Coelho anao

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
xanalopes
Membro
Registado: terça jan 18, 2005 1:53 pm
Localização: 3 caes (1dogue, 1 tipo caniche, 1 yorkshire), 1 cagado, 2 chinchilas 2 peixes, 1a coelha

quarta abr 13, 2005 8:54 pm

Ola...
Mais uma vez n resisti.. :D
E prontos, ca ta em casa uma micro coelha ana, cabeça de leao axo eu :roll: (mas ja n digo nada q eu fui a tal q comprei algo q n existe: o yorkshire mini) :roll:
E lindaaaaaaaaaaa.... Mas o facto e q eu n percebo nada de coelhos...
Ha algum cuidado especial a ter tipo n dar banho de agua as chinchilas???
A sra da loja ja me deu a comida, feno, disse pa dar legumes variados, e vou pa semaa c o boby ao vet aproveito e levo-a tb pa uma vacina...
Agradeço se me poderem dar dicas sobre este tipo de animal.........
Obrigado
DeniseAytekin
Membro Veterano
Registado: quinta fev 10, 2005 12:52 am

quarta abr 13, 2005 11:51 pm

Antes de mais, parabéns pela aquisição, os Coelhos são mt fofos mesmo, eu tenho duas... ;)
Em relação à raça, será fácil ver se é Cabeça de Leão, (ou Lion Rabbit) pois se for, à medida k cresce, terá mais pêlo e mais comprido no pescoço, tipo "juba", se bem k nalguns é + visível k noutros... A minha Bunny é dessa raça, mas a juba é pekenina e pouco notória...
Cuidados com Coelhos:
VACINAS:as primeiras aos 3 meses, uma pá DHV (Doença Hemorrágica Viral) e outra pá Mixomatose (se kiser k lhe explique melhor as doenças em questão, terei todo o gosto). Um mês depois, levam o reforço e depois tomam-nas a cada 6 meses.
ALIMENTAÇÃO: Os Coelhos comem ração específica, aconselho a ração só de Coelhos e ñ as rações pa coelhos e porquinhos. Eu uso Versele-Laga e parece-me das melhores. Há quem lhes dê alguns legumes, como cenoura, eu preferi ñ o fazer, mas fica ao seu critério, no entanto, se decidir fazê-lo, deverá começar desde inicio, de forma gradual, para evitar possíveis diarreias. Existem nas lojas de animais goluseimas específicas para Coelhos, uma espécie de bombons, de vários sabores, cenoura, frutos silvestres e iogurte k eles adoram, no entanto, apesar de na embalagem a dose ser até 3 por dia, aconselho a só dar 1 por dia.
HIGIENE: Os coelhos podem ser habituados a utilizar um WC na gaiola e lá farão todos os xixis (fezes fazem por toda a gaiola). O WC deverá ser limpo todos os dias, ou no máximo, dia sim, dia ñ, visto k o cheiro da urina é um pouco intenso. A gaiola deverá ser limpa 1 vez por semana. Os Coelhos ñ necessitam tomar banho, pois tratam da própria higiene, como os gatos, no entanto, se achar necessário poderá fazê-lo, com água morna e um champô específico para coelhos k se vende em veterinários. Depois deverá secá-lo muito, mas muito bem com toalhas, evitando secadores. E muito importante, escolha um dia quente e NUNCA o deixe apanhar correntes de ar enquanto estiver com o pêlo húmido.
Eles ñ tomam banho de areia como as Chins.
COMPORTAMENTO: Os Coelhos são animais k podem ser soltos pela casa e seguir-nos como se de um cachorrinho se tratasse, no entanto, devem ter a sua gaiola, k será o seu espaço e ñ devem estar soltos na ausência dos donos para seu bem, pois podem roer algo k lhes faça mal, como fios de electricidade.
Alguns Coelhos por vezes são um pouco agressivos, principalmente as fémeas (na altura do cio então...), especialmente kd lhes mexemos na gaiola, seja pa trocar o comer, limpar o WC... Isto deve-se a serem territorias e defenderem o seu espaço, já quando soltos, regra geral são dóceis. Se ouvir o seu coelho, fazer uma espécie de "rosnar", como os cães, é melhor deixá-lo quieto, ou levará uma dentada ou arranhadela na certa...

E pronto, acho k ñ me esqueci de nada... Alguma dúvida disponha...

Boa sorte com a nova mascote, vai adorar!

Denise
sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

domingo abr 17, 2005 2:16 pm

Pois, eu diria q não deve dar legumes a um coelho bébé.
Fique-se pela ração durante uns tempos. O meu coelho gosta muito de feno, mas nem todos gostam.
Dão-se gerbos da Mongólia. lilases, siameses...
xanalopes
Membro
Localização: 3 caes (1dogue, 1 tipo caniche, 1 yorkshire), 1 cagado, 2 chinchilas 2 peixes, 1a coelha

domingo abr 17, 2005 7:23 pm

Ele para ja ta a comer raçao para coelho bebe, mas ja deu uma mordidinhas em pera e cenoura, mas sendo assim vou evitar..

WC do coelho???? Ele tem todo o fundo da gaiola com uma coisa absorvente q tb comprei na loja q e o q tb ponho na gaiola das chin....

O q me faz mais confusao e ele ser tao pequeno.. Ele e metade das chin
Obrigada denise no esclarecimento das vacinas, se n fosses tu 2ª feira qdo for vacinar o cao levava ja o coelho para as vacinas :oops:

Mas ta a ser engraçado, a boneca e um amor, e fica tao gira a comer :lol:
DeniseAytekin
Membro Veterano
Registado: quinta fev 10, 2005 12:52 am

domingo abr 17, 2005 8:42 pm

Olha xana, alguns vets dão-lhes a 1ª vacina às 4 semanas, mas a maioria desaconselha e só dá aos 3 meses...
Ela é assim tão pekena? K estranho... é mesmo uma micro coelha... ;)
Boa sorte com a bixinha...
xanalopes
Membro

domingo abr 17, 2005 9:25 pm

O facto de ela ser muito pequena, axo eu q se deve ao facto de ser mmo muito nova, a menina ainda nem um mês deve ter...
So q o sr. q as levou a loja de animais nao devia tar c paciencia para os ter + tempo em casa dai toca a enviar, ainda q muito bebes....
A propria dona da loja n os tinha espostos por os axar ainda muito bebes, em conversa e q ela me falou deles e mos foi mostrar, e pronto apaixonei-me...
o facto e q ele cabe-me numa so mao :D
xanalopes
Membro

domingo abr 17, 2005 9:37 pm

Credo, la tou eu a fazer mau juizo das pessoas :(

Se calhar e mesmo assim q os coalhitos saiem das maes...
animalworld
Membro
Registado: segunda jun 28, 2004 5:34 pm
Contacto:

segunda abr 18, 2005 11:19 am

olá Xana,

se calhar era preferivel teres reservado o coelho e teres ido buscar + tarde......
è preferivel ter paciencia e saber esperar.....
Glow
Membro
Registado: segunda jan 17, 2005 7:54 pm
Localização: 3 Gatas, 2 cadelas, 2 porquinhos-da-india, 2 piriquito, 2 rãs, e perdi a conta aos peixes,lol
Contacto:

segunda abr 18, 2005 1:10 pm

Animalworld, mas pelo que eu percebi eles já não estavam com a mãe. Quem devia ter tido paciência era criador.
Mas já agora, com que idade devem ser separados da mãe?
xanalopes
Membro

segunda abr 18, 2005 1:35 pm

Eu faria isso se o coelho estivesse c a mae, mas n axo q ele estivesse melhor tratado na loja dentro de um caixote do q em minha casa c uma gaiola so para ele com agua raçao.
Ta bem q na loja tava c os irmaos, mas axo q as condiçoes, apesar de n serem mas ( tava limpinho e tudo) nao se comparam as q lhe estou a dar neste momento..
Mas será q era melhor o ter deixado na loja com os maninhos? Se sim agradeço q me diga para eu nunca mais o fazer, e q realmente de coelhos percebo muito pouco.
Responder

Voltar para “Exóticos”