O que fazer nessa situação?

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
_Rita_
Registado: terça abr 05, 2005 1:53 pm

terça abr 05, 2005 2:18 pm

Tenho algumas dúvidas que gostava que alguém esclarecesse. O que fazer quando vemos um animal abandonado e não o podemos recolher? A quem apelamos? À câmara?
E quando esse animal está ferido e não temos dinheiro para pagar um vet? Como agir nessa situação? Recorrer ao q? Existe em Portugal hospitais veterinários com urgências? Ou ligamos para o 112?
Passei no outro dia por um animal atropelado, já em estado de decomposição (não será um perigo para a saúde pública?), e comecei a pensar no que faria se me deparasse com um animal ferido. Não sei o que faria nem como. Espero pelos vossos comentários.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça abr 05, 2005 2:26 pm

Aí está uma situação complicada. Em principio a única coisa que não devemos mesmo fazer é deixar um animal sem auxilio médico. A partir daí começam os problemas... Se vai para um canil, nem sempre o podem aceitar, na maioria das vezes acabam por adormece-lo, se o aceitarem e o tratarem, a sua existência passa a ser o que todos sabemos. Se o levarmos ao Veterinário, e o veterinário for bom, pouco mais cobrará que medicamentos, em casos mais complicados, poderá cobrar cirurgias ou exames complementares, e lá vai barão e agora para onde vai o bicho? Já tenho 5 amigos 4 patas à pala disso e todos os dias rezo para não encontar mais nenhum.
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

terça abr 05, 2005 8:58 pm

_Rita_ Escreveu: Tenho algumas dúvidas que gostava que alguém esclarecesse. O que fazer quando vemos um animal abandonado e não o podemos recolher? A quem apelamos? À câmara?
Ligue para a Câmara Municipal.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
_Rita_
Registado: terça abr 05, 2005 1:53 pm

terça abr 05, 2005 9:03 pm

Ligar para a Câmara? para q departamento ou serviço?

Então, imaginemos, q isso acontece à noite? de certeza q não estarão lá...

A minha conclusão é que não estamos minimamente preparados para estas situações.
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

terça abr 05, 2005 9:05 pm

_Rita_ Escreveu: Ligar para a Câmara? para q departamento ou serviço?

Então, imaginemos, q isso acontece à noite? de certeza q não estarão lá...

A minha conclusão é que não estamos minimamente preparados para estas situações.
Canil Municipal... terá é que ser no horário de expediente... se não tiver canil municipal pessa para ligarem ao veterinário municipal... que pelo menos esse é obrigatório...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
jpirikito
Membro Veterano
Registado: sábado abr 09, 2005 4:52 pm

sábado abr 09, 2005 7:06 pm

_Rita_

Eu felizmente ainda nao me deparei com uma situaçao dessas assim tao directa, mas acredita q mesmo as pessoas com muito dinheiro nao fazem nada, mesmo com muito espaço(jardim) para aceitar esses animais, mas mesmo assim preferem nao fazer nada.

Por isso o dinheiro nao tem nada a ver com o assunto, mas sim a vontade de ajudar ou cuidar.

Mas anda q o governo tambem nao esta muito interçado no assunto, está mais interçado no $$$ das pessoas, mas para os animais constroi "canis" para q os animais morram por lá.

mas, é a vida, cada um salva-se como pode.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado abr 09, 2005 7:31 pm

jpirikito Escreveu: , mas acredita q mesmo as pessoas com muito dinheiro nao fazem nada, mesmo com muito espaço(jardim) para aceitar esses animais, mas mesmo assim preferem nao fazer nada. .
Cada um faz o que quer com aquilo que tem... :o
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
apmao
Membro
Registado: domingo ago 17, 2003 9:21 am
Contacto:

domingo abr 10, 2005 12:50 pm

jpirikito Escreveu: _Rita_

mas acredita q mesmo as pessoas com muito dinheiro nao fazem nada, mesmo com muito espaço(jardim) para aceitar esses animais, mas mesmo assim preferem nao fazer nada.
Nem todas as pessoas são vocacionadas para tratar de animais. É preferível não ter, mesmo com muitas posses ou espaço, do que tê-los e desprezá-los ;)
Um abraço
Bernadinha
Membro
Registado: sexta fev 25, 2005 12:15 pm
Localização: Estela (caniche), Leonardo (cocker), Inês (São Bernardo)

segunda abr 11, 2005 6:54 pm

Alguêm disse um dia: não tenho medo dos que não gostam dos animais, mas do que gostam!
Se pensarmos um pouco é verdade, ora vejamos, quem não gosta de animais, não os compra nem os adopta logo não lhes fará mal.

Se for da zona do Porto, existe o Hospital Veterinário, o número das urgências é: 808 20 00 22. Está aberto 24 horas,todos os dias do ano.
Rita_S
Membro Júnior
Registado: domingo ago 08, 2004 4:52 pm

quinta abr 14, 2005 8:48 pm

Olá!
Relativamente a este tema mandei um mail para a Câmara Municipal de Lisboa que me respondeu da seguinte maneira:
"(...)cumpre-nos informar que O Canil/Gatil Municipal funciona 24 horas, durante todos os dias do ano.

Deste modo, pode contactar este Serviço, para o efeito, através do n.º 21 361 77 01 ou para o Serviço Lisboa Alerta, através do n.º 808 20 32 32(...)

Eles vão buscar animais errantes e feridos.

Eu sei que o Canil/Gatil municipal não é o ideal... mas ao menos é uma hipótese!
rbl
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2005 11:15 pm

sexta abr 15, 2005 2:44 am

No caso de animais vivos, algumas associações funcionam mais ou menos 24/7 à custa das horas de sono dos seus voluntários. Exemplo disso é a Associação dos Amigos dos Animais do Porto (http//www.aaaporto.com) à qual já liguei NNN tarde a propósito de um cão abandonado (o qual acompanhamos até ao Hospital Veterinário do Porto).

Aconselho a todos os que gostam de animais, que se informem do que podem fazer junto de uma associação assim, pois já estão perfeitamente dentro do "sistema" e já conhecem os seus meandros.
Se se depararem com uma situação idêntica antes de terem hipótese de se informar, contactem a associação local e vejam o que podem coordenar com eles

Animais mortos na via pública são um assunto da autarquia local.
Panfinha
Membro
Registado: terça set 23, 2003 4:15 pm

sexta abr 15, 2005 10:36 am

[quote=Rita_S]
Olá!
Relativamente a este tema mandei um mail para a Câmara Municipal de Lisboa que me respondeu da seguinte maneira
"(...)cumpre-nos informar que O Canil/Gatil Municipal funciona 24 horas, durante todos os dias do ano.

Deste modo, pode contactar este Serviço, para o efeito, através do n.º 21 361 77 01 ou para o Serviço Lisboa Alerta, através do n.º 808 20 32 32(...)

Eles vão buscar animais errantes e feridos.

Eu sei que o Canil/Gatil municipal não é o ideal... mas ao menos é uma hipótese!
[/quote]

Claro que vão buscar !!! Vão buscá-los e enfiam-nos dentro de jaulas com correntes minimas que muitas das vezes nem lhes permitem deitarem-se, oferecem-lhes diariamente mangueiradas de água fria seja de verão ou de inverno e tudo o resto que possam imaginar.
Uma pessoa que encontra um animal na estrada ou seja onde for e liga para a camara municipal não me venha dizer que é amigo dos animais porque isso não é de certeza.
AlexandreM
Membro Veterano
Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
Contacto:

sexta abr 15, 2005 10:47 am

ahh, claro, que belo conselho...
deixa-se na rua onde pode morder animais ou pessoas, pode ser atropelado, sofrer atrocidades,... bom, realmente está bem na rua...
Panfinha
Membro
Registado: terça set 23, 2003 4:15 pm

sexta abr 15, 2005 11:46 am

Obviamente que não se deixa na rua.
A partir o momento que resolve acolher um animal é responsável por ele.
Se poder ficar com ele optimo, se não deve procurar quem o possa fazer.

Na minha opinião se a unica opção que tem é ligar para a câmara para o depositarem no canil municipal a sofrer até ao dia de ser abatido, mais vale deixá-lo na rua sim. Quem sabe não terá a sorte de encontrar alguém que lhe possa dar um bom lar ...
AlexandreM
Membro Veterano
Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
Contacto:

sexta abr 15, 2005 12:43 pm

na rua concerteza vai encontrar mais agressores que bem feitores.
num canil, irá ter mais facilmente a possibilidade de encontrar um dono.
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”