O que fazer nessa situação?
Moderador: mcerqueira
Tenho algumas dúvidas que gostava que alguém esclarecesse. O que fazer quando vemos um animal abandonado e não o podemos recolher? A quem apelamos? À câmara?
E quando esse animal está ferido e não temos dinheiro para pagar um vet? Como agir nessa situação? Recorrer ao q? Existe em Portugal hospitais veterinários com urgências? Ou ligamos para o 112?
Passei no outro dia por um animal atropelado, já em estado de decomposição (não será um perigo para a saúde pública?), e comecei a pensar no que faria se me deparasse com um animal ferido. Não sei o que faria nem como. Espero pelos vossos comentários.
E quando esse animal está ferido e não temos dinheiro para pagar um vet? Como agir nessa situação? Recorrer ao q? Existe em Portugal hospitais veterinários com urgências? Ou ligamos para o 112?
Passei no outro dia por um animal atropelado, já em estado de decomposição (não será um perigo para a saúde pública?), e comecei a pensar no que faria se me deparasse com um animal ferido. Não sei o que faria nem como. Espero pelos vossos comentários.
Aí está uma situação complicada. Em principio a única coisa que não devemos mesmo fazer é deixar um animal sem auxilio médico. A partir daí começam os problemas... Se vai para um canil, nem sempre o podem aceitar, na maioria das vezes acabam por adormece-lo, se o aceitarem e o tratarem, a sua existência passa a ser o que todos sabemos. Se o levarmos ao Veterinário, e o veterinário for bom, pouco mais cobrará que medicamentos, em casos mais complicados, poderá cobrar cirurgias ou exames complementares, e lá vai barão e agora para onde vai o bicho? Já tenho 5 amigos 4 patas à pala disso e todos os dias rezo para não encontar mais nenhum.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Contacto:
Ligue para a Câmara Municipal._Rita_ Escreveu: Tenho algumas dúvidas que gostava que alguém esclarecesse. O que fazer quando vemos um animal abandonado e não o podemos recolher? A quem apelamos? À câmara?
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
- Contacto:
Canil Municipal... terá é que ser no horário de expediente... se não tiver canil municipal pessa para ligarem ao veterinário municipal... que pelo menos esse é obrigatório..._Rita_ Escreveu: Ligar para a Câmara? para q departamento ou serviço?
Então, imaginemos, q isso acontece à noite? de certeza q não estarão lá...
A minha conclusão é que não estamos minimamente preparados para estas situações.
<p>Gonçalo</p>
<p>
</p>
<p>

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 09, 2005 4:52 pm
_Rita_
Eu felizmente ainda nao me deparei com uma situaçao dessas assim tao directa, mas acredita q mesmo as pessoas com muito dinheiro nao fazem nada, mesmo com muito espaço(jardim) para aceitar esses animais, mas mesmo assim preferem nao fazer nada.
Por isso o dinheiro nao tem nada a ver com o assunto, mas sim a vontade de ajudar ou cuidar.
Mas anda q o governo tambem nao esta muito interçado no assunto, está mais interçado no $$$ das pessoas, mas para os animais constroi "canis" para q os animais morram por lá.
mas, é a vida, cada um salva-se como pode.
Eu felizmente ainda nao me deparei com uma situaçao dessas assim tao directa, mas acredita q mesmo as pessoas com muito dinheiro nao fazem nada, mesmo com muito espaço(jardim) para aceitar esses animais, mas mesmo assim preferem nao fazer nada.
Por isso o dinheiro nao tem nada a ver com o assunto, mas sim a vontade de ajudar ou cuidar.
Mas anda q o governo tambem nao esta muito interçado no assunto, está mais interçado no $$$ das pessoas, mas para os animais constroi "canis" para q os animais morram por lá.
mas, é a vida, cada um salva-se como pode.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Cada um faz o que quer com aquilo que tem...jpirikito Escreveu: , mas acredita q mesmo as pessoas com muito dinheiro nao fazem nada, mesmo com muito espaço(jardim) para aceitar esses animais, mas mesmo assim preferem nao fazer nada. .

<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro
- Registado: domingo ago 17, 2003 9:21 am
- Contacto:
Nem todas as pessoas são vocacionadas para tratar de animais. É preferível não ter, mesmo com muitas posses ou espaço, do que tê-los e desprezá-losjpirikito Escreveu: _Rita_
mas acredita q mesmo as pessoas com muito dinheiro nao fazem nada, mesmo com muito espaço(jardim) para aceitar esses animais, mas mesmo assim preferem nao fazer nada.

Um abraço
-
- Membro
- Registado: sexta fev 25, 2005 12:15 pm
- Localização: Estela (caniche), Leonardo (cocker), Inês (São Bernardo)
Alguêm disse um dia: não tenho medo dos que não gostam dos animais, mas do que gostam!
Se pensarmos um pouco é verdade, ora vejamos, quem não gosta de animais, não os compra nem os adopta logo não lhes fará mal.
Se for da zona do Porto, existe o Hospital Veterinário, o número das urgências é: 808 20 00 22. Está aberto 24 horas,todos os dias do ano.
Se pensarmos um pouco é verdade, ora vejamos, quem não gosta de animais, não os compra nem os adopta logo não lhes fará mal.
Se for da zona do Porto, existe o Hospital Veterinário, o número das urgências é: 808 20 00 22. Está aberto 24 horas,todos os dias do ano.
Olá!
Relativamente a este tema mandei um mail para a Câmara Municipal de Lisboa que me respondeu da seguinte maneira:
"(...)cumpre-nos informar que O Canil/Gatil Municipal funciona 24 horas, durante todos os dias do ano.
Deste modo, pode contactar este Serviço, para o efeito, através do n.º 21 361 77 01 ou para o Serviço Lisboa Alerta, através do n.º 808 20 32 32(...)
Eles vão buscar animais errantes e feridos.
Eu sei que o Canil/Gatil municipal não é o ideal... mas ao menos é uma hipótese!
Relativamente a este tema mandei um mail para a Câmara Municipal de Lisboa que me respondeu da seguinte maneira:
"(...)cumpre-nos informar que O Canil/Gatil Municipal funciona 24 horas, durante todos os dias do ano.
Deste modo, pode contactar este Serviço, para o efeito, através do n.º 21 361 77 01 ou para o Serviço Lisboa Alerta, através do n.º 808 20 32 32(...)
Eu sei que o Canil/Gatil municipal não é o ideal... mas ao menos é uma hipótese!
No caso de animais vivos, algumas associações funcionam mais ou menos 24/7 à custa das horas de sono dos seus voluntários. Exemplo disso é a Associação dos Amigos dos Animais do Porto (http//www.aaaporto.com) à qual já liguei NNN tarde a propósito de um cão abandonado (o qual acompanhamos até ao Hospital Veterinário do Porto).
Aconselho a todos os que gostam de animais, que se informem do que podem fazer junto de uma associação assim, pois já estão perfeitamente dentro do "sistema" e já conhecem os seus meandros.
Se se depararem com uma situação idêntica antes de terem hipótese de se informar, contactem a associação local e vejam o que podem coordenar com eles
Animais mortos na via pública são um assunto da autarquia local.
Aconselho a todos os que gostam de animais, que se informem do que podem fazer junto de uma associação assim, pois já estão perfeitamente dentro do "sistema" e já conhecem os seus meandros.
Se se depararem com uma situação idêntica antes de terem hipótese de se informar, contactem a associação local e vejam o que podem coordenar com eles
Animais mortos na via pública são um assunto da autarquia local.
[quote=Rita_S]
Olá!
Relativamente a este tema mandei um mail para a Câmara Municipal de Lisboa que me respondeu da seguinte maneira
[/quote]
Claro que vão buscar !!! Vão buscá-los e enfiam-nos dentro de jaulas com correntes minimas que muitas das vezes nem lhes permitem deitarem-se, oferecem-lhes diariamente mangueiradas de água fria seja de verão ou de inverno e tudo o resto que possam imaginar.
Uma pessoa que encontra um animal na estrada ou seja onde for e liga para a camara municipal não me venha dizer que é amigo dos animais porque isso não é de certeza.
Olá!
Relativamente a este tema mandei um mail para a Câmara Municipal de Lisboa que me respondeu da seguinte maneira
[/quote]
Claro que vão buscar !!! Vão buscá-los e enfiam-nos dentro de jaulas com correntes minimas que muitas das vezes nem lhes permitem deitarem-se, oferecem-lhes diariamente mangueiradas de água fria seja de verão ou de inverno e tudo o resto que possam imaginar.
Uma pessoa que encontra um animal na estrada ou seja onde for e liga para a camara municipal não me venha dizer que é amigo dos animais porque isso não é de certeza.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
- Contacto:
ahh, claro, que belo conselho...
deixa-se na rua onde pode morder animais ou pessoas, pode ser atropelado, sofrer atrocidades,... bom, realmente está bem na rua...
deixa-se na rua onde pode morder animais ou pessoas, pode ser atropelado, sofrer atrocidades,... bom, realmente está bem na rua...
Obviamente que não se deixa na rua.
A partir o momento que resolve acolher um animal é responsável por ele.
Se poder ficar com ele optimo, se não deve procurar quem o possa fazer.
Na minha opinião se a unica opção que tem é ligar para a câmara para o depositarem no canil municipal a sofrer até ao dia de ser abatido, mais vale deixá-lo na rua sim. Quem sabe não terá a sorte de encontrar alguém que lhe possa dar um bom lar ...
A partir o momento que resolve acolher um animal é responsável por ele.
Se poder ficar com ele optimo, se não deve procurar quem o possa fazer.
Na minha opinião se a unica opção que tem é ligar para a câmara para o depositarem no canil municipal a sofrer até ao dia de ser abatido, mais vale deixá-lo na rua sim. Quem sabe não terá a sorte de encontrar alguém que lhe possa dar um bom lar ...
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
- Contacto:
na rua concerteza vai encontrar mais agressores que bem feitores.
num canil, irá ter mais facilmente a possibilidade de encontrar um dono.
num canil, irá ter mais facilmente a possibilidade de encontrar um dono.