Prolapso do recto - O que é???

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
DeniseAytekin
Membro Veterano
Registado: quinta fev 10, 2005 12:52 am

sexta abr 08, 2005 12:13 am

Resolvi abrir este tópico, para falar do prolapso do recto, problema gravíssimo k afectou a kika, a minha Chinchila e k quase lhe tirou a vida... Poucos conhecem esta doença, como tal, resolvi falar um pco dela, partilhar connvosco a minha experiência... Se alguém souber mais, qualquer ajuda é bem vinda...
E o k é afinal o prolapso do recto? O prolapso do recto, é kd o anus da Chin, saí completamente para fora... Isto é gravissimo, além disso, se ñ for logo detectado, é ainda pior, pois elas têm tendência a roer até o arrancar devido ao incómodo e aí... Ñ haverá nada a fazer... :? Nestes casos, a rapidez é decisiva...
O que dá origem ao prolapso do recto? Diversas coisas como; obstipação intestinal, diarreia e parasitas (ténias)... Ou seja, qualquer diferença nas fezes é motivo de alarme...
A Kika inicialmente, ficou apática e com as fezes + pekenas k o normal, dp, veio a diarreia e deu-se o prolapso do recto... Felizmente, no meio de tanta coisa má, houve uma positiva; Eu detectei o problema logo e fui a correr com ela para o vet... Este, fez-lhe uma pekena cirurgia k consistiu em coloicar-lhe o anus no lugar e fazer uma sutura, ou seja, deu-lhe 2 pontinhos pa evitar k o anus voltasse a sair... Dp, ficou 4 dias a água, sumo de maçã e cenoura e tosta integral e sem poder defecar... Tirou os pontos na Terça e na quarta já defecou... A área genital, ficou obviamente inflamada, o k ñ é grave...
Felizmente, a kika salvou-se, mas só tive a certeza disso, dp dela voltar a defecar e ver k o anus permaneceu no sítio. A sua recuperação deveu-se a diversos factores como; a rapidez com k corri com ela pró vet, a sorte k tive de cá encontrar um vet k entende de exóticos e tão competente, e a dedicação, amor e carinho k lhe dei... Andei a dormir num colchão no chão com ela pa tar sempre por perto, na 1ª noite fiz directa... Nestes casos o nosso carinho é decisivo, pois dá-lhes força pa ñ se deixarem vençer pelas doenças...

Fikem atentos às fezes das vossas Chins, pois estas dizem muito sobre a sua saúde e este problema, apesar de pouco conhecido, é + comum do k podem imaginar... Oxalá nunca passem por tudo o k passei, a angústia de ñ saber se a minha bebé se salvava, foi horrível... Felizmente tudo acabou bem...

Nota: O prolapso do recto ñ é exclusivo das Chins, pode acontecer a diversos roedores...
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

sexta abr 08, 2005 12:32 am

É bom partilhar estas experiências para que possamos todos estar atentos e saber que há sim muito a fazer nos vets.

Pode acontecer em todos os animais acho eu. Tenho mais medo que isso me aconteça à minha hamster, é tão pequenina que não sei o que um vet poderia fazer nessa situação...é sempre uma agonia quando algo assim acontece mas é muito importante agirmos cedo e não desistirmos, mesmo que não acabe bem (experiência própria) vale sempre a pena!

beijinhos
DeniseAytekin
Membro Veterano
Registado: quinta fev 10, 2005 12:52 am

sexta abr 08, 2005 12:39 am

Claro k vale a pena... O vet nunca me deu certezas, disse-me sempre k ela só tinha 50% de hipóteses de sobreviver. Gastei algum dinheiro, mas mesmo k ela ñ resistisse, ñ me arrependeria, pois ficaria de consciência tranquila. Como me poderia olhar ao espelho com o peso da culpa de ter deixado morrer um animal?...
Responder

Voltar para “Exóticos”