Novo Livro "O Novo Guia do Dobermann"

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dobermann! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Floijdt

Responder
Floijdt
Membro
Registado: segunda jan 27, 2003 4:12 pm
Contacto:

segunda abr 18, 2005 7:22 am

Caros amigos:

A Editorial Presença, em estreita colaboração com a Associação Dobermann de Portugal, acaba de lançar uma excelente obra sobre a raça, abordando temas que até à data não o têm sido, nos poucos livros que existem actualmente no mercado.
Vem preencher uma lacuna existente há alguns anos em Portugal e que aconselho vivamente a sua aquisição.
Dobermann uma vez... Dobermann para sempre http://www.dobermann-pt.com/ccvl/
Miguel501
Membro
Registado: segunda mar 28, 2005 2:29 pm

quinta mai 05, 2005 6:37 pm

Um excelente guia. Altamente recomendado para quem quer conhecer um pouco melhor esta raça. Muito completo ficando apenas algumas lacunas por preencher, dou aqui o exemplo do peso do macho (aproximado) conforme os meses de idade. Então e o peso da fêmea?
Outra questão não clarificada é a do cio: prós e contras da pílula. Apenas pequenos senãos...
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

sexta mai 06, 2005 4:54 pm

Ainda não terminei a leitura do livro todo, mas acho que está razoável.

No que diz respeito à idade em que o cachorro pode ir para casa dos novos donos, acho que fazem um pouco de confusão, pois mencionam a partir das 4 semanas e mais à frente já falam noutra idade... :?
Tirando esse pormenor que pode causar alguma confusão a um leigo, acho que o que li até agora está bom... ;)
Miguel501
Membro
Registado: segunda mar 28, 2005 2:29 pm

sexta mai 06, 2005 10:44 pm

Muito bem visto. Esse é mais um desses pequenos pormenores que falham. Mas nada que retire a excelente qualidade da obra. E já agora a idade recomendada é 8 semanas (a que falam mais á frente). Penso que os criadores em Portugal, pelo menos os sócios da ADP não entregam antes das 8 semanas.
Boa leitura para todos.

Miguel
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça mai 10, 2005 3:08 pm

Comprei o livro e li-o de uma enfiada. É Muito bom! Embora não pretenda ser um livro extenso e promenorizado, é um livro excelente para quem quer conhecer a raça e mais alguma informação sobre cães em geral. Gostei especialmente da descrição sobre o caracter da raça, normalmente noutros livros é abordado de forma excessivamente succinta e generalista, e gostei também que o livro abordasse um assunto quase sempre "esquecido" que é o da socialização dos cachorros. Outra parte de destaque é o das modalidades desportivas e testes de aptidão á reprodução... á séculos que andava para saber em que consistia o Körung. :P

Gostei muito. Recomendo.
geronimo
Membro Júnior
Registado: quinta nov 25, 2004 11:22 pm

quinta mai 12, 2005 8:40 am

Li o Novo Guia do Dobermann e gostei bastante. Está bem escrito e mais completo que o outro guia que existia antes sobre a raça. Tem uma linguagem mais actual e um conteúdo mais rico.
Última edição por geronimo em quinta out 27, 2005 6:27 am, editado 1 vez no total.
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

quinta jun 16, 2005 11:51 am

Comprei o livro ontem (ainda só li um bocado) e parece-me bastante bom. Tenho outro, do Hans Wiblishauser, que não é tão completo...
Já so falta 1 mês e meio para ter o meu Dobermann.
Joana Andersen
geronimo
Membro Júnior
Registado: quinta nov 25, 2004 11:22 pm

quinta out 27, 2005 6:21 am

Li o Novo Guia do Dobermann e gostei bastante. Está bem escrito e mais completo que o outro guia que existia antes sobre a raça. Tem uma linguagem mais actual e um conteúdo mais rico. Mas, parece-me haver um lapso no tema sobre o estalão da raça ( pagina 117), que também se repete no texto da pagina da Associação Dobermann de Portugal, que resulta numa interpretação diferente do Dobermann Verein, FCI, (Federation Cynologique Internationale) DCE.(Dobermann Clube de Espanha) em relação ás sanções sobre os desvios até 2 cm das medidas estipuladas no estalão da raça.
Standard und Rassenkennzeichen / Estalão noº 143 – F.C.I.
FEHLER /DEFEITOS
Größe: Dobermann Verein
Abweichende Größen vom Standardmaß bis 2 cm sind durch Herabsetzung Im Formwert zu ahnden.

Talla : DCE
Las desviaciones de las medidas del estándar de hasta 2 cm. se penalizan con una calificación menor.

Size :FCI
Deviation of size up to two centimetres from the standard should result in a lowering of the quality grading.

TAMANHO :ADP
Desvio de tamanho, superior a 2 cm do standard, deve resultar numa qualificação mais baixa

TAMANHO :NGD
Desvios que excedam em mais de 2cm as medidas estipuladas no estalão são sancionados na nota formal.

DISQUALIFIZIERENDE FEHLER /FALTAS DESQUALIFICATIVAS
Größe: Dobermann Verein
Hunde die mehr als 2 cm von dem Standardmaß nach unten oder oben abweichen.

Talla : DCE
Perros cuya talla difiere en más de 2 cm. por exceso o defecto respecto al estándar.

Size : FCI
Dogs which deviate more than two centimetres over or under the standard.

TAMANHO ADP
Cães que se desviem mais de 2 cm do standard em relação ao limite superior ou
inferior.

TAMANHO: NGD
Desvios que excedam em mais de 2 cm, para baixo ou para cima, as medidas estipuladas pelo estalão.

O leitor mais atento notará que no Novo Guia do Dobermann e na pagina da ADP, os defeitos e as faltas desqualificativas referem ambos um desvio superior a 2 cm do standard, enquanto os outros organismos consideram o desvio até 2 cm um defeito, e o desvio superior a 2 cm uma falta desqualificativa.

Geronimo :roll: :roll: :o :o :roll: :roll:
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

quinta out 27, 2005 12:05 pm

Já tinha reparado nesses defeitos (foi um amigo que me chamou à atenção), mas como sei alemão também se torna mais fácil...
Joana Andersen
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
Responder

Voltar para “Dobermann”