Dúvida!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Poneka
Membro Veterano
Registado: terça mar 29, 2005 9:09 am
Localização: 1 Gato: Félix, 1 Hamster: Poly, Algumas rolas e vários peixinhos
Contacto:

quarta mar 30, 2005 6:46 pm

Muito obrigad por me esclarecerem...hoje por acaso fui dar uma volta pelas lojas aqui da zona(aproveitar o meu último dia de férias!!)mas só encontrei duas e em lojas diferentes. Na primeira fiquei tão encantada com ela que até me esqueci de perguntar o preço (e tinha lá ido para isso :p ) mas a senhora foi muito simpatica, deu-ma po colo e eu já nem pensei em mais nd!! Na segunda loja já não pude pegar nela mas desta vez não me esqueci de perguntar o preço. Custava 45€, pelo que me disseram não achei cara. Tava a pensar no verão fazer uma gaiola porque agora não tenho tempo mas não aguento até la...se calhar vou mm ter que comprar uma e no verão aventuro-me a fazê-la!!
Ah e já agora...ADOREI-A, para vos ser sincera nc tinha pegado em nenhuma mas achava-as tão fofinhas...não me enganei ;)
DeniseAytekin
Membro Veterano
Registado: quinta fev 10, 2005 12:52 am

quarta mar 30, 2005 9:37 pm

Hehe... Eu sabia que ñ ias resistir... ;) Dp de lhes tocarmos, já ñ dá...
Agora vê se ñ ficas como eu... Já vou em 4 e ñ vou ficar por aqui... Tornei-me uma viciada em Chins, uma verdadeira Chinchilomaníaca... ;)
mariapipas
Membro
Registado: terça mar 22, 2005 8:02 pm

quarta mar 30, 2005 10:50 pm

Kahoro
gostava de saber mais sobre os furoes, mas como eles sao com os donos, se sao meigos, sociaveis, se se podem soltar, etc... ahhh e se cheiram mal como as doninhas... lol

Contacto:

quinta mar 31, 2005 7:23 am

Pois, acho que me rendi mesmo ao encanto das chins! São tão lindas e tão fofinhas, não dá mesmo para resistir!! Agora que recomecei as aulas vai ser mais complicado mas nem pensar em desistir de as ter. Já tive a ver algumas fotos e gosto mt das beges, nc vi nenhuma ao vivo, só das + comuns...há alguma loja que conheçam que tenham assim várias raças? Beijinhos***
Última edição por Poneka em quinta mar 31, 2005 10:07 am, editado 1 vez no total.
zurik
Membro Veterano
Registado: sexta out 10, 2003 10:14 am
Contacto:

quinta mar 31, 2005 9:39 am

Sim, realmente os esquilos não são para todos... ;) :p

Filipe Peniche
mariapipas
Membro
Registado: terça mar 22, 2005 8:02 pm

quinta mar 31, 2005 1:52 pm

poneka... eu tenho uma bege, é femea, nao me dou muito bem com ela, mas o meu namorado da... tem uma particularidade... é linda!!! e eu so gostava das cinza!!!
Kahoro
Membro Veterano
Registado: segunda jan 12, 2004 8:09 pm
Localização: 3 Furões, 1 papagaio africano, 2 gatos bosque da noruega e 1 rafeirinho :)
Contacto:

quinta mar 31, 2005 2:23 pm

mariapipas Escreveu: Kahoro
gostava de saber mais sobre os furoes, mas como eles sao com os donos, se sao meigos, sociaveis, se se podem soltar, etc... ahhh e se cheiram mal como as doninhas... lol
Olá mariapipas ;)

Antes de mais, convém saber que possuir um furão é ILEGAL (nunca se esqueçam)

Aparece no fórum dos furões, tens lá tudo o que presisas saber (escolhe o fórum no canto inferior direito da página da arca ;) )

Mas no entanto posso responder :D

Como são com os donos?
Muito brincalhões e meigos. Quando são bébés mordem, mas tens que os educar para não morder. Normalmente num mês/ dois meses eles aprendem; tudo depende de ti....

São meigos e sociaveis?

São muito meiguinhos e, pelo menos os meus, são bastante sociaveis. Às vezes é que se pode verificar uma disputa entre machos ou macho e femea no mesmo território para ver quem manda, mas depois de decidirem isso é só brincadeira ;)

Podem-se soltar?

Deve-se soltar!!!! Os furões são animais muito brincalhões e curiosos, para não falar que é uma maldade tê-los presos. Mas podes comprar uma gaiola (própria para eles e quanto maior melhor - c/ todos os acessórios) e deixá-los lá enquanto não estás em casa. Mas devem ser soltos pelo menos a 3/4 horas por dia. Há pessoas que não tem gaiola e andam soltos como os gatos :D

Cheiram mal como as doninhas?

LOLOLOL... posso dizer que os furões cheiram mal, mas não sei se são como as doninhas :D
Eles tem um cheiro caracteristico que tem tendencia para acentuar quando estão em cio; os machos mais que as femeas. Mas há maneiras de contornar isso e duas delas são: aguentas (c/ ambientadores) ou castras. Para mim as femeas aguentam-se bem, mas os machos não consigo.... por isso daqui a pouco tempo tem de ser castrado :(

Os furões são carnivoros e não comem qualquer coisa (como numa petshop que disse que comiam comida de porquinho-da-india :evil:) e são animais muito especiais. Muitos dos pais não gostam destes animais porque:
- cheiram mal
- antes de serem ensinados a fazer as necessidades na caixinha, fazem kaka por todo lado (nem todos os furões são assim...)
- só fazem asneiras (destroem sapatos, vasos com plantas, não tem cuidado ao passar nas coisas como os gatos, etc...)
- as pessoas tem a necessidade de alterar a casa em função do furão, para o bem dele e dos outros.
- as despesas são muitas (comida, gaiola, castrações, vet....)

Mas quem gosta, gosta, e consegue ultrapassar tudo isto :) ..... menos as despesas, mas qualquer animal tem despesas :? né?

Não quero com tudo isto desinteressar as pessoas, mas temos de dizer a realidade.... espero ter ajudado :roll:

ELES SÃO AMOROSOS, LINDOS E MUITO BRINCALHÕES
DeniseAytekin
Membro Veterano

quinta mar 31, 2005 2:41 pm

[quote=mariapipas]
poneka... eu tenho uma bege, é femea, nao me dou muito bem com ela, mas o meu namorado da... tem uma particularidade... é linda!!! e eu so gostava das cinza!!!
[/quote]

Eu tbm tenho uma Bege fémea k é linda e k adoro!... Mas as minhas 3 Standard tbm são lindas... ;)
Mas ñ vou ficar por aki... Ainda terei mtas mutações diferentes!... ;)

Lojas k tenham diversas cores?
A animalworld e a Zooexotico

Mas por vezes aparecem nos classificados a preços bem simpáticoas, foi assim k comprei a minha Bege... ;)
Poneka
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 31, 2005 8:23 pm

Olá!! Tenho uma pergunta para fazer mas...não sei bem como fazê-la, é que me sinto um bocado ignorante ao pé de vcs :oops: mas tb tenho desculpa, nunca tive nenhuma chin n é? A minha pergunta é...hummm...é assim, eu tive um Porquinho da Índia e quando o soltava a cada passo que ele dava largava uma caganita e eu gostava de saber se as chins são assim :?:
DeniseAytekin
Membro Veterano

quinta mar 31, 2005 9:41 pm

Oh Poneka!... Essa agora fez-me rir!... Ñ tou de forma alguma a gozar ctg, mas achei msm piada a essa pergunta...
Sim, as Chins por onde passam largam caganitas... Mas ñ cheiram mal, ñ têm qualquer cheiro... ;) Agora xixi, só na gaiola...
Olha, como me pareces mt ansiosa pa ter uma chin, mas um pco "verde", deixo-te umas dicas... Ñ me leves a mal, ok? A mim tbm me ajudaram mt a aprender o k sei... ;)

Em 1º lugar... Ñ compres só uma Chin pois ela seria extremamente infeliz, elas são mt sociáveis e detestam viver sós, têm k estar em grupo. O ideal é um casal, até pk se reproduzem pouco (1 a 3 crias, 1 a 3vezes por ano). mas podem ser 2 fémeas. 2 machos tbm pode ser, desde k habituados desde bebés... Nunca + k 2 machos. Fémeas podes ter várias e tbm podes ter 1 macho e várias fémeas.

ALOJAMENTO: As Chins devem ter uma gaiola espaçosa, uma gaiola nunca é grande demais para elas... Para um casal deve ter no minímo cerca de 1m de comprimento, 60 cm de largura e 70cm de altura. Claro k mta gente as tem em gaiolas + pekenas, mas ñ convém k sejam mt + pekenas...
Devem ter tbm uma "casota" para se abrigarem, de preferência de madeira, para a irem roendo e desgastando os dentinhos.
O fundo da gaiola deve ser coberto 1º de serrim e depois de feno.
A gaiola deve ser lavado 1 vez por semana.

ALIMENTAÇÃO: As Chins comem ração, deves preferir as de granulado simples e ñ as coloridas, pois são só goluseimas k ñ lhes fazem bem nenhum... Também devem comer feno e alfafa. Ocasionalmente, podem comer pedaços de tosta integral, passas de uva e pedaços de maçã.
A água deverá estar num bebedouro tipo biberão.
Os restos de comida deverão ser deitados ao lixo diariamente e o comedouro lavado, o bebedouro, dia sim, dia ñ...

HIGIENE: As Chins jamais tomam banho de água, mas sim banhos de areia, que devem tomar todos os dias e ao qual se deve juntar um pouco de pó anti fungos para evitar o aparecimento destes...

SAÚDE: As Chins no geral são saudaveis, mas ñ devem apanhar correntes de ar, pois podem-se constipar. Podem apanhar fungos (k são prevenidos com o tal pó), conjuntivites, diarreias... etc...

Bem... Acho que já disse tudo, alguma dúvida dispõe... ;)
Poneka
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 01, 2005 7:50 am

Não levei a mal que tivesses achado piada, é normal, vcs já sabem td ou quase tudo o que há para saber e eu estou a iniciar-me agora, por isso ás vezes lembro-me destas coisas!! Então nisso são tipo os Porquinhos, o meu Tobias era assim! Muito obrigad pelas dicas, por acaso estava a precisar...já chatiei o meu namorado para, no fim de semana, ir comigo dar uma volta para encontrar a gaiola ideal para as minhas novas amiguinhas!! Se calhar em breve já vou ter fotos para vos mostrar!!
Poneka
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 01, 2005 10:12 pm

Amanha vou a uma loja de artigos em segunda mão procurar kk coisa. Ou gaiolas ou alguma coisa que dê para faze-la...ás vezes no meio de tanta coisa encontram-se peças jeitosas!! Nunca se sabe...
Poneka
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 07, 2005 9:40 am

Tava a ver que nunca mais conseguia voltar ao Fórum! A minha mãe leu numa revista kk de mascotes que as chinchilas morrem com temperaturas elevadas e que tinhamos que por uma pedra por baixo da "caminha" delas para arrefecer. Dizia que com temperaturas a cima dos 25 graus que elas morriam, isso é verdade?? É que se for é complicado ter já que no verão as temperaturas vão até aos 40 e tal não é??
loca
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 12:00 pm

quinta abr 07, 2005 10:20 am

Ola

Sim...isso é verdade.Elas têm um pelo muito denso que não permite a transpiração, como tal temos que ser nós a providenciar meios para as refrescar no Verão.
Há quem tenha ar condicionado, eu infelizmente ainda não tive oportunidade de pôr. No verão ponho-as na parte mais fresca da casa e tenho sempre latas congeladas que embrulho num pano (para não as molhar) e ponho na gaiola e eles deitam-se em cima quando estão com muito calor. Tb podes por os azuleijos (previamente arrefecidos no frigorifico) ou uma chapa metálica.
As ventoinhas não adiantam...se moras numa zona muito quente tens que pensar bem na decisão a tomar...

Loca
Kahoro
Membro Veterano
Registado: segunda jan 12, 2004 8:09 pm
Localização: 3 Furões, 1 papagaio africano, 2 gatos bosque da noruega e 1 rafeirinho :)
Contacto:

quinta abr 07, 2005 10:40 am

Poneka Escreveu: Dizia que com temperaturas a cima dos 25 graus que elas morriam, isso é verdade??
Foi assim que as minhas morreram :cry: tinha acabado de as comprar e não sabia isso da temperatura... quer dizer sabia, mas pensei que ventoinhas chegavam :cry: Só as tive durante 3 ou 4 dias e não tive tempo de as conhecer :(
Responder

Voltar para “Exóticos”