DOCUMENTAÇÃO A SER ENTREGUE PELO CRIADOR??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta mar 17, 2005 12:09 am

gary Escreveu:
O criador pode e deve garantir outras coisas, nomeadamente de que os cachorros não saem do canil com doenças infecto-contagiosas em incobação, e a displasia no cachorro. Quanto a mim é treta apresentar, aos novos proprietários, quaisquer certificados sobre os pais, estes apenas garantem os prognitores e certifica-os(?) como "cobridores" mas não garantem a cachorrada.
Sério? E diga-me só uma coisita, já foi descoberta forma de certificar que um cachorro com 2 meses de idade não tem displasia?
Gostava bastante de saber. E quanto ser treta apresentar certificados sobre os pais, claro que é uma treta, principalmente para quem nem isso tem. Gastar dinheiro para quê? Ganda treta eheheh
Isabel
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
quinta mar 17, 2005 2:38 am

gary Escreveu:
IsabelNobre_ Escreveu: A unica coisa que um criador pode garantir é que os progenitores não têm qualquer problema, tais como a displasia por ex. Agora acho muito pouco provavel garantir seja o que for sobre o futuro do cachorro e muito menos se ele n vai ter esta ou aquela doença. Isso só uma bolinha de cristal. 8)
Claro que partindo do principio que quase tudo é genético, uma vez que os pais n têm, o cachorro tem mais hipoteses de não vir a ter tb.
Olá

O criador pode e deve garantir outras coisas, nomeadamente de que os cachorros não saem do canil com doenças infecto-contagiosas em incobação, e a displasia no cachorro. Quanto a mim é treta apresentar, aos novos proprietários, quaisquer certificados sobre os pais, estes apenas garantem os prognitores e certifica-os(?) como "cobridores" mas não garantem a cachorrada.
Gary, esqueci-me desse promenor das doenças! 8)
Sim o criador deve de se responsabilizar por doenças que o cachorro traga do seu canil. E isto é importante frizar, porque há muita gente q assim que trás o cachorro para casa se esquece daquilo que lhe foi dito pelo criador. E depois o povo gosta muito de atribuir as culpas e nunca de se responsabilizar.
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
mcbb
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 12:47 pm
Contacto:

quinta mar 17, 2005 7:48 am

CasadeAnaval Escreveu:
mcbb Escreveu: O chip, preço de custo, anda a roda dos 8€, agora falta aplicar o preço do veterenário e o lucro no chip... não tenho ideia.
E a documentação para envbiar para o Sira também custa dinheiro ao veterinário. Se não a levar...mais vale a pena não meter nada...
como?

O chip traz um documento em triplicado, 1 para posse do vet, um para enviar e outro para o dono.

O envelope para enviar é daqueles de porte pago e está incluido no preço do chip. Se era isto a que se referia.
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quinta mar 17, 2005 9:33 am

Pedra Escreveu:
gary Escreveu:
Sério? E diga-me só uma coisita, já foi descoberta forma de certificar que um cachorro com 2 meses de idade não tem displasia?
Gostava bastante de saber. E quanto ser treta apresentar certificados sobre os pais, claro que é uma treta, principalmente para quem nem isso tem. Gastar dinheiro para quê? Ganda treta eheheh
Isabel
Olá Pedra

Digo 2 coisitas.

Julgo não haver forma de despistar e certificar a displasia a um cachorro com 2 meses, mesmo em cachorros filhos de cães hiper-certificados. Logo, os certificados que apresentam não garantem nada. Apenas nos dão indicações de hipóteses, ou seja se os pais não têm displasia e estão certificados tenho mais chances de adquirir um cachorro livre desta maleita. Mas continuo a não ter a certeza. assim que garantias dou a quem me compra um cachorro? o papel dos pais? acho não serve de garantia aos filhotes. E as doenças infecto-contagiosas contraídas no canil? que garantia levam os novos proprietários? e em que moldes?
Há prazos de incubação, e na displasia também podemos fixar um prazo que garanta o produto que criamos.
Os Criadores devem ter o máximo de certificação dos seus reprodutores, é o caminho certo para não vermos cães a serem classificados em exposições com indícios claros desta maleita, nomeadamente os Pastores Alemães. Acho piada a criadores, que até conseguem muito boas classificações nas pistas as usem para garantir o que produzem.
Como sabem,não sou criador, apenas duplico.
Um abraço
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta mar 17, 2005 11:57 am

Claro Gary, claro. Não garante, não senhor, mas sempre é bem melhor que nada. Em principio pais testados e aptos para cria,terão mais possibilidades de ter filhos saudaveis. È evidente que só se pode garantir os pais, e nunca um cachorro de 2 meses, no caso de doenças genéticas. com esta que falamos. O que se poderá é assumir responsabilidades, que é outra coisa, diferente.
Portanto, pais testados, não me parece que seja apenas uma treta.
Isabel
mcbb
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 17, 2005 12:36 pm

gary Escreveu: ...
Como sabem,não sou criador, apenas duplico.
Se duplica é clonagem!!! :) :)
gary
Membro Veterano

sexta mar 18, 2005 9:12 am

Pedra Escreveu: Claro Gary, claro. Não garante, não senhor, mas sempre é bem melhor que nada. Em principio pais testados e aptos para cria,terão mais possibilidades de ter filhos saudaveis. È evidente que só se pode garantir os pais, e nunca um cachorro de 2 meses, no caso de doenças genéticas. com esta que falamos. O que se poderá é assumir responsabilidades, que é outra coisa, diferente.
Portanto, pais testados, não me parece que seja apenas uma treta.
Isabel
Olá

Pois Pedra, penso que é importante, a meu ver devia ser obrigatório, que os Criadores certificassem os seus reprodutores, terminava, quase de certeza, com a maior parte do pessoal que apenas quer que o seu bobi dê uma queca, pelo menos diminuíria substancialmente o número destes cromos. Não me parece a haver desacordo neste ponto.
A treta, como eu digo, é haver criadores, que até têm os machos certificados e depois não assumem a responsabilidade quando um dos cachorros sai tramado. o que pode, naturalmente, acontecer ao melhor Criador. Assim para que serve o certificado ?
Parto do principio de que quem compra um cão de raça, quer mesmo esse cão, e quantos não fazem das tripas coração para o conseguir?- depois passados 10 ou 12 dias os cachorro vai desta para melhor ou no caso da displasia passados alguns meses.
Morrem mais cachorros com as doenças infecto- contagiosas do que com displasia, quem compra nem sonha que o cachorro pode ir contaminado do canil ou da sala de estar do criador. Logo a displasia é um factor importante mas não o principal na questão da garantia.

Quanto à pergunta deste tópico : "que papeis devem levar com o cachorro?"- de mim, levam a garantia escrita, 3 endereços de 3 vets onde, obrigatóriamente, têm que ir se quiserem ter a 1ª vacina paga e a respectiva consulta.
Não faço prestações e se pagarem em cheque só levam o cachorro depois de boa cobrança!
****quanto à garantia, só me vejo obrigado a cumprir o que lá está escrito, nem mais nem menos, quem quer compra quem não quer vai à concorrência. Chicos espertos aparecem aos montes.
Um abraço
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta mar 18, 2005 11:10 am

No meu caso não se colocou a hipótese da minha cadela vir doente.
Ela veio com a primovacinação completa (acho eu, já não me lembro bem).

De qualquer maneira existe uma protecção legal para estas situações - chama-se venda de produto defeituoso.
Os animais são "coisas" aos olhos da lei e esta obriga - no caso de defeituosos - à substituição por outro em condições ou devolução do montante.
Por isso não sei se se justifica uma garantia.
A questão pode ser provar que o animal já vinha doente.

Por isso o meu conselho é - quando receberem um canito vão logo, logo ao vet, fazer um check-up.
Apesar da Zorrinha vir com tudo, foi logo ao vet, não vá o diabo tecê-las.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
gary
Membro Veterano

sexta mar 18, 2005 3:27 pm

aisd Escreveu: No meu caso não se colocou a hipótese da minha cadela vir doente.
Ela veio com a primovacinação completa (acho eu, já não me lembro bem).

De qualquer maneira existe uma protecção legal para estas situações - chama-se venda de produto defeituoso.
Os animais são "coisas" aos olhos da lei e esta obriga - no caso de defeituosos - à substituição por outro em condições ou devolução do montante.
Por isso não sei se se justifica uma garantia.
A questão pode ser provar que o animal já vinha doente.

Por isso o meu conselho é - quando receberem um canito vão logo, logo ao vet, fazer um check-up.
Apesar da Zorrinha vir com tudo, foi logo ao vet, não vá o diabo tecê-las.
Olá

O problema é saber quem faz cumprir o que quer que seja neste cantinho à beira mar plantado. Cá em casa
Cá em casa escrevem-se as garantias apenas para não ser possível duas interpretações, é normal as pessoas não ouvirem bem o que se lhe transmite ou pensarem em algo totalmente diferente ou apenas nem pensarem e julgarem que têm direito, já tive problemas com um marmanjo que veio reclamar um cão porque o cachorro que lhe vendi tinha morrido com esgana "ou devolve-me o dinheiro ou dá-me outro cachorro" só que o cão apanhou e morreu de esgana (segundo ele) com 18 meses.
Um abra&ccedil;o
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta mar 18, 2005 4:32 pm

Pois é, Gary.
Este país é fértil em "chicos espertos".
Aos 18 meses ? E queria que se responsabiliza-se pela doença ?
É mesmo para rir...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
CarolinaGuerra
Membro
Registado: sábado fev 19, 2005 10:59 am

sexta mar 18, 2005 5:39 pm

gary Escreveu: já tive problemas com um marmanjo que veio reclamar um cão porque o cachorro que lhe vendi tinha morrido com esgana "ou devolve-me o dinheiro ou dá-me outro cachorro" só que o cão apanhou e morreu de esgana (segundo ele) com 18 meses.

:o :o :o :o :o
O fulano devia pensar que era uma "garantia vitalícia"... Que descaramento!
mcbb
Membro Veterano
Contacto:

sexta mar 18, 2005 5:55 pm

ou então como os electrodomésticos, garantia de 2 anos. :D :lol:
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado mar 19, 2005 10:50 am

CarolinaGuerra Escreveu:
O fulano devia pensar que era uma "garantia vitalícia"... Que descaramento!
Não, infelizmente é a verdader, se existem criadores que aldrabam, não é menos verdade que existem donos que se armam em espertos.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
quino
Membro Veterano
Registado: segunda out 28, 2002 11:53 am
Contacto:

sábado mar 19, 2005 12:49 pm

gary Escreveu:
.........
Quanto à pergunta deste tópico : "que papeis devem levar com o cachorro?"- de mim, levam a garantia escrita, 3 endereços de 3 vets onde, obrigatóriamente, têm que ir se quiserem ter a 1ª vacina paga e a respectiva consulta.
.........
.........essa não percebi :oops:
.........ou será que percebi :o
gary
Membro Veterano

sábado mar 19, 2005 1:51 pm

quino Escreveu:
gary Escreveu:
.........
.........
.........essa não percebi :oops:
.........ou será que percebi :o
Olá
O que é que não percebeu?
Um abra&ccedil;o
Responder

Voltar para “Cães”