Olá,
eu tenho uma iguana, com cerca de 1 ano. Sempre lhe tentei proporcionar o melhor ambiente possivel para que se sentisse bem e para que fosse saudável. No verão passado, desenvolveu bastante e comia muito bem, mudando de pele várias vezes. Quando começou o inverno e os dias mais frios, comecei a notar que já não comia da mesma maneira até que ficou mesmo um dia sem comer nada. Coastumava sair várias vezes do aquário durante o dia para passear no quarto e para fazer as necessidades, mas deixou de o fazer e agora penso que só faz as necessidades longe a lone (2 em 2 semanas). Fiquei mto preocupada com ela e procurei informação e apercebi-me de que não estaria com a melhor temperatura e humidade. Além disso, e o pior de tudo, é que reparei que as suas patas traseiras incharam muito e a iguana já não consegue saltar como fazia antigamente... já procurei alguns veterinários, mas ninguem percebe nada destes bichinhos. Actualmente continua a comer muito pouco, variando a temperatura dos 26/27 graus durante o dia e os 22/23 à noite.
Gostaria que alguem me esclarecesse ou me ajudasse a compreender se a minha puma está ou não doente....
Obrigado.
Iguana doente??
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
- Contacto:
As temperaturas diurnas devem estar enter os 30 e 35º se a iguana naõ atingir estas temperaturas os metabolismo fica lento e não conseguem digerir os alimentos.
Tens lampadas especiais para iguanas?
As pernas inchadas pode ser devido á falta de calcio que á uma doença ossea que é recuperavel mas é um processo longo.
Quando dizes que tens prporcionado todas as condições que queres dizer com isso?
Tipo de terrario?e tamanho?
Substrato?
Tipo de aquecimento?E lampadas?
Qual a dieta diaria que que utilizas?
Se respondertes a estas questões será mais facil tentar ajudar-te.
Tens lampadas especiais para iguanas?
As pernas inchadas pode ser devido á falta de calcio que á uma doença ossea que é recuperavel mas é um processo longo.
Quando dizes que tens prporcionado todas as condições que queres dizer com isso?
Tipo de terrario?e tamanho?
Substrato?
Tipo de aquecimento?E lampadas?
Qual a dieta diaria que que utilizas?
Se respondertes a estas questões será mais facil tentar ajudar-te.
-
- Registado: quarta mar 30, 2005 7:57 pm
Obrigado pela resposta.
No inicio tinha um aquário, n sei o tamanho, mas ela cabia lá á vontade, mesmo contando com a cauda. Mas como no verão desenvolveu muito, começou a ficar pequeno. O aquário tinha uma pedra térmica, lampada UV das compridas (próprias para aquário) e fio térmico. Agora, à cerca de 2 semanas aproveitei um movel antigo de madeira e como o vidro de baixo do aquário se tinha partido (por causa do fio térmico), acabei de o partir e fiz uma continuação com o móvel (madeira de todos os lados e com vidro á frente), até porque tinham a mesma largura e comprimento. Mas sinceramente, acho que ela não gostou muito. Equipamos com mais uma lampada própria para iguana, casco de madeira, mas n tenho troncos nem galhos... De qq forma acho que ela precisa ainmda mais de espaço, mas estou a ganhar coragem para comparar qq coisa maior, não sei...
Em relação à alimentação, tentamos variar, dar alface 3x semana, e díariamente, cenoura ralada, espinafres, ervilhas, agrião, maça e outras couves. Mas ela come muito pouco, embora a nossa imaginação. No verão tinha tanta fome que até "queque" ela comia... Bom, não sei se respondi a todas as perguntas, mas estamos a pensar em leva-la a um veterinário mesmo de répteis pq já n sabemos o que fazer com ela.
Muito obrigado e fico á espera de mais esclarecimento.
Ana
No inicio tinha um aquário, n sei o tamanho, mas ela cabia lá á vontade, mesmo contando com a cauda. Mas como no verão desenvolveu muito, começou a ficar pequeno. O aquário tinha uma pedra térmica, lampada UV das compridas (próprias para aquário) e fio térmico. Agora, à cerca de 2 semanas aproveitei um movel antigo de madeira e como o vidro de baixo do aquário se tinha partido (por causa do fio térmico), acabei de o partir e fiz uma continuação com o móvel (madeira de todos os lados e com vidro á frente), até porque tinham a mesma largura e comprimento. Mas sinceramente, acho que ela não gostou muito. Equipamos com mais uma lampada própria para iguana, casco de madeira, mas n tenho troncos nem galhos... De qq forma acho que ela precisa ainmda mais de espaço, mas estou a ganhar coragem para comparar qq coisa maior, não sei...
Em relação à alimentação, tentamos variar, dar alface 3x semana, e díariamente, cenoura ralada, espinafres, ervilhas, agrião, maça e outras couves. Mas ela come muito pouco, embora a nossa imaginação. No verão tinha tanta fome que até "queque" ela comia... Bom, não sei se respondi a todas as perguntas, mas estamos a pensar em leva-la a um veterinário mesmo de répteis pq já n sabemos o que fazer com ela.
Muito obrigado e fico á espera de mais esclarecimento.
Ana
-
- Membro
- Registado: segunda jun 28, 2004 5:34 pm
- Contacto:
Alface nem pensar!!!
só lhe faz mal e banana tb não.
de resto podes dar de tudo.
Sabes, quando eu as importo elas vêm a comer muito pouco devido a stress das viagens e a melhor maneira de elas começarem a comer é dar morango normalmente elas adoram.
quanto ao resto parece que tens tudo bem, mas tb é bom de vez em quando dar um suplemento de calcio a elas.
só lhe faz mal e banana tb não.
de resto podes dar de tudo.
Sabes, quando eu as importo elas vêm a comer muito pouco devido a stress das viagens e a melhor maneira de elas começarem a comer é dar morango normalmente elas adoram.
quanto ao resto parece que tens tudo bem, mas tb é bom de vez em quando dar um suplemento de calcio a elas.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
- Contacto:
Visita este site http://www.sauria.net em "SOS iguanas" Talvez encontres alguma informaçao sobre a alimentação este site está em Português, se entenderes bem inglês posso indicar-te mas uns sites
Oa alface é muito pouco nutritiva deves evitar ao maximo ou nunca dar.
O espinafre tambem não é aconselhavel todos os dias a cenoura tambem não aposta na couve galega(a do caldo verde), abobora ralada ,agrião,feijão, verde e de fruta odes dar mas muito pouco por dia papaia ou mango eu só dou fruta como se dá um biscoito a um cão ( depois de lhe dar o banho ou depois de ele andar a passear pela casa quando o coloco de novo no terrario....tipo agradecer-lhe por ele se ter portado bem.
Eu sei que ás vezes é dificil arranjar um bom vet para os cães, como tal ainda mais dificil arranjar um de repteis...boa sorte e trata bem do teu bixinho..
Oa alface é muito pouco nutritiva deves evitar ao maximo ou nunca dar.
O espinafre tambem não é aconselhavel todos os dias a cenoura tambem não aposta na couve galega(a do caldo verde), abobora ralada ,agrião,feijão, verde e de fruta odes dar mas muito pouco por dia papaia ou mango eu só dou fruta como se dá um biscoito a um cão ( depois de lhe dar o banho ou depois de ele andar a passear pela casa quando o coloco de novo no terrario....tipo agradecer-lhe por ele se ter portado bem.
Eu sei que ás vezes é dificil arranjar um bom vet para os cães, como tal ainda mais dificil arranjar um de repteis...boa sorte e trata bem do teu bixinho..
-
Mas o que é o suplemento de cálcio??
Eu dou-lhe um pozinho branco que comprei, será isso?
Obrigado pela ajuda
Fiquem bem!!
Eu dou-lhe um pozinho branco que comprei, será isso?
Obrigado pela ajuda
Fiquem bem!!
-
Outra coisa, deve-se dar banho??Qtas vezes??
Obrigado
Obrigado
Em principio esse "pozinho branco" deve ser suplemento de cálcio e vitaminas, no entanto podes ver no rótula da embalagem que deve de vir lá um série de vitaminas.
O banho deve ser dado uma vez por semana ou então proporcionares-lhe um local, dentro do terrário, onde ela possa tomar banho quando quiser. Mas se mesmo assim ela não tomar então não há como a pôr na banheira.
Quanto ao teu terrário, pelo que percebi, ele está mais em comprimento do que em altura quando deve de ser o contrário.
Quanto ao facto de não teres nenhum tronco, isso também é prejudicial para elas pois precisam de se exercitar mesmo quando estão dentro da sua casinha.
O banho deve ser dado uma vez por semana ou então proporcionares-lhe um local, dentro do terrário, onde ela possa tomar banho quando quiser. Mas se mesmo assim ela não tomar então não há como a pôr na banheira.
Quanto ao teu terrário, pelo que percebi, ele está mais em comprimento do que em altura quando deve de ser o contrário.
Quanto ao facto de não teres nenhum tronco, isso também é prejudicial para elas pois precisam de se exercitar mesmo quando estão dentro da sua casinha.
-
- Membro
- Registado: segunda jun 28, 2004 5:34 pm
- Contacto:
essse po deve ser um suplemento p/ iguanas, eu prefiro dar calcio puro.