Fonte desta noticia: http://jn.sapo.pt/2005/04/11/centro/cae ... heres.htmlCOimbra
Cães atacaram duas mulheres
Rottweiler As vítimas, mãe e filha, donas dos dois animais, sofreram mordeduras nos braços, pernas e face
Foi atrás deste portão que tudo aconteceu, ontem, por volta das 15.30 horas em Pousada
Duas mulheres, mãe e filha, de 80 e 50 anos respectivamente, foram atacadas, ontem à tarde, pelos seus dois cães, da raça Rottweiler, que tinham no quintal da sua residência, em Pousada, freguesia de Cernache, Coimbra.
O acidente ocorreu pouco antes das 15.30 horas, tendo as duas vítimas sido transportadas ao Centro Hospitalar de Coimbra (Covões).
Ao fim da tarde, a mãe encontrava-se ainda em observações, tendo sofrido, segundo apurou o JN, mordeduras ao nível dos membros inferiores e na face. A filha sofreu ferimentos no braço esquerdo e, depois de observada no hospital, regressou a casa.
"Não há explicação para isto", disse, ao JN, um dos familiares, que preferiu o anonimato e não soube adiantar pormenores. "Também não sei o que aconteceu ao certo", referiu.
Acrescentou, no entanto, que os cães "sempre foram seguidos pelo veterinário e foi a primeira vez que tiveram uma atitude destas". Adiantou ainda que, pouco depois do sucedido, os dois cães, ambos machos, foram abatidos por uma veterinária.
Contactada pelo JN, a veterinária que se deslocou à residência, referiu "não haver uma explicação" para o sucedido, considerando "não ser normal" acontecer este tipo de ataque.
"Possivelmente perderam o auto-controlo, o que não é normal", disse a veterinária, recordando que, quando chegou à residência, os cães "não estavam alterados e obedeceram ao dono".
Explicações
"Estranho"
O ataque ocorrido, ontem, é "uma situação inusitada, estranha, fora do normal", explicou o veterinário Salvador Mascarenhas, que tem seguido os dois cães desde que eram bébés. "Estes tinham comportamento normal,eram afáveis e até muito obedientes".
"Força mandibular"
Esta situação "pode acontecer com qualquer raça de cães", mas o Rottweiler tem "grande capacidade mandibular e grande força. Por isso, a sua mordedura é mais consistente", disse o veterinário.
SERÁ SEMPRE CULPA DO ANIMAL


