In America... agora é a caça aos gatos...

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

quarta abr 13, 2005 8:08 am

http://www.boston.com/news/nation/artic ... wild_cats/

Resumidamente... trata-se de uma proposta legslativa para, no Estado do Winsconsin, todos os gatos que não tenham dono ou não estejam controlados pelo dono (nomeadamente sem coleira) passarem a ser espécie cinegética... :roll:
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

sexta abr 15, 2005 8:14 am

Olá

O facto é que o gato doméstico é responsável, só nos EUA, pela morte de mais de 300 mil animais de espécies protegidas.
Embora prestem um serviço valioso ao homem, no controlo dos ratos, penso que devemos equacionar, de facto, se é mesmo uma mais valia.
No campo há outras espécies que são muito mais eficazes no controlo desta praga e sem os efeitos perversos do gato.
E sinceramente se são vadios não têm lógica de existirem.
Um abra&ccedil;o
angie_bcl
Membro Veterano
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am

sexta abr 15, 2005 9:41 am

Realmente, se são vadios, chumbo neles?! :o

Convenhamos que existem outras formas de controlo de populações de vadios...
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

sexta abr 15, 2005 9:54 am

angie_bcl Escreveu: Realmente, se são vadios, chumbo neles?! :o

Convenhamos que existem outras formas de controlo de populações de vadios...
olá
Não partilho da opinião de que se devem " produzir", sem sentido, animais para depois os abater.
Acontece que na espécie humana existem uma quantidade de bobidogs que são os verdadeiros responsáveis das medidas que se têm que tomar no controlo de populações de várias espécies, que viram praga.
Um abra&ccedil;o
AlexandreM
Membro Veterano
Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
Contacto:

sexta abr 15, 2005 10:51 am

e realmente vadios, ou adopção e por último recurso abate.
angie_bcl
Membro Veterano
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am

sexta abr 15, 2005 11:02 am

Mas "ainda" não apareceu ninguém a discordar do abate, o que eu acho é que tornar os gatos domésticos em espécie cinegética, vai fomentar uma "caça" em que o objectivo do desporto está deitado por terra....

Que me esclareçam os adeptos deste desporto, se em última análise as "peças" não são para consumo.?
AlexandreM
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 15, 2005 12:40 pm

os gatos são bons para comer
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 15, 2005 1:24 pm

angie_bcl Escreveu: Mas "ainda" não apareceu ninguém a discordar do abate, o que eu acho é que tornar os gatos domésticos em espécie cinegética, vai fomentar uma "caça" em que o objectivo do desporto está deitado por terra....
Eu discordo do abate como caça... mas o facto é que espécies assilvestradas são um problema de resolução dificil... e sabemos bem que a introdução de uma nova espécie num ecossistema causa desiquilíbrios... mas o problema que surge, sobretudo em zonas rurais, é como controlar essas novas populações... sobretudo quando a população selvagem (lince) também está em crescimento (felizmente que não tem os mesmos problemas do lince ibérico que está quase extinto)... isto leva-nos sobretudo à responsabilização dos donos e à educação dos mesmos, sobre como pode ser pernicioso o abandono...
Última edição por casadiscaes em sexta abr 15, 2005 1:38 pm, editado 1 vez no total.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
AlexandreM
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 15, 2005 1:31 pm

pois eu concordo plenamente nesse caso do abate dos assilvestrados, não são mais que as outras peças, tanto um gato pode ser doméstico como um coelho.
casadiscaes
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 15, 2005 1:40 pm

AlexandreM Escreveu: pois eu concordo plenamente nesse caso do abate dos assilvestrados...
Pois... racionalmente também sou obrigado a concordar, não quer dizer que goste...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
RMarques
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:51 pm

sábado abr 16, 2005 11:29 am

casadiscaes Escreveu: todos os gatos que não tenham dono ou não estejam controlados pelo dono (nomeadamente sem coleira) passarem a ser espécie cinegética... :roll:
Concordo!
O c&atilde;o &eacute; um cavalheiro, eu espero ir para o c&eacute;u deles, n&atilde;o para o dos homens." (Mark Twain)
FallenAngel
Membro
Registado: quinta mar 25, 2004 1:04 pm

domingo abr 17, 2005 2:39 pm

É talvez um pouco estranho para nós esta medida, porque quando falamos em gatos, falamos num animal visto por nós como um animal de compania, é também muito natural na nossas ruas ver pessoas a alimentar gatos vadios e a conviver com eles.
O Problema é que no E.U.A. tal como na Austrália o gato foi introduzido pelos Europeus, tornando-se os gatos sem dono em gatos assilvestrados trazendo isto todos os problemas que acarretam a introdução num determinado ecossistema dum predador estranho, na Austrália os aborigenes caçam-nos para comerem, uma vez que os gatos fizeram práticamente desaparecer os marsupiais que lhes serviam de alimento, então a nos E.U.A. resolveram torná-lo espécie cinegética para ver se conseguem acabar ou pelo menos controlar, e assim proteger centenas de espécies nativas, que por causa dos gatos, que se tornaram assilvestrados, ficaram ameaçadas.
O gato em certos locais dos E.U.A. mostrou-se um predador muito bem sucedido para mal do equilibrio dos ecossistemas, esta medida pode nos parecer violenta mas é uma das medidas necessárias, este é um dos exemlos de como a caça por vezes é útil.
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

terça jun 14, 2005 10:12 pm

Eu detesto estas situações, se houvesse um controlo maior, como uma legislação de todos os gatos terem de possuir chip, e um maior controlo de natalidade de gatos vadios, já que a América é o país onde tudo é possível :roll:
GUISMO
Membro Veterano
Registado: sexta mai 24, 2002 1:09 pm

quarta jun 15, 2005 10:05 am

pois eu sou contra a caça, e acho que se devia controlar de outra maneira
Se nos EUA for o abandono dos animais como cá então acho que quem devia ser alvo de caça eram as pessoas ( que são piores que animais ).
è necessário tanto cá como em outros países proceder lentamente á castração e esterlização dos animais vadios.
Speaker
Membro Veterano
Registado: quinta jul 04, 2002 10:53 pm

segunda jun 20, 2005 10:01 pm

Lá na minha santa terrinha o que já se faz é matar cães e gatos à paulada... Há-de se fazer o quê?! :(
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”