Gaiola Porkinhos

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
DeniseAytekin
Membro Veterano
Registado: quinta fev 10, 2005 12:52 am

quarta mar 30, 2005 5:19 pm

É o seguinte, como sabem, eu ontem adoptei 2 porkinhos; o Billy e o Piggy. Acontece, k eu ñ tinha gaiola pa eles pois a única gaiola suplente k tinha era de hamster... :? Então, tive k comprar outra gaiola. Só k é mt pekena para eles... Tem 54cm de comp. e 28cm de largura... Acontece k ñ havia nenhuma maior e tbm, uma despesa extra ñ tava no programa... Msm assim custou-me 20€, + os comedouros, a pedra de cálcio e ração... Bebedouro tinha um sobresselente.
Só k akela gaiola ñ é mt boa para eles, é mt pekena, então, tava a pensar fazer eu mesma uma... É nisso k precisava da vossa ajuda...
Keria k me dessem umas dicas de como a fazer e as medidas + aconselháveis para 2 porkinhos...
Desde já obrigado... ;)
Beijinhos... cuí, cuí :p
Zohia
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
Contacto:

quarta mar 30, 2005 9:55 pm

Oh Denise, por 25euros tinha-te arranjado uma gaiola de 70cm por 70cm :|
Para mim esta é a medida mínima para dois (claro que podem viver em espaços mais pequenos) mas os meus estão numa de 70cm por 105cm e às vezes acho que mais uns centímetros seriam bons para os sprints deles.

Ficam umas fotos da gaiola que um senhor que me adoptou 2 porquinhos fez:

Umas ripas de madeira, rede e jeitinho para carpintaria.

Imagem

Imagem

E já agora, a gaiola que o pai do Carlos fez (espero q n te importes):

Imagem

Imagem

Não sei é se ficará muito mais barato que uma gaiola de cubos e coroplast. :?

Jinhos, Joana
DeniseAytekin
Membro Veterano

quarta mar 30, 2005 10:19 pm

Tão mesmo porreiras... ;) lol
Eu tive novamente a "cuscar" as tuas gaiolas, a base da gaiola (o coroplaste), é que material, é tipo plástico ou papelão?
Olha, por agora, como eles ainda são pekeninos, acho k akela gaiola desenrasca... Mas mais 1 mês ou dois e kero outra, ñ gosto de os ver num espaço tão reduzido... Ainda vou falar com o meu marido, se ele a kiser fazer, faz ele, se ñ, dp posso-te "encomendar" uma em qualquer altura, certo? Mas há uma coisa que eu keria... Um dakeles iglos k tu tens pa porkinhos... Se bem k a gaiola é tão pekena k se lá ponho isso, tadinhos... ? Mas kero um igloo pa dp pôr na gaiola nova... ;)
Dp dentro do igloo, achas k ponha alguma coisa para os aquecer?
Olha, ontem além da ração, dei-lhes um pco de cenoura e um pco de laranja. Hoje dei-lhes tbm cenoura e laranja e + salsa. No fim de umas horas tirei e pus nabo. Achas k tá certo? K + lhes devo dar? Qualquer tipo de couve? Posso dar couve lombarda? É k tenho-a cá em casa e se puder amanhã dou-lhes...
Beijinho e obrigado!
Zohia
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 30, 2005 11:19 pm

O coroplast é um plástico com 3,5mm de espessura. Sabes o que é cartão canelado, assim meio oco? O coroplast é igual mas em plástico.

Vou ter vários igloos no Dia dos Porquinhos, depois podes escolher a cor. É capaz de não caber mesmo nessa gaiola mas depois pões na próxima :)
Dentro do meu não ponho nada, eles aquecem-se um ao outro, para além de que "porquinhos" como são ensopam logo tudo com xixi.

Quanto à refeição de vegetais convém acrescentares algumas coisas. Todos os dias eu dou pepino tomate e cenoura. A couve (eu uso portuguesa, talvez alguém possa dizer se já usou lobarda e não houve problema), a salsa, a fruta e algum vegetal diferente dou mais como um bónus, mas a refeição base são aquelas 3 coisas.
Convém que estabeleças uma rotina! O ideal (pelo menos para mim funciona bem) seria duas vezes ao dia (para repartir a refeição senão comem tudo de uma vez) uma tacinha com vegetais (e fruta caso dês).
Quando tive os meus primeiros porquinhos n sabia muito sobre os cuidados e dava vegetais de uma forma pouco organizada. Um bocado de cenoura agora, couve depois, outra coisa noutra altura. O que é certo é que eles tiveram problemas de dentes, etc, e n sei se n terá estado relacionado :|

Jinhos, Joana
anarosasa
Membro
Registado: segunda jul 26, 2004 1:55 pm
Localização: 2 cadelas, 3 canários, 4 tartarugas 2 porquinhos da índia

quinta mar 31, 2005 8:24 am

Oi...
Eu já dei e ainda dou couve lombarda e também o chamado "coração de boi", eles gostam e não notei nada de diferente neles quando comem, portanto deduzo que não lhes faça mal ;)
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

quinta mar 31, 2005 8:56 am

Eu alimento o meu Cuí sempre de manhã e por volta da hora de jantar. Dou cenoura para aguentar a manhã, pimento verde que ele ADORA, kiwi, e por vezes salsa ou coentros. E feno, muito feno!
Ao longo do dia, se tiver em casa, vou dando porçõezitas de feno, ração, ás vezes lá vai um raminho de salsa... sou um bocado desorganizada nesse aspecto, porque como ele é tão glutão achei preferível ir dando pequenas porções durante o dia... é errado então? Ele não passa fome só com feno durante o resto do dia? :oops:

Bisus
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
Zohia
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 31, 2005 10:28 am

Não, não me parece que seja errado. No meu caso eu preciso de ter as coisas bem organizadas senão às tantas já n sei o que lhe dei, e fico sem uma quantidade média fixa de vegetais por dia.

O imprescindível é mesmo ter feno sempre à disposição porque assim podem ir desgastando os dentes e enganando o estômago.

Jinhos, Joana
love_pigs
Membro Júnior
Registado: sexta mar 11, 2005 12:10 pm
Localização: 2 porquinhas-da-india e esperando um casal de cobras!

quinta mar 31, 2005 12:53 pm

Ola!

É só pa dizer k eu comprando a Joana/Zohia uma base de 3x2/105cmx70cm e comprando uma rede simples por 1€ por metro fica-me td em menos de 15€ e os porquinhos têm espaço!

Cui-mprimentos,
Ricardo!
DeniseAytekin
Membro Veterano

quinta mar 31, 2005 4:02 pm

Zohia, então tu tbm vendes o material pa fazer as gaiolas, o coroplast, aquela rede branca e aquelas "coisitas" pa ligar a rede?... Como o meu marido gosta mt dessas "invenções", podia comprar-te o material e ele fazia...
Bjito!
Zohia
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 31, 2005 4:28 pm

Não vendo o material todo, apenas as bases. As grelhas dão-me imenso trabalho a arranjar (como sabes não existem de momento em Portugal) e não compensava vendê-las.
Mas as bases vendo por 12euros.
Jinhos, Joana
DeniseAytekin
Membro Veterano

quinta mar 31, 2005 6:42 pm

Olha, eu vou falar com o meu marido, se ele kiser fazer a gaiola, sou capaz de comprar só a base, até pk cá tenho mta rede em casa...
Se ñ, talvez te compre a gaiola completa...

Obrigado e bjito! ;)
laurimar
Membro Júnior
Registado: sábado jul 30, 2005 3:44 pm

sábado jul 30, 2005 4:28 pm

amiga aqui em são paulo eu comprei umas telas aramadas e fiz uma cercazinha para eles além de ser fácil de montar só basta colocar os fundo que estou fazendo de madeira revestida com poliestireno, que é um plástico de 3mm, branco liso e ,cortado na medida que pedi, com cola de contato tu pegas a madeira e passa um bocado de cola, e espera alguns minutos quando ficar pegajosa nos dedos é hora de colocar a placa e por alguns livros em cima para ficar umas 60 horas colando, e precionando, está placa é nescessária para o porquinho não ter contato com a madeira além de ser mais fácil de limpar,coisa que na madeira não é,poderia molhar com o xixi.

espero ter ajudado.

laurimar
ne_rocha
Registado: quinta jan 05, 2006 11:20 pm

quinta jan 05, 2006 11:29 pm

Zohia

es mesmo de od?!
Tipo curti ttl.. tao muito fixes.. faxes precos acessiveis?! lool
Eu nao tenhu porkinho da india.. mas kia comprar um :) se alguem souber de um barato.. e ke seja perto do porto entre em contacto cmg.. :) era muito importante pa mim.. :)
beijos pa tds
Zohia
Membro Veterano
Contacto:

sexta jan 06, 2006 10:04 pm

Mandei pm.
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”