Dúvidas sobre Chinchilas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
DeniseAytekin
Membro Veterano
Registado: quinta fev 10, 2005 12:52 am

segunda mar 28, 2005 5:55 pm

É o seguinte; A minha Ariel tem a área genital toda amarela, parece k tá toda "mijadita"... Já tá assim á mt tempo, mas pensei k com os banhos de areia saisse. Mas ñ... Então, tentei limpá-la com toalhetes de bebé, mas ñ saiu kuase nada... Logo a seguir dei-lhe banho de areia com bastante pó anti-fungos, mas akilo continua tudo sujo, ñ entendo o porquê! O k será akilo e o k devo fazer?

Outra dúvida:
A minha Pitinha ñ toma banho de areia, é escusado, nem se aproxima... Vê os outros lá todos contentes mas ela nada... Eu é k tenho k lhe dar um banho forçado... Gostava k tomasse por vontade própria, o k devo fazer pa k se habitue?

Se alguém me souber ajudar... Agradeço... ;)
xotyka
Membro
Registado: sábado jan 29, 2005 12:09 pm
Localização: 3 coelhinhos (Yogui,Kiko e Pipoca) e 4 caturras(Afrodite,Romeu,Rufia e Chanel)

segunda mar 28, 2005 6:22 pm

Oi..eu nao percebo nada de chins, mas percebo um pouco de "saúde". Isso da zona genital pode ser uma infecção fungica, uma vez que as chins teem grandes probabilidades de apanhar fungos.. Axo ke devias ir ao vet ver isso para despitar algo mais grave.. Se for mesmo um fungo, deve estar a incomodá-la bastante...
rosabela
Membro Júnior
Registado: domingo set 12, 2004 11:23 pm

segunda mar 28, 2005 6:43 pm

Olá, já faço criação de chinchilas á anos, e acho q isso n é nada de fungos, se n tiver a parte genital irritada acho q é caso para alarme mas se for o contrário é melhor teres cuidado. Em relação aos banhos isso é o proprio comportamento q a tua chinchila adquirio n podes fazer em relação a isso, só te resta ires pondo sempre a areia ao pé dela a das outras pra que ela por si aprenda. Felicidades pras tuas chinchilas.

Fica bem
xotyka
Membro
Registado: sábado jan 29, 2005 12:09 pm
Localização: 3 coelhinhos (Yogui,Kiko e Pipoca) e 4 caturras(Afrodite,Romeu,Rufia e Chanel)

segunda mar 28, 2005 7:36 pm

Bem..eu bem disse ke nao percebia nada de chins.. ;) Mas axo ke a denise devia ir ao vet.
Bj
sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

segunda mar 28, 2005 8:58 pm

Eu acho q, não leves a mal, ela ficou algum tempo num sítio com urina...
ou na transportadora ou estava com medo e ficou encolhida.

E digo-te porquê: há umas semanas trouxe uma hamster já crescidota, de uma loja, com a barriga assim. E o meu coelho novo também tem as patas um bocado amareladas...
Dão-se gerbos da Mongólia. lilases, siameses...
DeniseAytekin
Membro Veterano

segunda mar 28, 2005 9:23 pm

[quote=sahara]
Eu acho q, não leves a mal, ela ficou algum tempo num sítio com urina...
ou na transportadora ou estava com medo e ficou encolhida.

E digo-te porquê: há umas semanas trouxe uma hamster já crescidota, de uma loja, com a barriga assim. E o meu coelho novo também tem as patas um bocado amareladas...
[/quote]

Tens toda a razão... Eu tenho a Ariel há uns 2 meses e ela já vinha assim, meio "mijadita" só k eu pensei k com o tempo saísse... Ela além de suja, tavam-lhe a aparecer fungos... :? Mas eu tratei-lhe os malditos fungos e ela tá linda e, ou mt me engano, ou vai ser mamã... :oops:
Aliás, o motivo porque comprei a Ariel, foi precisamente o estado em que estava... Sózinha, numa gaiola mt pekena, com comida inapropriada, já grande, a aparecerem fungos, suja e a tremer de medo... Dp de a ver assim, ñ deu pa ficar indiferente, ñ resisti e trouxe-a para casa... ;)
Só k tava convicta k a sujidade ia sair, nem nunca + liguei a isso, até à uns dias em k reparei k continuava na mesma, toda amarela na zona genital... :? Ñ me parece k esteja "irritada", acho k é só mesmo suja...
Levá-la ao vet ñ é possível pk cá ñ há um só Vet k entenda de Chinchilas... :cry:

Obrigado pelas vossas respostas ;)
mariapipas
Membro
Registado: terça mar 22, 2005 8:02 pm

segunda mar 28, 2005 10:21 pm

eu talvez te possa ajudar, mas nao directamente... há um senhor que entende de chinchilas... ele é o do animalword, chama-se sergio... talvez te possa ajudar... ja agora, de onde és? as melhoras para a tua chinchila...
DeniseAytekin
Membro Veterano

segunda mar 28, 2005 11:33 pm

Pois, eu sou de bastante longe da loja animalworld... Entroncamento... :?
Eu ñ me parece k a Ariel esteja doente, acho k é só msm sujo. Assim espero...
Obrigado... ;)
PNCB
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda mar 28, 2005 11:48 pm

ola,
isso é apenas sujo, nao tem k se preocupar, ja crio chinchilas ha muitos anos , e por vezes havia chins que traziam essa zona do pelo mais amarelada, mas com o tempo sai.

quanto a areia, nem todas gostam de areia e ha umas que gostam mais que outras. por exemplo mudo o fundo da gaiola e elas rebolam-se e ponho a areia , e elas mandam-me rebolar a mim :lol: .

espero ter ajudado

Pedro Barroso
DeniseAytekin
Membro Veterano

terça mar 29, 2005 12:02 am

Obrigado Pedro... ;)
Então ker dizer k akele amarelo ñ lhe faz mal nenhum e k ñ vai dar origem a fungos? Posso ficar descansada?... Ela adora tomar banhinho de areia, será k com o tempo akele amarelo saí? É k eu tenho mt cuidado com a higiene delas... Lavo a gaiola toda 1 vex por semana, mas tá sempre tudo limpinho...
animalworld
Membro
Registado: segunda jun 28, 2004 5:34 pm
Contacto:

quarta mar 30, 2005 5:49 pm

olá,
acho que o Pedro disse tudo.....

"
ola,
isso é apenas sujo, nao tem k se preocupar, ja crio chinchilas ha muitos anos , e por vezes havia chins que traziam essa zona do pelo mais amarelada, mas com o tempo sai.
quanto a areia, nem todas gostam de areia e ha umas que gostam mais que outras. por exemplo mudo o fundo da gaiola e elas rebolam-se e ponho a areia , e elas mandam-me rebolar a mim .
espero ter ajudado
Pedro Barroso "

Não te deves preocupar com isso de amarelo.... mas tem cuidado com os fungos isso sim é preocupante.......
DeniseAytekin
Membro Veterano

quarta mar 30, 2005 5:54 pm

Obrigado... ;)
eu daqui a pouco vou-lhes dar a banhoca de areia com pó antifungos, mas vou-lhe pôrum pco do pó directamente por preceução...
Responder

Voltar para “Exóticos”