Cheiro dos cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Amina
Membro Veterano
Mensagens: 258
Registado: terça jan 18, 2005 6:45 pm
Localização: Um Dogue Alemão:Argus,Um SRD:Bad e um Gato: Mimi

quinta abr 14, 2005 8:45 pm

Pois o meu Argus ultimamente anda "cheirando a cão", vou dar-lhe banho no fim de semana, mas tenho pena, já não faz tanto calor.
Já percebi que há cães que cheiram pior que outros, não será também pelo tipo de alimentação?
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

sexta abr 15, 2005 5:29 am

Só dou banho à minha cachorra 2 vezes por ano, a seguir aos cios.
Uso Dermocanis que me parece ser de confiança.

Leva muitas "mangueiradas" porque gosta de se emporcalhar nos passeios - que são diários - com perfumes de cão : esterco de cavalo, lama, qualquer coisa podre que apareça, etc.
Mangueirada seguida de escovadela.

Por aqui dizem que quanto mais banhos, mais eles cheiram a cão...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
pedrobaleia
Membro Veterano
Mensagens: 1258
Registado: quinta ago 26, 2004 7:48 am
Localização: boxer (eddie), 11 ovelhas, 5 galinhas, 19 patos, 22 pombos, 3 porcos

sexta abr 15, 2005 9:23 am

o meu eddie já vai com 16 meses e banhos...nepias!!

por vezes vai brincar com um pastor alemão para uma oficina de mármores (muito pó de pedra) e eu só tenho que lhe limpar a cabeça porque o resto ele trata de se limpar!

não noto cheiro a cão (até porque ele não é um cão...é um boxer!!) mesmo no canil tb não noto nada!!
sojo
Membro Veterano
Mensagens: 1137
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm
Localização: Daysie, Bubble, Miau, Boris e Maria

sexta abr 15, 2005 10:11 am

Não notas porque tás habituado :D eu de manhã qando abro a porta da cozinha bem me cheira a cão, depois arejo, lavo com lixívia, acendo uma vela e o cheiro vai-se ;)
mcbb
Membro Veterano
Mensagens: 394
Registado: quinta dez 09, 2004 12:47 pm
Localização: Cadela-Perdigueira;Hamster e peixes muitos peixes
Contacto:

sexta abr 15, 2005 10:26 am

Guida__F Escreveu:
mcbb Escreveu:
Os 2 banhos que a minha cadela já tomou, apenas retiraram o cheiro por umas horas, não se consegue por ai, não tenha dúvida... a Anjjazul tem toda a razão...
Diga-me qual é marca do seu champô que é para eu nunca o comprar :p

Esta é marca do champô que o Snoopy usa:


Greenfield Shampoo
The finest silk derivatives leave behind a micro-thin film to soften and condition skin and hair, preserving natural moisturising factors to prevent drying.
The best natural oils and compounds from the shell of shellfish give strength and body. Unique to Greenfields is the use of moisturising agents that mimic those found in birds feathers, which ensure your pet's coat is in pristine condition through the year.

Guida...

Não ponho em causa os champoos, nem me importo que não queira comprar um igual ao da minha cadela... que até é muito bem cheiroso!!! mas imagine que era o mesmo que o seu??!!

A minha opinião é a seguinte:

1º há cães com mais cheiro a cão que outros...

2º o champoo não retira esse cheiro, mesmo que seja o melhor champoo, hidratante, suavizante, abrilhantador e o que mais, para o bem da pele e pelo dos cães.
O que acontece com o champoo é o mesmo do que os deodorizantes para cães, funciona umas horas pois sobrepoem o seu cheiro ao cheiro a cão.

3º o banho dos cães com champoo nunca é natural... continuo a concordar com a ideia que os cães devem tomar poucos banhos.
anjjazul
Membro Veterano
Mensagens: 6127
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta abr 15, 2005 11:53 am

e quantos mais cheirosos forem os produtos, mais químicos levam e pior fazem aos animais e...pessoas.
anjjazul
FBC
Membro Veterano
Mensagens: 683
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am
Localização: Muitos

sexta abr 15, 2005 12:03 pm

Os cães são como os cavalos, quanto mais cheirarem melhor.
banhos, devem ser o menos possível, de preferencia nenhum.
Prefumes, nem pensar, o cheiro é o principal sentido dos cães, identificam-se pelo cheiro; prefuma-los é a mesma coisa que mascarar um humano. Alem do mais os cães detestam cheiros a prefume, preferem os cheiros que normalmente são desagradaveis para nós como popr exemplo coisas podres.
Devemos tratar os cães a pensar no bem estar deles e não no nosso. Quem não tem condições para ter um cãoi a cheirar a cão, compra um peluche que não deita cheiro e sai mais barato
Oxala
Membro
Mensagens: 124
Registado: segunda dez 02, 2002 8:43 pm
Localização: Dogue de Bordéus e Pastor A.

sexta abr 15, 2005 5:19 pm

E para além do que a Anja e o FBC disseram, por experiência própria, qt mais banho se dá, mais activo se tornava o cheiro a cão. Nada como uma boa escovadela e limpeza superficial qd necessário. Afinal não temos peluches, certo? E muito esporádicamente, qd não adianta de outro modo, qd dou banho no meu cão, que tem tendência a imensos problemas de pele, sabem o que resulta mesmo? Espantem-se: Sabão azul e branco! Fica num brinco e a pele saudável sem ficar irritada.
Bem tb entendo que cada raça é uma raça... trato os meus cães assim pois têm pelo curto. Entendo que um caniche a titulo de exemplo não possa ser tratado do mesmo modo.
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

sexta abr 15, 2005 5:33 pm

Sabão azul e branco! Fica num brinco e a pele saudável sem ficar irritada.
Ainda bem que dá poucos banhos ao seu cão.

O sabão azul e branco é do mais agressivo que há para a pele do cão.
Se pensarmos que a protecção da pele do cão é constituída por gordura e que o sabão azul e branco retira, mais que qualquier outro, essa gordura, já estamos a perceber o meu ponto de vista, não estamos ?
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
REsteves
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: sexta jul 09, 2004 6:20 pm

sexta abr 15, 2005 5:50 pm

[quote=PauloC]
Realmente é uma stuação muito estranha, mas eu ouvi dizer que existem mais casos como o seu. No mundo animal por vezes acontecem estas coisas e os cientistas por vezes descobrem cavalos a cheirar a cavalo, ovelhas a cheirar a ovelhas, vacas a cheirar a vacas...enfim, todo um conjunto de coisas estranhissimas e inexplicáveis. Mistérios, que só a natureza compreende!
[/quote]

Pois é... e a natureza diz que cão que é cão, tem de cheirar a cão.

Banhos só em caso de necessidade, entenda-se sujos de lama, porcarias,´depois de banhos de agua salgada, etc... e [b]só com água[/b].

O uso de champo e sabonete tira a oleosidade do pelo do cão... em termos práticos, sendo essa oleosidade essencial para o pelo/pele, o organismo no cão vai produzi-lo novamente e é a essa produção de oleosidade que se deve o cheiro a cão... ou seja, quanto mais banhos com champo e sabonete, mas o cheiro a cão se intensifica.

O banho com água "doce" depois de um dia na praia, deve-se ao facto de a água salgada desidratar o cão.

Resumindo... [b]os cães não tomam banho[/b] e caso seja mesmo necessário [b]´banhos só de água "doce"[/b]
Oxala
Membro
Mensagens: 124
Registado: segunda dez 02, 2002 8:43 pm
Localização: Dogue de Bordéus e Pastor A.

sexta abr 15, 2005 7:15 pm

Aisd, tenho o máximo respeito pelas suas opiniões e modo de estar na net. Mas juro-lhe que é verdade. Tentei "n" shampos, inclusivé aconselhados pelo vet, pois o Xangô tinha problema muito comum nos Dogue de Bordeus. Era uma doença análoga à sarna sarcótica (acho que é assim que se escreve). Talvez por ele produzir nessa altura um tipo de cebo em excesso, foi a unica maneira que tive de lhe acalmar a pele e o lavar sem que ele reagisse mal de seguida e se coçasse até fazer fridas. E foi testemunhado pelo vet inclusivé com espanto da sua parte. Aos meus outros cães lavo-os com outros Shampos e muito muito esporádicamente, e faço-o pois francamente acabo por gostar mais dos outros aromas, mas para ele, é remédio santo. Falo pela minha experiência.
Oxala
Membro
Mensagens: 124
Registado: segunda dez 02, 2002 8:43 pm
Localização: Dogue de Bordéus e Pastor A.

sexta abr 15, 2005 8:28 pm

[quote]O sabão azul e branco é do mais agressivo que há para a pele do cão.[/quote]

Em que é que se baseia para dizer isso?

Nunca ouviu das nossas avôs que melhor que o sabão não há?
Pois é,a sabedoria popular continua a ser uma mais valia,e teorias á parte a prática é que conta. O sabão azul e branco funciona que é um mimo.
Eu gosto de um cão com cheiro de cão(senão tinha um cágado),mas de vez em quando lá tem que ser uma banhada.
apmao
Membro
Mensagens: 152
Registado: domingo ago 17, 2003 9:21 am
Localização: Pastor Alemão
Contacto:

sexta abr 15, 2005 8:30 pm

Olá a todos!

Eu rarissimamente dou banho aos meus cães, pois considero que os banhos frequentes retiram a camada de óleos protectores que os cães têm no pelo, tornando o pelo menos isolante e retirando-lhe algum brilho.

Mas, nas pouquíssimas vezes que lhes dei banho, de início usava champôo, mas ultimamente tenho usado sabão azul-e-branco e os meus cães têm-se dado bem com ele...

Na minha opinião, talvês ñ tenha tantos produtos químicos como os champôos, pois trata-se de um sabão tradicional já muito antigo que nada tem a vêr com outros tipos de sabão... ;)

Relativamente ao cheiro a cão, uns cães têm-no mais intensamente que outros, mas esse cheiro é normal e tem que ser aceite como tal.
Quem gosta de cães tem que aprender a suportar este cheiro como uma coisa natural...

Ainda há uma solução...comprar um cão de peluche! Não se ofendam. Estava a brincar :D

Um Abraço
Oxala
Membro
Mensagens: 124
Registado: segunda dez 02, 2002 8:43 pm
Localização: Dogue de Bordéus e Pastor A.

sexta abr 15, 2005 8:33 pm

..
xabita
Membro Veterano
Mensagens: 706
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Localização: Dogue de Bordéus
Contacto:

sexta abr 15, 2005 8:38 pm

O sabão azul e branco é do mais agressivo que há para a pele do cão.


Em que é que se baseia para dizer isso?

Nunca ouviu das nossas avôs que melhor que o sabão não há?
Pois é,a sabedoria popular continua a ser uma mais valia,e teorias á parte a prática é que conta. O sabão azul e branco funciona que é um mimo.
Eu gosto de um cão com cheiro de cão(senão tinha um cágado),mas de vez em quando lá tem que ser uma banhada.
Responder

Voltar para “Cães”