aisd Escreveu:
Se tiver alguma surpresa desagradável lembre-se que é possível o aborto nos dias a seguir à relação mediante uma injecção que há em todos os vet - é tipo pílula do dia seguinte.
Não faz qualquer mal à cadela, mata os óvulos e estes são reabsorvidos pelo organismo.
É verdade que a injecção existe (a cadela pode levá-la até 15 dias após o "acto") e que é um óptimo recurso em casos de emergência mas não deixa de haver o risco de efeitos secundários. Quais, exactamente, não sei dizer, mas fui alertada para este facto pelo meu vet. Ele também disse que não convinha repetir esta injecção muitas vezes pois aí os riscos aumentam consideravelmente.
Novata, o seu canil parece bastante seguro mas mesmo assim vigie muito bem a cadela, principalmente na 2ª semana do cio que é a mais perigosa. O nosso canil já sofreu muitas alterações desde o acidente e parece-me que agora nem McGyver consegue entrar lá. A PA está neste momento com o cio novamente e, felizmente, não têm aparecido pretendentes por lá.
Aprendi outro truque aqui no fórum para as cadelas com o cio: spray repelente (próprio para as cadelas com cio) e comprimidos de clorofila. Quando tomados em conjunto, mascaram o cheiro do cio e ajuda a manter os cães afastados. Pode encontrar estes produtos numa boa loja de animais.