Comportamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Basset Hound! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: casadotrevo

Responder
patirob
Membro Júnior
Registado: segunda fev 28, 2005 12:58 pm

segunda mar 21, 2005 9:28 pm

Olá, cá estou eu ;)
Os bassets, quando são pequeninos, são mais traquinas que os outros cães?
E com a idade, melhoram? :roll:
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

terça mar 22, 2005 9:45 am

Todos os cães, em pequenos, são traquinas. Com a idade, todos os cães melhoram, pelo menos um pouco.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Gatujoba
Membro Veterano
Registado: sábado mai 08, 2004 1:54 pm

terça mar 22, 2005 11:57 pm

Os bassets atingem a idade adulta e a consequente maturidade aos 3 anos? Há raças que se tornam adultas mais cedo que outras?
É por causa do xixi e do meu porcalhaozito. Tou certa? Com 2 anos e meio ainda não é adulto? É que nunca ouvi dizer que os bassets fossem porcos.
O meu marca tudo em casa, mas isso é outra coisa. E como decidi que não ìa ser pai vai ser castrado. Mas xixi mesmo? Tanto o setter gordon que tive como o boxer com 1 ano já não faziam nada em casa.
Gostava da sua opinião casadotrevo. É que como não devemos ralhar sem ser em flagrante... está dificil. Mesmo assim eu ralho mas soft e não dou com o jornal (que ele não se rala muito com isso. Acho que jornal é para cães assustadiços e medricas, não para bassets). Não estou a conseguir gerir este problema.
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 23, 2005 10:06 am

Bom dia,
No geral um B.H., torna-se adulto (a nivel psicológico) aos dois anos, dois anos e pouco.
Penso de qualquer maneira, que o problema do xixi, tem a ver com marcação de território, e não por ser simplesmente "porco". Repreensão na altura exacta, desde cedo, teria sido o melhor. ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Gatujoba
Membro Veterano

quarta mar 23, 2005 1:32 pm

OK. A sua opinião coincide com a da vet. Ele agora está a marcar terreno.
Quando eram mais novos eu eduquei-os, ralhava (mais com o basset pois sei que são casmurros) elogiava, tinha o cuidado de os passear as vezes necessárias, etc. Quando o apanhava a fazer em casa, em flagrante, chegeui a bater-lhe com a mão (pois não ligava nada ao jornal).
Mas agora ele faz sem eu ver (eles são teimosos mas de burros não têm nada) ou quando não estou em casa. Eu lavo e...xixi.
Eu pus a hipótese de mais educação, de esperar, e a vet, que me conhece desde o 1º cão, acha que é mesmo marcação de terreno. As asneiras deles não me fazem diferença mas a porcaria faz, é que cheira muito mal.
Ela também é da opinião que 2 machos dão mais aso a estas atitudes. Com um casal ter-se-ia evitado esta situação.
A sua opinião foi confirmar a marcação de terreno. Obrigada. Gosto de fundamentar bem as minhas atitudes com quem sabe mais do que eu.
Para a próxima já sei - é um casal. Esperemos que falte muito tempo (ou será que sempre consigo a minha vivenda?)
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 23, 2005 2:31 pm

Olá,
A opinião da sua Vet, parece estar correcta. Eu até posso dar exemplos que reforçam esta ideia.
Um dos meus machos, que vive com os meus pais, não faz nada em casa dos meus pais (É o unico cão), mas quando vai a minha casa, é uma desgraça.
Eu sei que está com esperanças que a estrelização minore este problema, mas sem estar a querer assustá-la, penso que teríamos mais hipóteses de sucesso se tivesse sido feita antes do cão atingir a maturidade.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Gatujoba
Membro Veterano

quarta mar 23, 2005 2:55 pm

Como os bassets custam a educar eu pensei que o xixi estivesse incluido na teimosia em cumprir regras ou na distração do cheirar na rua. Nunca pensei, nem a vet, na marcação de terreno até porque eles se dão bem e, desde muito pequenos, quem manda é o basset. Teoricamente não teria necessidade de marcar. Só em novembro, quando ele fez 2 anos, é que a possibilidade da marcação de terreno se levantou e tenho estado a ver as situações. Como não os posso deixar sózinhos e não vou faltar quando fôr operado tive de esperar pelas férias da escola. Era para ser no verão para esperar pelo cio da cadela mas como desisti vai agora na Páscoa. Para a semana deve ser castrado.
Se não resultar a 100% espero que melhore alguma coisa. Também ainda vai levar tempo a fazer efeito.
Obrigada pela sua paciência. Eu confio a 100% na minha vet mas uma opinião conhecedora é sempre uma mais valia.
Responder

Voltar para “Basset Hound”