Solidariedade ou inconsciência?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PJFS
Membro Veterano
Registado: segunda jul 05, 2004 8:11 am

sexta mar 18, 2005 3:47 pm

PauloC Escreveu: Vamos supor a seguinte situação: Eu tenho o meu carro estacionado em cima de um passeio, e alguém se aproxima e parte-me um vidro. Será que por estar estacionado indevidamente não tenho direito a que essa pessoa me pague o vidro?
Tens direito sim, mas para teres direito a isso tens de pagar a multa pelo carro estar mal estacionado ;)
ticoforpus
Membro Veterano
Registado: quarta nov 05, 2003 11:28 am

sexta mar 18, 2005 4:25 pm

Viva,

deixem-me só dar uma "achegazinha"

E a lei que proibe os cães de passearem na rua sem trela?? pq os donos não a cumprem?? a culpa nem sempre é do cão ou do condutor.

E quando se atropela um cão ( que já me aconteçeu ) que nem tive tempo para qualquer reacção e fiquei com um arranjo no carro de cerca de 5500€, o dono diz logo que o cão não lhe pretence??? como é ??

Na minha opinião, e em relação aos atropelamentos, a esmagadora maioria dos condutores não atrpelam os animais de proposito, mas a esmagadora maioria dos donos passeiam os animais sem trela de propósito.

PJ
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

sexta mar 18, 2005 7:52 pm

Independentemente da consciência de cada um e na forma como a aplicam na condução, estas situações de excesso de velocidade, multas, inibições de conduzir e responsabilidade nos acidentes não é assim tão linear.

O excesso de velocidade é aplicado em duas ou três situações distintas:

1º Quando excedidos os limites impostos por lei:

2º Quando excedidos os limites impostos em situações especiais (pe: obras nas estrada)

3º Quando o condutor não consegue imobilizar a viatura no expaço livre e visivel à sua frente.

No entanto perante estes factos, a aplicação de coimas e/ou inibição de conduzir DEVIDO A EXCESSO DE VELOCIDADE, só podem ser aplicadas, quando essa mesma velocidade for registada por aparelho devidamente homologado pela DGV.

Exceptuando estas situações, será sempre dificil provar qual a velocidade a que o veiculo seguia, resta portanto o facto do condutor dever usar da máxima precaução quando conduz, especialmente dentro das localidades, adequando a sua velocidade ao local onde circula.

Numa situação em que um animal, independentemente da velocidade a que siga o veiculo, se atravessa na estada e provoca um acidente, é sempre mais fácil responsabilizar o dono do referido animal do que o condutor.

Vamos supor a seguinte situação: Eu tenho o meu carro estacionado em cima de um passeio, e alguém se aproxima e parte-me um vidro. Será que por estar estacionado indevidamente não tenho direito a que essa pessoa me pague o vidro?

Este exemplo dado pelo PauloC faz todo o sentido e se eventualmente esta situação viesse a acontecer, o condutor do veiculo poderia ser reponsabilizado (aplicação de coima) por ter o veiculo estacionado em local proibido, mas teria sempre de ser ressarcido dos danos nele provocados.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta mar 18, 2005 8:04 pm

hoje, soube que afinal o cão parece não estar tão mal como isso. mas que não é rapaz de sorte :( a radiografia acusou que ele está cheio de chumbos. não se sabe se está cego por isso. nem eu percebo, porque ontem a história era outra :o
já alertei a vizinha para o sarilho que era , caso o cão tivesse estragado a viatura. ah!pois :evil: mas se o dito melhorar, lá volta para a rua. ele gosta. o dia todo. e a noite. já o tenho visto por aí, às tantas. e desorienta-se,porque é cego :evil:

quando houve o episódio de ele se ter atravessado no caminho e o max ter reagido (nem sei o que fez, porque não vi sangue nem feridas), fiquei pior que estragada. telefonei para a polícia a contar o sucedido e alertei-os, assim como a alguns vizinhos, para o facto de os cães irem parar ao canil :evil: e os donos terem de pagar multa, caso eu voltasse a ter chatices por causa do max. foi remédio santo. quando me vêem, agarram no cãozinho, levam-no para casa e já vi o boxer do bêbado com trela. ;)
anjjazul
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sexta mar 18, 2005 8:20 pm

Ola boa tarde Paulo Santos;
Posso estar bastante enganada até, mas parece-me que ha outras formas para medir a velocidade, que não seja apenas com o tal aparelhinho, por exemplo atraves da medição das marcas de travagem, que neste caso também não surtiam grande efeito uma vez que a tal senhora não travou, nem sei se a policia "se dava ao trabalho" de ir sequer levantar um auto para estes casos.
Infelizmente é uma triste realidade aquela a que se assiste nas nossas estradas, raros são os dias em que não se veem animais atropelados.
É certo que estes atropelamentso poderiam ser evitados, quer com uma maior consciencia dos condutores,quer com uma maioe responsabilidade dos donos dos animais, mas também com uma maior preocupação do instituto de estradas nacional, ou das empresas que exploram as auto-estradas por ex.
Quantas vezes vamos nas auto-estradas e nos deparamos com a falta de redes para os terrenos , ou então quando existem estao totalmente danificados.
Esperemos todos as mentalidades evoluam, afinal o desenvolvimento de um pais também se mede pela forma como tratamos os nossos animais.
Cumprimentos
Blue_moon
Membro Júnior
Registado: sexta mar 04, 2005 6:33 pm

sexta mar 18, 2005 8:52 pm

Eu acho que também é preciso haver consciencia da parte das pessoas...todas!!
O andar com o cão com trela não custa assim tanto e os cães nem se importam.
Eu acho que devemos cumprir a lei... e isso tanto serve para os condutores como para os donos dos mafarricos peludinhos!

A sra do carro é vista frequentemente a passar aqui sempre em altas velocidades... isso foi o que eu ouvi logo da boca de um dos vizinhos!Mas aparentemente o assunto ficou resolvido e a bem, a condutora ainda
quis chamar a policia mas as coisas foram resolvidas porque a minha tia disponibilizou-se a tratar dos estragos do carro. Digamos que não queremos chatices e a realidade é que não deviam ter solto o cão para a rua, pode ser que tenham aprendido a lição desta vez!

Como é obvio uma pessoa fica alterada quando vê um dos nossos pequeninos principalmente aquele que é da minha familia, mas depois as pessoas acalmam-se e começam a pensar como deve ser!

Beijinhos
PauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado dez 25, 2004 3:02 pm

sexta mar 18, 2005 10:01 pm

bita322 Escreveu: Ola boa tarde Paulo Santos;
Posso estar bastante enganada até, mas parece-me que ha outras formas para medir a velocidade, que não seja apenas com o tal aparelhinho, por exemplo atraves da medição das marcas de travagem,
Olá

Realmente não está enganada, a medição da distância de travagem dá-nos a ideia se a velocidade era ou não excessiva, no entanto pouco serve em termos de aplicação de coimas e/ou inibição de conduzir, até porque, como referiu, pode até não existir travagem.

O problema é que por vezes é inevitável evitar o atropelamento de um animal, e infelizmente eu já tive essa experiência.

Um animal que se atravessa no caminho de uma viatura, além de o fazer por norma a correr, o que reduz o tempo de reacção do condutor, apresenta também uma maior dificuldade em ser visto devido ao seu tamanho.

Sinceramente aquilo que acho, como condutor e proprietário de cães, é que deverá existir um cuidado de ambas as partes, porque infelizmente, muitos condutores, são também alvo de acidentes gravissimos dedivo à tentativa de evitar a colisão com um animal que se atravessa na estrada.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado mar 19, 2005 9:53 am

Tendo em vista coisas parvas como, por exemplo ir ao veterinário com os cães sem trela, ou os gatos ao colo... não há mais nada a dizer, pois não ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
anjjazul
Membro Veterano
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo mar 20, 2005 3:46 pm

irra,que esta gente é mesmo estúpida. ontem, outra vizinha veio-me dizer que o cãozito atropelado estava habituado a andar na rua. tive de lhe explicar, que na rua, normalmente passam carros, alguns a alta velocidade e que muitos condutores não gostam de animais. é perigoso. tb. lhe disse, que um bocado antes, tive de me espalmar contra a parede com os cães, porque ouvi um carro que passava a alta velocidade. nem tive tempo de sair dali. estava numa curva super apertada. por sorte, os cães não levaram uma pancada. para animar, vinha um gato a fugir à frente do carro. claro que estes 2 tentaram logo ir atrás dele :evil:
anjjazul
rogerioantonio
Membro
Registado: sábado fev 26, 2005 1:18 am

domingo mar 20, 2005 4:19 pm

Tem uma solução, aqui em curitiba o Cassio enxeu de radares.
Três multas perde a carteira, o Beto atual prefeito mandou sinalizar os radares, é que tem tanto radar que eles sinalizados funcionam eficientemente, a menos que vc tenha um lamborguini vc não consegue correr nos trechos sem radar a velô máx. foi estipulada bem baixa, tava demais, até eu ganhei uma multa, com os radares (pardais) sinalizados ficou mais seguro para cães e pedestres.
anjjazul
Membro Veterano

quarta mar 23, 2005 8:50 pm

esta gente é mesmo teimosa. hoje, lá vi o cão deitado à porta de casa. tinha uma parte do corpo ligada. estava com a dona e o outro cão. devia estar a matar saudades :p
anjjazul
Responder

Voltar para “Cães”