Mordida por um cão - AJUDA

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Tartaruga De Faces Rosadas! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
laisidoro
Membro
Registado: terça nov 23, 2004 1:03 am

segunda mar 28, 2005 3:20 pm

Aconteceu uma pequena desgraça neste Domingo com a minha tartaruga. Um cachorro esteve a brincar com ela, e roeu-lhe a carapaça toda. Ao que parece não lhe fez qualquer estrago para além da carapaça (braços, pernas, rabo e cabeça estão intactos) no entanto a minha Teca ficou mal tratada :cry: . A tartaruga já tem 3 anos, e tem cerca de 15cm de comprimento. O cachorro andou a brincar com ela, e recortou-lhe a carapaça toda em volta, e em pelo menos dois sítios ficou com hemorragia. A hemorragia é muito pequena, e a Teca começou logo a andar assim que a coloquei no lago, no entanto anda com dificuldades pois a carapaça está toda mordida... coitadinha!!!

Precisava de ajuda para saber o que fazer para tratar dela. Para já, está num aquário, em cima de uns panos húmidos e desinfectei-a com betadine e coloquei halibut para ajudar a cicatrizar. De vez em quando coloco-a num recipiente grande com água para que ela nade um pouco e coma. Vou entretanto comprar Bacitracina e/ou Flamezine pois dizem que é melhor para cicatrização e para evitar infecções.

Será esta a melhor forma de a salvar? Estou muito preocupado pois não sei até que ponto a deveria tirar da água, mas dentro do lago os medicamentos não fazem efeito!

Fico à espera das vossas experiências em casos identicos,

Até já,

Luís
naima
Membro Júnior
Registado: terça mar 29, 2005 10:27 pm
Localização: Degus, coelho anão, pássaros, tartaruga, iguanas, dragão barbudo, samoiedo, pastor alemão, papagaio,

terça mar 29, 2005 10:38 pm

aconteceu exactamente o mesmo à minha trataruga. deve metê-la na água o menos tempo possível, só mesmo para comer para poder cicatrizar. falei na altura com a minha veterinária e ela disse que se a carapaça não estivesse partida, ela poderia recuperar, mas se estivesse tinha que a levar lá pois os veterinários têm uma pasta que cola a carapaça das tratarugas.
a minha já está boa. pus betadine diluido com soro fisiológico nas feridas e mantive-me atenta para ver se nada infectava. boa sorte para a tua :lol:
laisidoro
Membro
Registado: terça nov 23, 2004 1:03 am

quarta mar 30, 2005 2:54 am

Muito obrigado pela ajuda, estava a ver que ninguém respondia!

A carapaça não ficou partida mas foi roída em toda a volta (na junção da parte de baixo com a de cima)!

Vou juntar então o soro fisiológico ao betadine que já estou a usar e vou continuar a mantê-la fora de água!

Só espero que a bicha consiga regenerar parte da carapaça, senão vai ser complicado nadar!

Vamos lá ver...

Muito obrigado de novo,

Luis

PS - Já agora, o cachorro na foto do meu avatar foi o camelóide que fez o trabalho à coitadinha da minha Teca.
Responder

Voltar para “Tartaruga De Faces Rosadas”