papagaio africano!

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
haole
Registado: terça mar 15, 2005 7:03 pm

terça mar 15, 2005 7:29 pm

olá!!!

tenho um papagaio africano, não sei o nome exacto do meu pagagaio...ele é cinzento e tem a cauda vermelha, e fala imenso mesmo, parece um rádio! :D
gostava de saber mais sobre o meu papagaio, algumas informações tias como o tipo de alimentação, o melhor modo de o tratar, como se destingue a fémia do macho??tudo o k souberem sobre esta espécie!!!
um abraço para todos***** ;)
Kles
Membro Veterano
Registado: domingo abr 06, 2003 9:05 pm
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

terça mar 15, 2005 8:08 pm

Antes de mais - devia ter-se informado(bem) antes de comprar, não depois (é claro que é compreensivel se lhe tiverem oferecido inesperadamente, ou algo do género).

Para distinguir o sexo nos papagaios cinzentos só mesmo por análise ao ADN. Alguns criadores conseguem faze-lo por apalpação dos ossos pélvicos(mais afastados nas fêmeas, para a passagem dos ovos), mas mesmo assim com uma grande margem de erro.

Para alimentação, a base deve ser granulados (cerca de 50%), depois legumes e fruta frescos, algumas sementes, etc (quase tudo o que for saudável para nós, excepto avocado, chocolate, e leite ou produtos com lactose).

Cuidados em geral incluem algum tempo fora da gaiola todos os dias, tempo com os donos, vários brinquedos disponiveis na gaiola, e claro higiene em geral.
lobosentado
Membro
Registado: quinta out 24, 2002 11:46 am
Localização: 2 papagaios cinzas,caturras,tartarugas,peixes e cães

sexta mar 18, 2005 2:33 pm

olá, o papagaio que tu tens é um papagaio cinzento africano de cauda vermelha, um psittacus erithacus, é o papagaio que melhor imita a voz humana e sons circundantes ao seu meio.quanto á alimentação,eu tenho 3 papagaios e dou-lhes pellets, que é tipo uma ração própria para papagaios, equilibrada,e porquê?porque além de não haver desperdícios e não termos de nos preocupar em suplementar a dieta do papagaio com isto, mais aquilo, quem dá sementes de girassol durante toda a vida do papagaio acaba por ter problemas mais cedo ou mais tarde, tenho dois conhecidos que os papagaios morreram devido a cirrose no figado por causa das sementes,poque estas são muito oleosas.É verdade que os pellets são mais caros que as sementes, mas o que compensa mais?Os pellets claro!Há variedades que contêem spirulina e vitaminas.
Depois deves dar ao teu papagaio um bom probiótico, como os iogurtes l-casei, só que próprio para aves(é mais barato)conheço criadores na frança que dão actimel aos filhotes de papagaios e araras.
Deves dar um duche de vez em quando com um borrifador de plantas, para que ele não arranque as penas,controle de ácaros e porque os cinzas libertam mais peliculas(farinhentas) do que o resto das outras aves.
Investe nuns brinquedos própios para ele,para ele passar o tempo quando ninguém mais está,pode ser um brinquedo mastigável,um brinquedo inquebrável de acrílico e umde madeira,uma ideia barata: uma colher!
Não dá para saber se o teu papagaio é macho ou femea,só atravez de um exame ao sangue (adn)ou endoscopia, mas diz-se que os machos são os mais faladores e as femeas são mais meigas
quanto a obter informação só depois da aquisição, isso não tem nada haver, eu faço criação de papagaios e outras aves, sou mesmo completamente passada por aves, e tudo começou sem eu saber nada sobre aves, eu e o meu marido, na altura éramos namorados e resolvemos comprar um papagaio á minha mãe(uma patagónia) e afinal eu é que fiquei dona dele,a compra foi num impulso, eu umas horas antes nem sonhava que ia comprar um papagaio! e só depois de o comprar passados alguns dias é que fui á net procurar coisas, e a maior parte das pessoas só compra um livro sobre aves depois de ter pelo menos uma ave, nem que seja um periquito.nõ faz lógica não ter ave nenhuma e andar a comprar livros.
Kles
Membro Veterano
Registado: domingo abr 06, 2003 9:05 pm
Localização: 4 piriquitos, 1 papagaio do senegal, 1 canario, 1 schnauzer miniatura

sábado mar 19, 2005 12:26 am

Concordo com grande parte do post, excepto a ultima parte:
quanto a obter informação só depois da aquisição, isso não tem nada haver
e
nõ faz lógica não ter ave nenhuma e andar a comprar livros.
Estas são das piores ideias que existem - e ainda piores para serem divulgadas. Principalmente quando há tanta gente a tentar contrariar essa idea muito errada e que dá tantos problemas -

-que as aves se podem comprar por impulso e sem muita informação prévia, esquecendo que se tratam de seres vivos que precisam de muita atenção diária, cuidados que não se aprendem num dia para o outro, que podem desenvolver problemas como gritar ou arrancar penas se não tiverem esse tempo e cuidados e que podem viver mais de 50 anos em alguns casos.

Este problema não se nota em Portugal(ainda ,pelo menos, e ainda bem) mas nos EUA existem já várias instituições de adopção de papagaios(cheias) - porquê? Por causa da falta de informação antes da compra, ou a compra por impulso, por donos que não sabiam no que se estavam a meter.

No seu caso acabou bem, lobosentado, depois informou-se e calhou que gostava, tinha a disposição e o tempo para as aves, mas pode não ser assim e se só se descobrir isso depois de já se ter a ave...não faz sentido.
Mozungo
Membro Veterano
Registado: domingo set 08, 2002 11:34 am

domingo mar 20, 2005 1:57 pm

Ora bem, concordo no geral com tudo que aqui já foi dito; acrescento que, a maior causa de doenças dos psitacideos em cativeiro, é a alimentação indiscriminada com sementes gordas ( aliás, comum a todas as nossas aves); as sementes gordas são aquelas que tem muito óleo......girassol, cartamo, linhaça, colza, semilha, etc.. Portanto, para manterr as aves saudaveis, dar sementes gordas apenas como guloseima, e muito raramente. As sementes gordas acabam por criar doenças hepaticas graves e levam a morte a curto prazo.
Não tenho papagaios, mas tenho amigos que os criam......e a base da alimetação que eles lhes dão, para além dos alimentos referidos aqui, são o milho miudo e outros grãos, mas previamente remolhados em agua, isto é, os grãos são colocados de molho, pelo menos durante 24 h e so depois são dados aos papagaios.
Viavia
Membro Júnior
Registado: quarta nov 05, 2003 12:55 am

domingo mar 27, 2005 7:44 pm

Concordo a 200% contigo Kless!! Isso é a logica mesma!!! Ninguem vai comprar um carro sem saber nada da potencia, do consumo, etc... E portanto nao é um ser vivo!!!
Mas si o Haole tem um papagaio sem conhecer o nome dele é com certeza que nao foi ele que comprou... (??)
Viavia
Membro Júnior

domingo mar 27, 2005 8:16 pm

Concordo a 200% contigo Kless!! Isso é a logica mesma!!! Ninguem vai comprar um carro sem saber nada da potencia, do consumo, etc... E portanto nao é um ser vivo!!!
Mas si o Haole tem um papagaio sem conhecer o nome dele é com certeza que nao foi ele que comprou... (??)
Viavia
Membro Júnior

domingo mar 27, 2005 8:17 pm

Viavia
Membro Júnior

domingo mar 27, 2005 8:30 pm

o 3 vezes??!! Nao mandei 3 vezes o ultimo post??! Desculpa para o incomodo!! oops

Mas já que estou aqui outra vez p , Kles, podes me dar o peço medio para um papagaio do senegal criado na mao se faz favor ? (é bem um youyou que tens?) Conheço ninguem aqui e gostaria evitar o comprar numa loja... :?
Viavia
Membro Júnior

segunda mar 28, 2005 12:17 am

Já respondistes a essa pergunta num outro post, só vi agora, desculpa-me :oops:
Viavia
Membro Júnior

segunda mar 28, 2005 12:18 am

Já respondistes a essa pergunta num outro post, só vi agora, desculpa-me :oops:
lobosentado
Membro
Registado: quinta out 24, 2002 11:46 am
Localização: 2 papagaios cinzas,caturras,tartarugas,peixes e cães

terça mar 29, 2005 10:41 am

desculpem responder tao tarde mas, com as férias da páscoa não tava com o computador.
Acho que não se pode comparar uma ave a um carro, porque podes encontrar centenas de revistas acerca de carros, mas se no mesmo quiosque quiseres comprar uma revista sobre aves, não encontras nem uma unidade, o mais perto que consegues arranjar é em espanha.
Tenho vários livros sobre aves, um até foi carérrimo, mas eu queria-o mesmo, e não tenho vergonha de dizer que só comprei os livros depois de comprar a minha 1ª ave, até poque fiz 40 km para os comprar,a cada um, porque onde moro não há nada mesmo.
Depois há aquelas pessoas que sempre tiveram net, mesmo antes de comprar as aves, pesquisam e compram, mas há quem só tenha net e acesso aos livros muito depois de comprarem as aves, (no meu caso).
Por isso eu penso que é uma coisa relativa,antes era bem pior, conta-me a minha avó que na aldeia havia aqueles emigrantes portugueses que vinham do brasil com um papagaio(amazonas)e que lhes davam durante toda a vida arroz cozido e café, agora nas lojas, bem ou mal os donos das lojas já têem consciencia de "ensinar" ás pessoas o que fazer ou não, na loja de animais no feira nova, a dona não vende o animal se achar que o dono não tem condições para ter o animal , por exemplo se ele se recusar a comprar algum acessório indispensável ao animal.
Quanto aos estados unidos as pessoas têm casa sim, casa não, papagaios ou catatuas, é um número muito grande de aves, por isso a probabilidade de haver problemas é maior, porque há quem tenha a ave só porque toda a gente tem um, e depois fartam-se delas porque no fundo não são realmente fãs de aves, penso que se trata do mesmo que acontece em portugal com os cães que são abandonados e vão parar ao canil, chegam as férias e descobrem que afinal o cão é um ser a mais.
Infelismente é o que se vê, por isso é que secalhar não é má ideia as aves serem caras, as criadas á mão, porque quem gostar mesmo poupa um dinheirinho, compra a ave e dá-lhe valor, agopra se foi barata, já lhe custa menos a desembaraçar-se dela, e conheço um caso assim, quando começei a vir a net, vi um anuncio de uma fulana que vendia uma arara bébé por 600 €, e o que era?tinha sido um criador amigo do pai dela que lha tinha dado e ela estava a desfazer-se da ave, lucrando ainda dinheiro.
nisty
Registado: domingo set 05, 2004 2:23 pm

sexta abr 01, 2005 1:53 am

claro que antes de se comprar um animal é necessário ter informação sobre este, mas caso isso não aconteca, não deixa de ser bom recorrer a informação sobre o animal depois da compra o que interessa é que o animal seja bem tratado,neste caso que estamos a assistir aqui o haole está a pedir informação sobre o seu animal para lhe dar as devidas condições, e não vejo nehum mal nisso, embora seja sempre melhor sabermos as necessidades do bichinho antes de o comprar, mas no caso do haole ele encontrou o papagaio (que é o bernardo ;) lol) que era mt novinho e agora tem 6 anos, mas logo que o encontrou foi ao veterinário para o analisar e obter informações sobre como dar as devidas condições , e agora é a companhia dele, o bernardo é um papagaio muito falador mesmo, voçes nem imaginam o que ele diz :), e é bastante inteligente, e tem as condições necessárias para estar bem, porém é sempre bom ao longo da vida do bichinho obtermos a mais variada informação sobre os nossos animais, apesar de por vezes ser errada :| !!

um abraço para todos!!
Responder

Voltar para “Aves”