NÃO TEM DOCUMENTOS DEITA-SE FORA
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Essa história de que o rafeiro não faz sentido deve ser...hum...do século passado, talvez de há dois séculos.
Quer dizer, se formos a ver 90 % das raças não fazem sentido.
Não servem para nada no mundo de hoje.
Podemos até dizer que nenhuma raça faz sentido no mundo de hoje.
Não precisamos de cães pastores, de cães de caça, de cães de guarda.
Existem alarmes e cercas electrificadas, a produção de gado é industrial, etc, etc.
Restam os guias de cegos e pouco mais - ié, restam os labs.
O resto está a mais.
Existem alarmes e cercas electrificadas, a produção de gado é industrial, etc, etc.
O resto está a mais.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
-
- Membro
- Registado: sábado fev 26, 2005 1:18 am
Exatamente minha amiga, nós é que estamos a mais, que bom seria se o mundo tivesse devolta os lobos, as preguiças gigantes, os grandes felinos, etc. mas esta discussão filosófica sobre o sentido da vida foje e mto ao assunto discutido no tópicoaisd Escreveu: Essa história de que o rafeiro não faz sentido deve ser...hum...do século passado, talvez de há dois séculos.
O resto está a mais.

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Contacto:
Leia bem o que eu escrevi antes de dizer disparates... e não escrevi sequer uma linha a dizer que o cão A é superior ao cão B...Rainbow Escreveu:Enfim... É o mesmo discurso de sempre, já não há pachorra...
Olhe lá, os seus animais especializados têm a carta de especialização?
É que se não tem, não se esqueça de a ir tirar senão ainda são multados....![]()
![]()
![]()
Do ponto de vista da preservação das raças e do que é a interação do homem com o cão, o rafeiro não tem qualquer sentido, nem sequer numa perspectiva histórica...
Fazem num sentido de presevação de uma parte importante da história do homem - a sua civilização... e se num meio urbano o cão não está presente de uma forma funcional (excepção para os cães de guarda, defesa e companhia) no meio rural, pode ter a certeza que a funcionalidade está bem presente... olhe o trabalho que o Grupo Lobo está a desenvover na preservação das raças autócnes...aisd Escreveu: Quer dizer, se formos a ver 90 % das raças não fazem sentido.
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm
Concordo que os rafeiros não têm nada a ver com a preservação das raças, mas quanto à perspectiva histórica já discordo... Já tive oportunidade de dar a minha opinião em relação aos rafeiros e origens das raças num outro tópico, há bastante tempo.casadiscaes Escreveu:
Do ponto de vista da preservação das raças e do que é a interação do homem com o cão, o rafeiro não tem qualquer sentido, nem sequer numa perspectiva histórica...
Mas sinceramente não tenho pachorra para estar a "bater outra vez na mesma tecla", e cada cão tem o sentido e o valor que lhe queremos dar, independemente do facto de ter raça ou não.
E a História somos nós que a fazemos e não o contrário.
<p>Os animais são pessoas como as pessoas são animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Não vale a pena discordar com a opinião de criadores sobre a superioridade dos cães de raça, pois os rafeiros não lhes trazem dinheiro.
É lógico que cada um puxa a brasa à sua sardinha.
Tenho 2 rafeiros e 2 cães de raça (São Bernardo e Husky Siberiano) e sei que os rafeiros são bem mais espertos, astutos e independentes.
Embora o meu Husky seja bastante observador e inteligente, nota-se diferença em relação aos rafeiros. Estes possuem a necessidade de sobrevivência em ambientes desfavoráveis... pois foram apanhados na rua.
É lógico que cada um puxa a brasa à sua sardinha.
Tenho 2 rafeiros e 2 cães de raça (São Bernardo e Husky Siberiano) e sei que os rafeiros são bem mais espertos, astutos e independentes.
Embora o meu Husky seja bastante observador e inteligente, nota-se diferença em relação aos rafeiros. Estes possuem a necessidade de sobrevivência em ambientes desfavoráveis... pois foram apanhados na rua.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Note-se que a minha resposta era para ser irónica.
Para mim, todo o cão faz sentido.
Rafeiro ou de raça.
A primeira e principal funcionalidade do cão no mundo civilizado de hoje é companhia.
E, como já tive ocasião de dizer noutros tópicos, não me ocorre função mais importante num mundo urbano e, cada vez mais, solitário.
Não deve haver conta ao número de depressões, suicídios, doenças diversas que os simples cães de companhia (na sua maioria rafeiros) evitaram e evitam todos os dias.
Eles trazem alegria aos tristes, companhia aos sózinhos, vida aos abandonados, uma razão de ser e existir aos desesperados.
Razão de ser para um cão ?
É só ser cão.
Para mim, todo o cão faz sentido.
Rafeiro ou de raça.
A primeira e principal funcionalidade do cão no mundo civilizado de hoje é companhia.
E, como já tive ocasião de dizer noutros tópicos, não me ocorre função mais importante num mundo urbano e, cada vez mais, solitário.
Não deve haver conta ao número de depressões, suicídios, doenças diversas que os simples cães de companhia (na sua maioria rafeiros) evitaram e evitam todos os dias.
Eles trazem alegria aos tristes, companhia aos sózinhos, vida aos abandonados, uma razão de ser e existir aos desesperados.
Razão de ser para um cão ?
É só ser cão.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Se queria cães espertos, astutos e independentes não devia ter arranjado um SaoBernardo ou um HuskyBiaPinho Escreveu: Tenho 2 rafeiros e 2 cães de raça (São Bernardo e Husky Siberiano) e sei que os rafeiros são bem mais espertos, astutos e independentes.

Mas às tantas os rafeiros não têm a capacidade de suportar o frio, nem a capacidade de puxar horas a fio como tem o SB e o Husky, respectivamente.
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
- Membro
CindelP Escreveu: Mas às tantas os rafeiros não têm a capacidade de suportar o frio, nem a capacidade de puxar horas a fio como tem o SB e o Husky,
Gostei da sua resposta ... sem duvida que muito esclarecedora do que percebe e do que deixa de perceberrogerioantonio Escreveu:CindelP Escreveu: Mas às tantas os rafeiros não têm a capacidade de suportar o frio, nem a capacidade de puxar horas a fio como tem o SB e o Husky,![]()

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
- Membro
Era para ser uma brincadeira, quanto a sua opinião sobre a minha pessoa lamento que vc tenha se desviado do assunto do tópico. Minha capacidade de percepção e aprendizagem não está em jogo, eu estou defendendo àqueles que não têm capacidade de se defender e não a mim próprio.nanci Escreveu: Gostei da sua resposta ... sem duvida que muito esclarecedora do que percebe e do que deixa de perceber icon_wink.gif
Nanci
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Contacto:
E quais são esses?rogerioantonio Escreveu: eu estou defendendo àqueles que não têm capacidade de se defender e não a mim próprio.
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

Por acaso ja esperava comentários acerca das raças escolhidas por minha parte, tentei editar o post, mas não consegui, aqui vai o que pretendia acrescentar.
O meu Husky deve ser um dos cães mais observadores e inteligentes que já vi, além disso, para a minha menina de 2 anos, não há melhor companhia. Ele afasta-a do perigo de uma maneira impressionante, é realmente um cão muito inteligente.
(Agora isso dos cães rafeiros não aguentarem tanto o frio é mentira ... quantos e quantos sobrevivem ao frio intenso sem cobertores na casota? Além disso, o meu SB e Husky no Verão só estão bem dentro de casa no fresquinho e mais uma vez, os rafeiros sentem-se bem e conseguem enfrentar o calor como enfrentaram o frio.)
MAS...
O meu Husky deve ser um dos cães mais observadores e inteligentes que já vi, além disso, para a minha menina de 2 anos, não há melhor companhia. Ele afasta-a do perigo de uma maneira impressionante, é realmente um cão muito inteligente.
(Agora isso dos cães rafeiros não aguentarem tanto o frio é mentira ... quantos e quantos sobrevivem ao frio intenso sem cobertores na casota? Além disso, o meu SB e Husky no Verão só estão bem dentro de casa no fresquinho e mais uma vez, os rafeiros sentem-se bem e conseguem enfrentar o calor como enfrentaram o frio.)
MAS...
Os cães rafeiros são possuidores de umas capacidades inatas incriveis, que lutam para a sobrevivência todos os dias, de uma maneira espantosa. Isto faz deles uns cães fabulosos e incomparáveis.aisd Escreveu: Não deve haver conta ao número de depressões, suicídios, doenças diversas que os simples cães de companhia (na sua maioria rafeiros) evitaram e evitam todos os dias.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Eu penso que anda aqui uma certa confusão entre cães rafeiros (SRD) e cães vadios! Rafeiro é todo o cão Sem Raça Definida (SRD)
Existem muitos SRD que nunca viveram na rua, e nem sequer sabem o que isso é! Não imagino porque é que um SRD destes que sempre viveram em casa há-de ter maior capacidade de sobrevivência na rua do que um cão de raça nas mesmas circunstâncias!
Além disso, nada me garante que um cão de raça solto na rua desde pequeno não tenha a mesma capacidade de sobrevivência do que um cão de uma raça qualquer! Esta capacidade não tem pois nada a ver com a raça ou ausência de raça, mas sim com a capacidade e adaptabilidade dos cães (todos) às condições adversas.
Quanto a dizer que um cão de raça ou um rafeiro tem mais ou menos capacidade de enfrentar ou fazer "isto ou aquilo" é outro absurdo!! Tudo depende do Cão que estivermos a falar! Existem raças bem adaptadas ao frio e existem rafeiros ( alguns até cruzados destas raças) que também o suportam! O que se pode dizer é que numa raça, desenvolvida com determinada finalidades, podemos à partida contar que tenham mais propensão para fazer aquilo para que foi criada. isto não quer dizer que, eventualmente, um rafeiro não venha a ter idênticas capacidades, a diferença é que num rafeiro nunca se pode contar à partida que as tenha!
Mas há que dizer algumas coisas, que talvez estejam na origem destas afirmações:
- Os cão vadios são maioritariamente SRD, e como tal é normal associar as capacidades de cães vadios aos rafeiros em geral. No entanto há que ter em conta que não é o facto de serem rafeiros, mas sim o facto de serem vadios que os faz serem mais desenrascados.
- Fruto de maus cruzamentos, consanguinidade, ou até do apuramento de certo tipo de características (sobretudo morfológicas) em algumas raças, fez com que alguns cães de raça tenham problemas de saúde. Mas generalizar esses probblemas aos Cães de raça é um erro, porque existem muitas raças que são extremamente resistentes.
- Os cães vadios são 'sobreviventes'. Passam por muitas situações adversas e privações, e aqueles que sobrevivem é porque são realmente fortes. Nesta base, é comum dizer-se que os rafeiros são mais resistentes que os de raça. Mas, pelas razões já referidas anteriormente, cães rafeiros não são o mesmo que caes vadios! Existem rafeiros criados em casa que sofrem das mesmas coisas que os cães de raça, e quem tem cães SRD e passa a vida no veterinário pode testemunhar bem isso! Há mesmo uma coisa interessante....é que um rafeiro é um cruzamento de várias raças (pelo menos duas), e não é caso único que um desgraçado de um rafeiro acumule em si mesmo os problemas de várias raças da sua ascedência. Por isso afirmar peremptoriamente que 'os rafeiros' são mais saudáveis e resistentes que os de raça também é um absurdo.
fará sentido existirem cães rafeiros? Na minha opinião Não! Mas isto não quer dizer que se matem todos aqueles que existem nem quer dizer que os de raça são melhores que os rafeiros. O que quer dizer é que não faz sentido 'produzir' rafeiros e que seria optimo se estes cães parássem de cruzar e apenas os de raça o fizessem. Em primeiro lugar porque "o rafeiro", ao contrário do cão de raça, é algo que nunca se perde, pelo menos enquanto existirem cães de duas raças diferentes. Em segundo lugar porque a panoplia de raças que existe actualmente tem tudo o que se pode esperar de um cão, e mais do que isso tem especializações em algumas dessas coisas que se esperam deles.
Cumprimentos
Paulo C.

Existem muitos SRD que nunca viveram na rua, e nem sequer sabem o que isso é! Não imagino porque é que um SRD destes que sempre viveram em casa há-de ter maior capacidade de sobrevivência na rua do que um cão de raça nas mesmas circunstâncias!
Além disso, nada me garante que um cão de raça solto na rua desde pequeno não tenha a mesma capacidade de sobrevivência do que um cão de uma raça qualquer! Esta capacidade não tem pois nada a ver com a raça ou ausência de raça, mas sim com a capacidade e adaptabilidade dos cães (todos) às condições adversas.
Quanto a dizer que um cão de raça ou um rafeiro tem mais ou menos capacidade de enfrentar ou fazer "isto ou aquilo" é outro absurdo!! Tudo depende do Cão que estivermos a falar! Existem raças bem adaptadas ao frio e existem rafeiros ( alguns até cruzados destas raças) que também o suportam! O que se pode dizer é que numa raça, desenvolvida com determinada finalidades, podemos à partida contar que tenham mais propensão para fazer aquilo para que foi criada. isto não quer dizer que, eventualmente, um rafeiro não venha a ter idênticas capacidades, a diferença é que num rafeiro nunca se pode contar à partida que as tenha!
Mas há que dizer algumas coisas, que talvez estejam na origem destas afirmações:
- Os cão vadios são maioritariamente SRD, e como tal é normal associar as capacidades de cães vadios aos rafeiros em geral. No entanto há que ter em conta que não é o facto de serem rafeiros, mas sim o facto de serem vadios que os faz serem mais desenrascados.
- Fruto de maus cruzamentos, consanguinidade, ou até do apuramento de certo tipo de características (sobretudo morfológicas) em algumas raças, fez com que alguns cães de raça tenham problemas de saúde. Mas generalizar esses probblemas aos Cães de raça é um erro, porque existem muitas raças que são extremamente resistentes.
- Os cães vadios são 'sobreviventes'. Passam por muitas situações adversas e privações, e aqueles que sobrevivem é porque são realmente fortes. Nesta base, é comum dizer-se que os rafeiros são mais resistentes que os de raça. Mas, pelas razões já referidas anteriormente, cães rafeiros não são o mesmo que caes vadios! Existem rafeiros criados em casa que sofrem das mesmas coisas que os cães de raça, e quem tem cães SRD e passa a vida no veterinário pode testemunhar bem isso! Há mesmo uma coisa interessante....é que um rafeiro é um cruzamento de várias raças (pelo menos duas), e não é caso único que um desgraçado de um rafeiro acumule em si mesmo os problemas de várias raças da sua ascedência. Por isso afirmar peremptoriamente que 'os rafeiros' são mais saudáveis e resistentes que os de raça também é um absurdo.
fará sentido existirem cães rafeiros? Na minha opinião Não! Mas isto não quer dizer que se matem todos aqueles que existem nem quer dizer que os de raça são melhores que os rafeiros. O que quer dizer é que não faz sentido 'produzir' rafeiros e que seria optimo se estes cães parássem de cruzar e apenas os de raça o fizessem. Em primeiro lugar porque "o rafeiro", ao contrário do cão de raça, é algo que nunca se perde, pelo menos enquanto existirem cães de duas raças diferentes. Em segundo lugar porque a panoplia de raças que existe actualmente tem tudo o que se pode esperar de um cão, e mais do que isso tem especializações em algumas dessas coisas que se esperam deles.
Cumprimentos
Paulo C.
Olá
Paulo C.....sabes uma coisa..
Tou 1000% de acordo contigo..
Paulo C.....sabes uma coisa..
Tou 1000% de acordo contigo..
-
- Membro
Como assim? Nao entendi.casadiscaes Escreveu:E quais são esses?rogerioantonio Escreveu: eu estou defendendo àqueles que não têm capacidade de se defender e não a mim próprio.