Sabendo o que esta doença ´e e que pode acontecer com qualquer cao e n~ao existindo uma cura, o melhor ´e prevenir!
Gostaria de saber se existe algo para al´em da coleira "Scalibor", que ´e a u´nica que conheço! Tenho que comprar uma para cada um dos meus c~aes pq esta doença debilita imenso os animais... ´E horr´ivel! O meu namorado tem uma cadelinha que foi picada e, na altura n~ao conheciam a doença... Depois de irem a um Vet cujo diagn´ostico era anemia (!!!), l´a conseguiram uma boa Vet. que a est´a a tratar! Para al´em dos medicamentos, e dos testes peri´odicos nada se pode fazer a n~ao ser melhorar a qualidade de vida!
Estou a começar este t´opico para saber se os vossos c~aes est~ao protegidos com a coleira e para alertar quem n~ao conheça esta doença, pq as suas consequ^encias s~ao devastadoras! ´E que j´a h´a algum tempo que n~ao via a cadelinha que j´a referi e fiquei muito triste pq ela est´a a piorar!
Peço desculpa para quem j´a est´a farto deste assunto mas h´a sempre quem n~ao conheça esta doença e temos a obrigaç~ao de proteger os nossos c~aes contra este flagelo!
Leishmaniose
É transmitida por o mosquito hospedeiro intermediário flebótomo . Tais mosquitos, ao sugarem sangue posteriormente, pelo facto de por assim dizer injectarem na picada da pele sua saliva, por ser esta anti-coagulante e assim evitar que o sangue da sua vítima se coagule, injectam nesse acto também tais formas infectantes da Leishmania, a qual caindo da circulação sanguínea desse novo hospedeiro vai dessa forma reproduzir a doença
O período chamado de incubação (período que vai da picada pelo mosquito infectado até o aparecimento dos primeiros sintomas) varia entre 10 e 25 dias, podendo, no entretanto, chegar até um ano. Após esse período aparecem em geral pápulas na pele do animal infectado, pápulas essas nada características, porém pruriginosas determinando sensação de calor e dor. Ocorre também nessa fase inflamação dos gânglios próximos a picada pelo mosquito. Nessa ocasião, sendo feita punção desses gânglios inflamados, deverão ser encontradas as formas infectantes do protozoário.
Na sua forma visceral, as lesões sendo internas, principalmente no baço, traduzem-se por aumento de volume desse órgão (esplenomegalia), além de febre e dor abdominal. Sua evolução leva também a aumento de volume do fígado.
PROFILAXIA DA DOENÇA - A mais eficiente medida de prevenção do mal, ainda é o combate ao mosquito hospedeiro intermediário, impedindo-o de se multiplicar, pela aplicação de insecticidas e coleiras nos cães que os repelam.
DIAGNÓSTICO - Efectuado por análise ou punção.
TRATAMENTO - Os tratamentos são efectuados opr medicação devendo ser mantidos durante toda a vida do animal. N«ão há cura mas controlo dos estado clinico do animal.
É uma doença extremamente dolorosa para o animal nos seus estádios mais avançados causando problemas dermatológicos, renais e levando nos seus estádios mais avançados a ser necessária a eutanásia do animal.Presentemente estão a ser lançados produtos que evitam a picada do mosquito e estudada a sua vacina.