pedrobaleia Escreveu:o problema é a incoerência, como pode o estalão permitir uma ilegalidade?
Qual incoerência ???
Estalão em canicultura : Conjunto de definições morfológicas e tipológicas que procuram estabelecer e definir objectivos a perseguir para melhoramento de raças de cães.
São estabelecidos visando de certa forma uniformizar critérios de apreciação e classificação em canicultura , aplicáveis em "n" países.
Leis : Conjunto de regras estabelecidas e legisladas com independência e isenção pelas instituições de soberania de cada país, visando estabelecer procedimentos de conduta social e económica que permitam coexistir e viver em sociedade e com regras.
As Federações Caninas (nacionais e internacional) não legislam.
Os países onde os canicultores, por maioria, decidiram não aderir a alguns estalões, criaram alternativas chegando a admitir raças não aceites pela FCI . Um exemplo disso é a Canina dos Estados Unidos (com o Americam Bulldog ou o Boxer Branco) e outro a da África do Sul (com o Boerboel).
O que tem de prevalecer, como é óbvio, é a LEI DO PAÍS.
Discordar é um direito de todos, tal como emigrar quando se torna insuportável viver com e sob determinadas leis/regras.
pedrobaleia Escreveu:mais, durante quanto tempo vai o estalão permanecer assim?? o dono do estalão é a alemanha e na alemanha o meu cão, que até tem orelhas inteiras, não pode ser exposto...
Oxalá permaneça assim, porque desta forma ainda poderás levá-lo a expor em quase todos os países da europa, ásia e américas.
A ATIBOX e a FCI permitem a coexistencia de "orelhudos" com "cornudos" e "toquinhos" com "rabudos" .
Não poderás é disputar campeonato nos países onde a canina local e o respectivo clube de raça tiverem decidido e determinado, conforme as legislações locais e comunitárias estabeleceram, que apenas poderão disputar o mesmo "cães com os apêndices naturais".