O apetite dos cachorros!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Kenu
Membro Júnior
Registado: terça jun 04, 2002 11:53 pm

quinta out 31, 2002 12:42 pm

Já criei anteriormente aqui um topico de convivio entre raças talvez consediradas mais fortes....agora gostava de saber da alimentação de cães,principalmente na fase do seu crescimento!! A minha boxer com 10 meses começou por volta de á um mês para cá a comer ração para adulto,pois na de cachorro ela já mal pegava...mas agora de a uma semana para cá tem vindo a comer muito pouco,mesmo muito pouco!!será normal haver estas faltas de apetite nesta idade??? não vai afectar o seu crescimento e o seu fisico??
angel
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta out 31, 2002 12:48 pm

Kenu
Falando pelos meus cães... ;) são capazes de passar uns dias comendo normalmente, como passar 1,2 dias sem tocarem na ração. E, nunca tiveram problemas de saúde. Os meus em cachorros comiam desalmadamente, mas, entrando na idade de adultos acalmaram.
No entanto, convem verificar se só é mesmo uma falta de apetite na altura se está com algum problema de saúde.
Bulkathos
Membro
Registado: quarta jul 03, 2002 1:27 am
Contacto:

quinta out 31, 2002 12:56 pm

um bom truque para os obrigar a comer é ter horas certa para comer os meus ao 12:30 todos os dias ponho-lhes uma dose de comida (comem todos separados) o que não comer em 30minutos fica sem comida até as 18:30 altura em que coloco outra dose, o que não comer em 30minutos novamente fica sem a comida até as 23:30 altura em que coloco a ultima dose do dia, quem não comer azar espera até ao 12:30 do dia seguinte...
no entanto de salvaguardar se for o mesmo cão a não comer nessas tres refeições e continuar no dia seguinte...
Michael Schumacher em acção até ao veterianário :lol: :lol:

no fundo o truque é o cão não ter sempre comida a disposição mas sim só quando nos o entendermos... outra coisas que pode tirar o aptite aos cães é o vicio que muitos donos tem de dar fora das refeições uns biscoitos, para que comerem a ração se já comeram uns quantos biscoitos por fora, isto claro que 1 ou 2 não faz mal, mas há que saber dosear :D
mindbullet
Membro Veterano
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am

quinta out 31, 2002 12:58 pm

Kenu, o Nubi tem agora um ano, e faz dessas constantemente. Ora come ora faz-se de esquisito.

Por vezes ajuda misturar um pouco (tipo uma colher de sopa) de ração de lata com o granulado, só mesmo para dar sabor.

Eu por vezes faço isso, e junto um pouco de água morna para melhor misturar e intensificar o sabor. Ele parece gostar.

Há que ver que comer todos os dias a mesma coisa da mesma forma...
Deve ser muito enjoativo.

Daí eu tb não fazer isto sempre. Convém variar.
Por vezes ponho um pouco de óleo de girassol (recomendado pelo vet).
Outras um pouco de arroz.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta out 31, 2002 12:59 pm

Olá

Eu acho que é bastante arriscado dar palpites sobre isto aqui no fórum.
Na minha modesta e humilde opinião a falta de apetite pode ter a ver com muitos factores, a começar pela ração não ser a mais adequada. Além disso, parece-me que dar ração de adulto a um cachorro de 10 meses não é nada conveniente.
Mas se há mesmo uma notória falta de apetite no bicho, por que não ir já, já, já ao veterinário?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
rutegabi
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 3:15 pm

quinta out 31, 2002 1:11 pm

Bem eu também acho que raçao de adulto não é nada adequada a um cão de 12 meses, especialmente sendo a raça grade ou média grande.
Os caes de porte pequeno atingem o estado adulto antes dos caes de porte grande.
Acho que pelo menos ate aos 12-14meses deveria continuar a dar raçao para cachorrinho.
No entanto acho que o melhor é telefonar ao veterinário e tirar as teimas. Ele ainda está a crescer e na minha opinião ainda deveria devorar a comida numa só dentada! :lol:
E é verdade, nós só devemos dar a comida ao cao durante aquele espaço de tempo em que ele tem tempo suficiente para comer quando ele deixa alguma coisa na malaga esta deve ser retirada e nao ficar a espera que o cao tenha novamente apetite outravez. Isto excepto se adoptar o sistema em que tem sempre comida à disposição do cão e ele come quando lhe apetece.
Mas mais vale prevenir do que remediar!! ;)

Rute
Tobias
Membro
Registado: quinta abr 11, 2002 11:01 am
Localização: Duas cadelas: Pastora Alemã e Presa Canário e um casal de Piriquitos

quinta out 31, 2002 2:03 pm

As minhas cadelas de vez em qdo tb perdem o apetite principalmente a Pastora Alemã. Relativamente a comida, o meu vet aconselhou a começar a dar a comida de adulto á minha Pastora Alemâ apartir dos 7 meses, por isso não considero anormal que o faça com o seu cão. O vet é sempre bom conselheiro.

Por vezes misturo arroz, fruta, legumes, na comida delas para que tenha um sabor diferente, pois concordo que deve ser terrível comer todos os dias o mesmo.

As minhas 'piquenas', comem todos os dias +- á mesma hora: pelas 7:30 e pelas 21:00. de manhâ tiro a gamela pelas 8:30 e á noite pelas 22:30. Isto pq por vezes elas têm ossos para comer e tornam-se mais 'lentas' :p :p :p

Carla
Gil
Membro
Registado: quarta fev 13, 2002 11:17 pm

quinta out 31, 2002 2:38 pm

biba,

O meu nunca foi regular, i.e. ou come tudo ou dura até à próxima refeição, e já fiz de tudo um pouco, juntar-lhe enlatados, pequenas doses do que eu comia (por ex. arroz), e mais tarde ou mais cedo acontecia sempre a mesma coisa: começava por limpar tudo e com o tempo cada vez mais lentamente. Cheguei à conclusão que não adianta.

Eles comem o que lhes apetecer independentemente no acréscimo q a ração tiver.

Por isso hoje só lhe ponho a dose diária (/3 vezes). Como foi o caso de hoje chegou ao almoço com o pequeno almoço quase intacto, não me importa lá lhe coloquei o almoço assim como o farei no jantar, e sei q no jantar ou no máximo no pequeno almoço de amanha estará limpo.

Há sempre que salvaguardar ao que eu disse, que ele não está doente e dá-se bem com esta ração. E como nas crinças se lhe dermos guloseimas antes das refeições elas não se vão "portar bem" às refeições.
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quinta out 31, 2002 2:42 pm

Olá Kenu,
Penso que devia reconsiderar o facto de o seu cão, com 10 meses estar a comer ração de adulto. Não é o mais apropriado.
O Oscaar tem 10 meses e come comida para cachorro. Até hoje é o único que, de vez em quando, faz birras para comer.
Já chegou a estar um dia inteiro sem comer. O que eu faço é por-lhe a comida de manhã, se não comer tiro-a e ponho só à noite. Ele acaba sempre por comer.
Não se preocupe que se tiverem fome eles acabam sempre por comer, não convém ceder às suas manhas.
Cumprimentos
Raksha
Membro Júnior
Registado: sexta set 20, 2002 2:24 pm
Localização: Boxer (Binks), Gato (Mickey), Cocker Spainel Inglês (Raider) e Srd (Sassa)

quinta out 31, 2002 3:58 pm

Olá !

Porque é que não tentas mudar-lhe a ração? Ao meu Binks tive que lhe mudar a ração algumas vezes até acertar!!!

È que às vezes eles também têm as suas preferências.... o meu agora adora a ração!!! Mas é claro que uns bocadinhos de xixa s sempre mais agradaveis!!! :p :lol: ;)
Responder

Voltar para “Cães”