DISPLASIA COMO DETECTAR - AJUDEM-ME POR FAVOR

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
SFILIPES
Membro
Registado: segunda mai 24, 2004 3:07 pm

quinta set 02, 2004 1:59 pm

Tenho um Senhor amigo que adquiriu um pastor alemão, e agora o cão não consegue andar sobre as patas trazeiras, anda com elas de rastos, é um bocado estranho porque o cão tem só 5 meses. Será que seja displasia, ou é do cão ser já muito grande para a idade que tem, visto quando adquirido era maior que os outros irmãos todos, e com uma diferença de tamanho dos outros.
será que ele ao ter crescido em demasia tenha outro tipo de doença
o cão só come royal canin

obrigado
Arkos
Membro Júnior
Registado: sexta ago 27, 2004 8:49 pm

quarta set 08, 2004 11:27 am

pois esse é que é o problema. o cão nao deve so comer ração, eu por exemplo dou ao meu gelatina para os ossos e umas vitaminas que tenho que a criadora disse. normalmente nessa idade para o cão ter displasia e estranho mas informe-se no criador secalhar o criador nem é aprovado e os pais nao devem de certeza estar livres de displasia.
isto é so a minha opinião
obrigado
telmo1cdp
Registado: sexta nov 19, 2004 4:14 pm

sexta nov 19, 2004 4:27 pm

Em primeiro Lugar, é óbvio que uma ração da Gama da Royal Cannin é suficiente para um animal de raça grande como é o pastor alemão em altura de crescimento. Não é necessário acrescentar nada, nem gelatina, nem vitaminas. O próprio Calcio que se usou durante muito tempo como aditivo está contra indicado se o animal estiver a fazer uma ração de gama alta.
O Calcio apenas é recomendado em patologias ligadas á absorção de calcio. Que são detectadas em tempo útil com um acompanhamento veterinário devido.
Qt á idade. Um animal com 5 meses pode manifestar displasia de forma aguda como é o caso. O mais certo é ser displasia e com esse grau a unica hipotese é a cirurgia.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo nov 21, 2004 4:08 am

Olá.

Sugira ao seu amigo que vá a um veterinário e boa sorte.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
gezzmo
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

quarta fev 09, 2005 8:22 pm

boa noite, pois a unica coisa que lhe posso dizer é k va o mais depressa possivel a um veterinario, pois de certeza que é displasia c um grau elevado. ha sempre akela ideia de perguntar ao criador o k fazer, pois pensam k o criador é k sabe tudo, é uma ideia mt errada, ninguem esta mais creditado para responder a essas duvidas que o medico veterinario, outro mito é esse dos suplementos, quando se da uma raçao ekilibrada (de gama alta) n é necessario suplementar com mais nada, a raçao é , como ja disse, equilibrada. a administracao de calcio em excesso pode ser ate prejudicial ao crescimento dos caes, pois "fecha" as placas de crescimento dos ossos prematuramente, o k faz com k haja uma ma formaçao ossea.
joao5
Registado: terça mai 28, 2002 10:15 am

segunda fev 14, 2005 4:19 pm

Existem diversos graus de displasia. A relatada "não consegue andar sobre as patas trazeiras, anda com elas de rastos, " é totalmente inconcebível num cachorro de cinco meses. Seria uma tipo S a verificar-se num cão com mais de 10 anos.
Ir ao veterinário, fazer um exame radiográfico e certamente uma operação irá ter um custo absurdamente elevado e o cão nunca terá um trote normal. Tome isso em conta antes de entrar me despesas.
O cachorro tem LOP?
Fale com o criador : Se ele for sério e acreditar na qualidade da sua ninhada, certmente que lhe dará outro cachorro.
Se não tiver esta atitude, comunique o sucedido ao CPC.
No minimo essse criador deixará de ser recomendado pelo CPC. Infelizmente poderá continuar a registar no LOP as crias com displasia (e as crias destas). Mas isso é já outra guerra...
gezzmo
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

segunda fev 14, 2005 4:51 pm

estamos a falar de um cao, n estamos a falar de uma camisola que compramos e que vinha c defeito, e vamos a loja trocar, é logico que é grave alguem andar a vender caes com predisposicao para displasia aguda, mas dai a só importar se tem LOP e se o criador troca é DESUMANO, infelizmente para algumas pessoas os caes são só um negocio.

Na minha opiniao vai a faculdade de medicina veterinaria fazer a radiografia e ver o k realmente o cao tem, no caso de ser mm displasia ha sempre a opçao da intrevençao cirurgica para por a protese, é logico q vai custar algum dinheiro, mas kem tem animais tem ke se responsabilizar por eles, e o cachorro ainda so tem 5 meses e uma longa vida pela frente, faz o possivel para k ele a viva feliz.
joao5
Registado: terça mai 28, 2002 10:15 am

terça fev 15, 2005 12:58 pm

Compreendo o contexto em que o Gezzmo utilizou o termo "DESUMANO".
Contudo essa palavra aplica-se a humanos... e não a cães por muito que gostemos deles, como é certamente o nosso caso.
Só intervim neste tópico porque tenho um tio a quem sucedeu um caso idêntico ao relatado, Displasia tipo S aos 5 meses e uma coisa vos garanto: Gastou mais de 300 contos, sofreu imenso stress com a situaç
ão do cão e o PA dele NUNCA viveu feliz.
A memória desa experiência impediu-o de voltar a ter cães.
Só isso me motivou a expressar o meu conselho.
WUSV
Membro Veterano
Registado: segunda mar 21, 2005 5:30 pm

sábado abr 16, 2005 3:02 pm

A garupa é uma parte anatómica vital para o movimento do cão, pois ela tem a função de receber a força resultante do impacto dos membros posteriores com o solo e transmiti-la ao trem anterior através do lombo e dorso. Em síntese, a garupa é a engrenagem responsável pela conversão da força do posterior em energia cinética. E por ser a garupa uma peça tão importante para o melhor desempenho do conjunto propulsor do cão pastor alemão, um exímio trotador, deve considerar os requisitos anatómicos indispensáveis a essa função.

Devemos, portanto, considerar:
a) O comprimento, a largura, a posição e a musculatura da garupa;
b) A correcção dos aprumos posteriores quanto a sua posição e equilíbrio;
c) A correcção dos ângulos articulares, vital para a maior eficiência na amplitude das passadas e, finalmente,
d) Um bom desenvolvimento da musculatura da garupa, da região lombar e dorsal, bem como das coxas (glúteos).

Quanto ao comprimento a garupa pode ser NORMAL (Ideal), MEDIANA ou CURTA.
A garupa de um pastor alemão tem em média 18,3cm de comprimento, com máximo de 20cm e mínimo de 17cm. São medições feitas através de radiografias (dados da SV-Alemanha).
Quanto à largura pode ser NORMAL ou ESTREITA e quanto ao seu posicionamento pode ser NORMAL, PLANA ou CAÍDA. Uma garupa correcta tem um ângulo de inclinação de 23 a 28 graus, de tal modo que seu caimento, numa tomada lateral do cão em parado ou em movimento (passo ou trote), não quebre a harmonia da continuação natural da linha superior, em suave declive e sem queda abrupta.
Os requisitos são tantos que torna-se difícil para um leigo ou criador pouco experiente fazer uma avaliação precisa da garupa de um pastor alemão. Com tal nível de complexidade, mesmo os mais experientes precisarão ser meticulosos e menos apressados no julgamento, até porque alguns outros factores de avaliação devem ser considerados, como, por exemplo, que o desenvolvimento da garupa se completa em torno de 3 anos de idade do cão, quando a massa muscular já deverá estar formada, desde que, obviamente, o animal tenha tido um desenvolvimento sadio, sem problemas nutricionais e com exercícios regulares e adequados.
Se o todo não for perfeito, ou seja, sem um bom desenvolvimento muscular, sem a correcção e o equilíbrio das angulações e dos aprumos em geral, sem a perfeita posição e ajuste dos membros tanto em movimento quanto em parado, a propulsão certamente será comprometida, mesmo se a garupa for de tamanho e posicionamento correctos.

Já agora como tem passado o cão pertencente ao seu amigo?
Esta melhor? Ou ainda arrasta as patas dos quartos traseiros?
Bem-haja
WUSV
WUSV
Membro Veterano
Registado: segunda mar 21, 2005 5:30 pm

domingo mai 01, 2005 5:49 am

SFILIPES Escreveu: Tenho um Senhor amigo que adquiriu um pastor alemão, e agora o cão não consegue andar sobre as patas trazeiras, anda com elas de rastos, é um bocado estranho porque o cão tem só 5 meses. Será que seja displasia, ou é do cão ser já muito grande para a idade que tem, visto quando adquirido era maior que os outros irmãos todos, e com uma diferença de tamanho dos outros.

obrigado
Que tal, será que o cão do seu amigo de Lisboa melhorou?
Ou ainda arrasta as patas traseiras pelo chão ao andar
O bicho chegou a ir ao Vet para ser radiografado?
Cumprimentos
WUSV
SFILIPES
Membro

domingo mai 01, 2005 10:12 am

WUSV Escreveu:
SFILIPES Escreveu: Tenho um Senhor amigo que adquiriu um pastor alemão, e agora o cão não consegue andar sobre as patas trazeiras, anda com elas de rastos, é um bocado estranho porque o cão tem só 5 meses. Será que seja displasia, ou é do cão ser já muito grande para a idade que tem, visto quando adquirido era maior que os outros irmãos todos, e com uma diferença de tamanho dos outros.

obrigado
Que tal, será que o cão do seu amigo de Lisboa melhorou?
Ou ainda arrasta as patas traseiras pelo chão ao andar
O bicho chegou a ir ao Vet para ser radiografado?
Cumprimentos
WUSV
Essa do amigo de Lisboa está engraçada, não conheço ninguem em Lisboa que tenha um PA.
E em relação ao cão desse amigo, não se tratava de displasia, mas sim de um entorse, devido a uma queda mal dada, e o bicho foi radiografado nessa altura e agora em Fevereiro tendo dado resultado negativo :lol:
Konstantine
Membro Júnior
Registado: terça mar 29, 2005 9:07 pm

domingo mai 01, 2005 10:14 am

Ainda bem .
SFILIPES
Membro

domingo mai 01, 2005 10:35 am

E como sei que quer tanto saber onde o Cao foi radiografado foi na UTAD, por Professor Amigo
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado mai 07, 2005 8:28 am

:|
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”