas é verdade. que necessidade havia disso, se o cão estivesse em casa? ah! porque está muito habituado a andar na rua... quem o atropelou era uma besta... se eu tivesse visto, tinha-o descomposto, etc. agora, prudência... tá quieto:evil:
anjjazul
Blue_moon
Membro Júnior
Registado: sexta mar 04, 2005 6:33 pm

quinta mar 17, 2005 10:24 pm

Bem se o cãozinho vai continuar na rua acho muito dificil não ser atropelado de novo!

Quanto a atropelamentos, isto é uma chatice, porque se o cão fizer estragos no carro o dono tem de pagar :( e o pobre animal???

Isto é experiencia propria!

Esta semana ia a sair da minha rua e á minha frente passa o cão da minha tia a rebolar, o que não é normal, travei o carro deixei-o a trabalhar e fui a correr atrás do cão, quando cheguei ao pé dele escorria sangue pela boca, na altura apeteceu-me bater na mulher que o atropelou, mas bater sem parar.... graças a Deus o cachorro está optimo, já passaram 2 dias e ele nem partiu nada, foi um cão acolhido da rua quando a minha vizinha o encontrou com 2 mesitos....

Aparentemente a minha tia tem de pagar o para-choques do fiat puto da senhora que vinha a "abrir" estrada fora e teve o descaramente de me dizer na cara que nem se desviou tendo apanhado o cão já quase a chegar ao passeio....

No meio da confusão, só tive coragem de lhe perguntar o que ela faria se tivesse sido uma criança , ao que ela me respondeu, "não me venha com tretas", só lhe disse que neste e em todos os outros sitios,éxitem pais distraidos e que nem só os cães atravessam estradas doidos, se fosse uma criança a correr atrás de uma bola?????

Alegou-me que não vinha com excesso de velocidade, mesmo sabendo que eu presenciei o acidente.....mais uma vez tentei chama-la á razao, como é que não podia vir com excesso de velocidade se não conseguiu imobolizar o carro imediatamente (o limite de velocidade nesta zona é de 40km/h) e o cão rebolou por mais de 5 metros.....

Só vos peço, tenham cuidado com os bichinhos, e se o cachorro está no meio da estrada tentem arranjar-lhe um sitio melhor.

Desculpem o testamento, mas também me apeteceu desabafar, pois o meu namorado por exemplo não compreende, diz-me que é só um cão...., para mim não é só um cão...para mim é um ser vivo que tal como as crianças depende de nós para sobreviver nesta selva....

Beijokinhas a todos e mais uma vez desculpem!!
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quinta mar 17, 2005 10:37 pm

Uma alma caridosa que o adopte está fora de questão, não é ? :roll:
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Fatima_St
Membro
Registado: domingo fev 20, 2005 11:28 pm

quinta mar 17, 2005 10:52 pm

Existem pessoas sem o minimo de sensibilidade....contudo existem bons coraçoes...Uma vez ia atravessar uma rua, e não me apercebi que um cao me seguia...bom,só ouvi ele ganir....olhei para traz e vi o pobrezinho no chao....fui a correr(bem na altura nem vi se vinham carros....e ate era uma estrada muito movimentada....a velocidades pouco dadas a travagens se é que me faço entender)e vi que ele estava com a patinha partida....mas o senhor que o atropelou parou logo tambem e inclusive foi ao veterenario com ele e pagou tudo...Na altura fiquei desconfiada com tanta preoucupação com o pequenito....na verdade pensei que já não existissem pessoas assim...Felizmente estsva errada :D
PJFS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 8:11 am

sexta mar 18, 2005 9:53 am

Blue_moon Escreveu: Aparentemente a minha tia tem de pagar o para-choques do fiat puto da senhora que vinha a "abrir" estrada fora e teve o descaramente de me dizer na cara que nem se desviou tendo apanhado o cão já quase a chegar ao passeio....
Boas, isto de desviar tem que se lhe diga, já soube de casos que para não atropelarem canitos ou gatos, numa tentativa de se desviarem descontrolaram o carro e mandaram o carro para a sucata :roll:, ninguem gosta mais de animais do que eu, mas num caso assim não sei não, ou tinha a certeza que me conseguia desviar e ambos sairmos ilesos ou então não sei, só com a reacção do momento é q se via o que poderia acontecer, é que neste momento por exemplo ficar sem carro ou ter um concerto para pagar de 500cts ou mais, mais me valia atirar-me de uma ponte :cry:
Cumps
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

sexta mar 18, 2005 10:35 am

Pois isso dos atropelamentos tem muito que se lhe diga. Eu já tive o meu bubble atropelado duas vezes. Da primeira vez ele passou a estrada do outro lado tava um cão de rua que se lembrou de o morder ele para fugir do cão atirou-se para a estrada na altura que passava um carro, como já ia em corrida e a moça ia devagar levou a pancada rebolou e levantou-se logo a correr para casa. A moça foi impecável parou logo o carro vei ao meu prédio ver o cão e einclusive ofereceu-se para me levar ao vet com ele. Tinha sido só o susto o sangue que ele tinha era da mordida do cão. Ainda perguntei á moça se tinha o carro estragado mas não tinha. Claro que a culpa não era dela mas sim minha que por levar dois cães e um bébé optei por leva-los soltos porque não tinha mãos para tudo. Da segunda vez foi também na minha rua o cão estava na borda do passeio a cheirar um carro, oiço um carro a virar em alta velocidade só tive tempo de dizer olha o carro, olha e cão e boum já estava, o condutor nem parou e sinceramente nem viu no que bateu podia bem ser uma criança. A pancada foi tão estrondosa que pensei que me tinha morto o cão, mas mais uma vez um felizardo e uma ferida na pata que recuperou em uma semana. Dessa vez desejei que quando a besta parasse tivesse o carro bem estragado para se arrepender de não ter parado e pedido que lhe pagassem o arranjo :evil: sim claro a culpa voltou a ser minha por estar á minha porta com o cão solto. Em relação aos arranjos á 6 anos numa autoestrada o meu marido atropelou e matou de imediato um husky que apareceu do nada, dono nem vê-lo claro e um arranjo de 400 cts na altura foi o que ficou para além do desgosto de matar o pobre do cão.
Temos que ter sempre muito cuidado com os nossos animais mesmo á porta de casa, na praçeta, na praia, etc porque o perigo está sempre á espreita ;)
Em relação ao cãozinho atropelado a colecta até faz sentindo mas e depois onde vai parar o cãozinho???? na rua???? pois então vale bem a pena gastar os euros :?
Blue_moon
Membro Júnior

sexta mar 18, 2005 10:52 am

COmo é obvio quem levou primeiro raspanete foi a minha tia por ter solto o cão!

E como é obvio ela tinha de pagar o arranjo do carro assim como a sra que atropelou o cão tinha de pagar o vet se fosse necessario.
A mim o que me revoltou foi a falta de sensiblidade da condutora....pois nem sequer estavam a passar carros na altura só ela, e a estrada eu conheço muito bem e ela podia ter-se desviado perfeitamente!

Revolta-me a maneira que ela me falou... e a primeira coisa que fez nem foi ver o cão foi dizer k lhe tinham estragado o carro!
Pois bem... se um dia a atropelassem e lhe fizessem o mesmo aposto que ia gostar....

Cada vez gosto menos de pessoas... por tudo, tudo na minha curta vida me leva a pensar que não existem pessoas em quem possamos confiar, posso mesmo dizer que cada vez amo mais os animais e odeio mais as pessoas!!!

Bem quanto ao outro canito...acho excelente o que estão a fazer, mas não o deixem na rua :( assim vai acontecer tudo de novo.

Beijokas
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta mar 18, 2005 10:56 am

A sua tia não tem de pagar nada se houver testemunhas de que a tal pessoa vinha em excesso de velocidade.
Convêm que não sejam família.
Claro que o cão não ia de trela - andava solto, não é ?
O melhor será chegar a um acordo com a dita cuja.

E pode crer que estas coisas também acontecem com crianças.
Eu própria vi uma criancinha de 2/3 anos sair a correr do café, atravessar a rua e, por pouco, não ser atropelada...
O que vale é que o condutor conseguiu travar - grande chiadeira - e nada aconteceu.

A mãe chorou mais que a criança...e o condutor não foi executado ali mesmo pelos clientes do café porque era aquele moço da Casa Pia (que apareceu muito no iníco do processo e que é ex-casapiano, Pedro Namora, acho eu...).

Eu ouvi as pessoas dizerem "é aquele da Casa Pia" e acalmarem de imediato.
Se fosse outro...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta mar 18, 2005 1:48 pm

Uma alma caridosa que o adopte está fora de questão, não é ?

completamente. além de que duvido que eles dessem o cão. para mais, aqui, os cães ou estão presos a meio metro de corrente ou andam na rua.
estas pessoas têm um cão aque mete dó. tb. foi atropelado. tem um pata completamente pendurada. acho que o vet propôs a amputação, mas eles preferiram que ficasse assim. esse cão anda pouco na rua, mas tb. anda. agora, o outro cego :o :evil: ao que parece foram uma f.p. de umas criancinhas que o puseram assim.
há dias, a dona ia-me matando, porque o cão se pôs à frente do max e ele como não gostou, deu-lhe o respectivo correctivo. agora,o que é bom , é andar sempre na rua.
ontem à noite, perguntei por ele. disseram-me que ainda estava no vet. acho que teve um problema ao nível da "cluvícula". se calhar, foi operado. já vou saber notícias dele.
anjjazul
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sexta mar 18, 2005 2:08 pm

A primeira e a unica vez que tive um acidente foi precisamente com um cachorro que infelizmente atropelei.
Parei de imediato o carro e tentei encontrar o cão que entretanto tinha fugido a correr ( cm a estrada tem mts curvas vinha devagar)Fui atras dele mas já não o encontrei.
Fiquei doente, não me lembro de tremer tanto...
Só quando finalmente me acalmei tive noção da reacçao que tinha tido.
Em cima de uma curva fechada, numa estrada nacional, onde circulam imensos camiões, guinei o volante e atirei o carro para o sentido contrario, por milagre não vinha nenhum carro ou camião, e eu e os mais dois ocupantes felizmente não sofremos nenhum acidente.
Adoro cães, mas sinceramente hoje numa situação identica não sei se teria a mesma reacção...
Cumprimentos
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta mar 18, 2005 2:27 pm

Olá AISD,
Como me parece que tem acesso a informação legal sobre o assunto, gostaria de saber se tem uma base legal para afirmar que a dona do carro não tem direito a nada se fosse em excesso de velocidade! É que eu sempre pensei que, independentemente de poder ser accionada uma eventual multa por excesso de velocidade se as autoridades o provassem, o estrago causado por um cão solto indevida e ilegalmente na via pública era sempre da responsabilidade do dono!!
Desde já agradeço
Paulo C.
Blue_moon
Membro Júnior

sexta mar 18, 2005 2:33 pm

Eu compreendo os condutores!Tenho a felicidade de até hoje nunca ter atropelado um animal, se não acho que " morria".

Quanto á minha tia...bem acho que a condutora se assustou e nunca mais disse nada, quanto a testemunhas, bem isso foi o que não faltou porque veio toda a gente á rua ver o que se passava porque pensavam que tinha sido algum dos miudos que costumam andar por aqui a jogar á bola!

A mim o que me custou foi ver o Rex, que por sinal é lindo, meigo...bem um docinho, cheio de sangue na boquita! Felizmente não foi nada e tudo não passou de um susto :) a minha tia como é enfermeira desatou a apalpar o cão todo e ligou para a vet que a aconselhou a dar uma injecção n sei de quê, e vigilancia 24h!!

Eu própria acho uma falta de juizo andar com os cães soltos....eu solto os meus mas isto é uma zona muito calminha e ando sempre atrás deles....e se os vejo mais malucos trato de por as trelas....mas são uns bolacheirões por isso normalmente nunca saiem de perto de mim, e ´só os solto bem á noitinha já para evitar que passe algum carro...tenho a sorte de morar numa zona calminha e com pouco movimento, quer dizer a minha rua...a da minha tia que é a do lado, trata-se de uma estrada principal...e uma descida, por isso com mais movimento!

Quanto aos cães ficarem na rua acho indecente...assim acabam sempre por levar alguma panada, será que não arranjam um terraço ou qualquer coisa do género??

Beijokinhas
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

sexta mar 18, 2005 2:57 pm

Actualmente a tolerância para com o excessso de velocidade em zonas habitacionais está perto de zero.

Justamente porque estes casos se repetem com crianças, velhotes e mesmo pessoas distraídas que atravessam sem olhar.

Aconselhei o acordo por o cão estar ilegal.
Provávelmente sobrava para os dois, agravado no caso da dona do cão...

O meu conselho presentemente é que peçam mais vigilância policial para o local.
Afinal podia ter sido
algum dos miudos que costumam andar por aqui a jogar á bola
E a punição por excesso de velocidade não é apenas uma multa é, também, inibição de conduzir.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta mar 18, 2005 3:24 pm

E a punição por excesso de velocidade não é apenas uma multa é, também, inibição de conduzir.
Isso a sanção não era o que estava em causa na minha questão. O que eu gostava de saber é qual a base legal para que uma pessoa em excesso de velocidade deixe de ter direito à devida compensação pelos danos causados à viatura, e eventualmente até á propria integridade fisica na sequência do atropelamento do cão.
É que eu sempre julguei que independentemente do condutor poder, ou não, vir a ser penalizado em função da infracção do limite de velocidade, isso não diminuia em nada a responsabilidade de quem tem um cão solto na via pública!! Estou enganado?

Vamos supor a seguinte situação: Eu tenho o meu carro estacionado em cima de um passeio, e alguém se aproxima e parte-me um vidro. Será que por estar estacionado indevidamente não tenho direito a que essa pessoa me pague o vidro?

Obrigado
Paulo C.
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

sexta mar 18, 2005 3:43 pm

Bom isto seria assim (possívelmente) - a tia teria de pagar os prejuízos causados no carro e a dona pagaria a multa e ficaria inibida de conduzir.

Sobrava para os dois...

Resta saber quem seria o mais prejudicado...

O que eu quis dizer - às vezes escrevo enquanto penso e as coisas não me saiem coerentes - é que a dona do carro também não se safaria com impunidade total.

Mas, enfim, o ponto da questão é o provincianismo que ainda impera nas zonas urbanas.
Esta história de deixar os cães andarem à solta na rua...é típico das aldeias que não têm de forma alguma o trânsito de uma cidade.
Sem ofender ninguém, não se consegue explicar a algumas pessoas que viver numa cidade é diferente de viver numa aldeia...veja-se o jogar à bola na rua.
Responder

Voltar para “Cães”