Peritonite Infecciosa Felina
Moderador: mcerqueira
Boa tarde, tenho uma dúvida, tive um gato que tinha três meses quando veio para minha casa em Dezembro de 2003, o que aconteceu foi que foi diagonosticado, passado uns dois meses ao gato uma peritonite infecciosa, a zona abdominal dele aumentou imenso devido aos líquidos desta infecção. Vi-me obrigado a mandar abater o gato, pois o vet disse que não havia nada mais a fazer, e o animal estava em sofrimento pois começava ja a dificultar os movimentos. Entretanto, tenho outro gato, que nasceu em Abril do ano passado, e veio para casa no final de Maio ou principios de Junho, a minha dúvida está em saber se este ultimo gato poderá vir ou não a contrair a mesma doença. Obrigado.
Boa tarde
Tive um caso semelhante ao seu. Também o meuprimeiro gatinho morreu de PIF, na sua forma efusiva. O meu gato foi contagiado e apresentou nas análises níveis muito elevados de anticorpos. Porém, continua entre nós com já mais de um ano de infecção. A questão é ue o vírus contagia muito depressa,mas a doença só despoleta em ca de 10% dos casos, estando associada a factores de stress, má nutrição e higiene deficiente... Eu não posso ter outro gato, o qual também não pude castrar , nem dar as últimas vacinas, pois poderia enfraquecer o sistema imunitário. Mas, sobre este aspecto, o melhor é falar com o seu veterinário.
Tenha calma, pois mesmo que o seu bichinho esteja infectado e tenha níveis altos, isso não significa que ele despolete a doença, pois tudo depende também do seu sistema imunitário. Pode ser consultar o seguinte site:
http://www.dr-addie.com
Espero que tenha mais sorte, desta vez...
Cumprimentos
Tive um caso semelhante ao seu. Também o meuprimeiro gatinho morreu de PIF, na sua forma efusiva. O meu gato foi contagiado e apresentou nas análises níveis muito elevados de anticorpos. Porém, continua entre nós com já mais de um ano de infecção. A questão é ue o vírus contagia muito depressa,mas a doença só despoleta em ca de 10% dos casos, estando associada a factores de stress, má nutrição e higiene deficiente... Eu não posso ter outro gato, o qual também não pude castrar , nem dar as últimas vacinas, pois poderia enfraquecer o sistema imunitário. Mas, sobre este aspecto, o melhor é falar com o seu veterinário.
Tenha calma, pois mesmo que o seu bichinho esteja infectado e tenha níveis altos, isso não significa que ele despolete a doença, pois tudo depende também do seu sistema imunitário. Pode ser consultar o seguinte site:
http://www.dr-addie.com
Espero que tenha mais sorte, desta vez...

Cumprimentos
Peço desculpa, mas não tinha percbido que os gatinhos não tiveram contacto. Sendo assim, não me parece provável que tenha sido contaminado, uma vez que se aconselha que o periodo de quarentena entre o gato falecido e o novo seja de ca de um mês e meio (há quem diga mais, há quem diga menos...) - no que respeita a esta doença.
Cumprimentos, novamente...
Cumprimentos, novamente...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Boa noite maxt.
Sendo que o seu gatinho morreu, presumo pelas datas dadas, em Fevereiro...ora como o outro só foi para sua casa 3 ou 4 meses depois... com sorte não terá que recear tanto...
.
Aqui lhe deixo parte do parágrafo de um site em que explicam sobre a doença : "Indirectamente, o vírus sobrevive por até duas semanas Por isso, mesmo depois da morte do animal, é necessário que a casa passe por uma quarentena antes de receber um novo gato" (retirado do site : http://www.hospvetprincipal.pt/doegatos.htm )
Boa sorte e pensamentos positivos...
Leo
Sendo que o seu gatinho morreu, presumo pelas datas dadas, em Fevereiro...ora como o outro só foi para sua casa 3 ou 4 meses depois... com sorte não terá que recear tanto...

Aqui lhe deixo parte do parágrafo de um site em que explicam sobre a doença : "Indirectamente, o vírus sobrevive por até duas semanas Por isso, mesmo depois da morte do animal, é necessário que a casa passe por uma quarentena antes de receber um novo gato" (retirado do site : http://www.hospvetprincipal.pt/doegatos.htm )
Boa sorte e pensamentos positivos...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>