Menús para Porquinhos

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
martaldf
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2005 10:17 pm
Contacto:

quarta abr 13, 2005 8:58 pm

Eu sei que este não é um assunto novo, já se tem dado voltas e mais voltas sobre alimentação, mas eu gostava de saber qual é a ementa que cada um prepara para o seu porquinho diariamente, em matéria de frutas e vegetais.
É que eu acho que não ando a variar muito, mas também não sei bem o que escolher, visto que o menino tem gostos específicos. Mas pode ser que os vossos menús me dêem ideias.

Obrigada ;)
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

quarta abr 13, 2005 9:20 pm

Bom, então o menu dos meus meninos é (para 3 porquinhos) :p :

Manhã - cenoura e meia

Tarde - 2 folhas de couve lombarda, 2 folhas de couve coração, 1 molhinho salsa, 1 molhinho coentros (ou 1 molhinho de agrião)

Noite - 2 fatias maçã aos bocadinhos, 2 fatias pêra, 3 fatias de pepino, 1 fatia de laranja

Todo o dia - Ração e feno

Ja agora tou curiosa :D pa ver se vejo novas ideias também!!!

beijinhos
Glow
Membro
Registado: segunda jan 17, 2005 7:54 pm
Localização: 3 Gatas, 2 cadelas, 2 porquinhos-da-india, 2 piriquito, 2 rãs, e perdi a conta aos peixes,lol
Contacto:

quarta abr 13, 2005 9:23 pm

Eles podem realmente ter gostos muito diferentes e é por isso que eu tenho que preparar dois menus...um para as fêmeas e outro para os machos. O vegetais comuns aos dois são as cenouras e a couve portuguesa e por vezes salsa (qdo me lembro da apanhar no quintal do meu avô), depois para as fêmeas posso por laranja, pêra e pepino que elas comem sem problemas e para os machos posso por beterraba e tomate. Mas se trocasse os menus eles nem sequer tocavam porque não gostam.
Quanto à comida seca faço uma mistura de cavia nature com duo cavia ambas da versele-laga.
martaldf
Membro Veterano
Contacto:

quarta abr 13, 2005 9:49 pm

Já agora, digo o meu menú:

Pimento verde faz sempre parte do pequeno almoço. E por vezes também um pouco de kiwi, e mais qualquer coisita.
O resto passa por feijão verde, cenoura, coentros, salsa, tomate e
bróculos (adora a parte dos talos e entretém-se durante horas!)

Já experimentou e não gostou: pepino, laranja
Ás vezes come, outras não: pera, banana, alho francês
Outros para variar: morango, uva, mangericão, maçã, couve, agrião

E depois claro que feno, muito feno e ração em pequenas porções várias vezes ao dia (a quantidade não excede no total as 2-3 colheres de sopa). Misturo Vitakraft com Duo Cavia.
<p>**martaF**
as minhas porquinhas: <a href="http://piggietalk.blogspot.com">http://piggietalk.blogspot.com</a></p>
sfialhos
Membro Veterano
Registado: sábado ago 23, 2003 1:13 pm
Localização: gata, gato, caniche, casal de porquinhos da índia, peixes, canário
Contacto:

quarta abr 13, 2005 10:19 pm

Já experimentei pimento também e gostaram :D tenho de comprar para dar de vez em quando também, acho que por vezes me acomodo ao que dou e esqueço de variar mais :oops: o que falei é o que dou todos os dias certo mesmo.

As folhas e talos dos broculos e da couve-flor também dou uma vez por semana quando a minha mãe compra cá para casa.

Kiwi também gostaram, tomate dou às vezes, banana já dei e deixei de dar porque fica logo "murcha" e engorda (eles estão gordissimos :o ), feijão verde disseram que pode fazer mal. Alho francês e mangericão nunca experimentei. Morango e uva experimentei mas não ligaram nenhuma :?

Melão e meloa também adoram mas só de vez em quando que também engordam e eles precisam fazer uma dietinha...

beijinhos
loca
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 12:00 pm

quinta abr 14, 2005 9:07 am

Eu dou:

De manhã :
* couve (portuguesa ou lombardo) - 2 folhas
* Pimento (1/4)

Á tarde (quando chego a casa):
* Pepino (1/2)
* Tomate (1/2)
* Laranja (1/2)
* Cenoura (1/2)

As vezes ( mas não diariamente) dou maçã, pêra, banana, bróculos...embora eles não achem muita piada a estas variedades ;)

Ração dou 1 colher de sopa por dia, por cada porquinho
Feno têm sempre á disposição.

Bjokas, Loca
love_pigs
Membro Júnior
Registado: sexta mar 11, 2005 12:10 pm
Localização: 2 porquinhas-da-india e esperando um casal de cobras!

quinta abr 14, 2005 9:09 am

:o Marta tenho a dizer-te que o feijão seija verde ou dos outros é um alimento proibido para porquinhos, pode ser fatal!!!!

Eu do comida só de manha!!
A ração, o feno e os legumes/fruta!!

Do cenoura, pepino, salsa, laranja, tomate e por vezes banana ou pera!!

Cui-mprimentos,
Ricardo!
martaldf
Membro Veterano
Contacto:

quinta abr 14, 2005 9:21 am

O quê?!
Tens a certeza?:o
Feijão verde é diferente dos outros tipos de feijão... é que ele adora isso.
O que me disseram é que feijão verde faz as caganitas cheirar mal...
<p>**martaF**
anarosasa
Membro
Registado: segunda jul 26, 2004 1:55 pm
Localização: 2 cadelas, 3 canários, 4 tartarugas 2 porquinhos da índia

quinta abr 14, 2005 9:37 am

Oi

Habitualmente: (p/ 2 porkinhos)

Manhã:
1/4 de maçã aos pedaços, 1/2 tomate, 1 cenoura, 2 rodelas pepino, 1/4 de laranja

Noite:

Folhas de couve diversa (o k tiver, lombarda, coração de boi, couver portuguesa, folha de grelo...), salsa e/ou coentros

A ração e o feno têm sempre.

Às vezes vou variando as frutas (kiwi, pera, morangos...) e os legumes, também dou pimento de vez em quando, consoante o que eu tiver em casa. Acontece também às vezes não dar algo de manhã e juntar à dose da noite.

Também lá está, uns gostam mais de uma coisa que outros. Os meus são loucos por tomate, pepino e salsa.

De vez em quando também compro snacks p/ porkinhos e coloco na gaiola, mas eles não ligam muito a isso e às vezes akilo dura lá muito tempo.
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

quinta abr 14, 2005 10:00 am

Manhã : 1 cenoura (sempre)

Tarde : 1 tira de pimento ou 1 ou 2 gomos de maçã, espinafres, ou outros vegetais. Gostam muito de beterraba também.

Noite : 1 folha de alface e 2 colheres de sopa de Cavia Crispy.

Durante o dia têm sempre feno e àgua. O Pantufa é o único que não gosta de Cenoura, mas a custo lá come.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
willelmina
Membro Veterano
Registado: domingo jun 27, 2004 3:37 pm

quinta abr 14, 2005 11:40 am

por cada porkinho:

de manha- 1 cenoura e feno

almoço- vegetais(vou alternando) e feno

tarde- 1 colher d sopa d raçao e fruta, pepino ou 1 bocadinho d alface

entre as refeiçoes- feno, pao seco, salsa ou coentros
DeniseAytekin
Membro Veterano
Registado: quinta fev 10, 2005 12:52 am

quinta abr 14, 2005 12:39 pm

Bem, eu ainda sou algo inexperiente...
Eu só lhes dou uma refeição de vegetais por dia, pk como vou começar a trabalhar, tenho mts animais pa cuidar e vou ficar com o tempo reduzido, preferi habituá-los desde já a comer vegetais uma vez por dia... Mas dou-lhes uma boa quantidade... Costumo dar-lhes tomate, cenoura e pepino todos os dias, dp às vezes dou laranja, nabo e salsa. Mas o k + gostam é de tomate e pepino, devoram tudo!
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”