Antes de mais, parabéns pela aquisição, os Coelhos são mt fofos mesmo, eu tenho duas...
Em relação à raça, será fácil ver se é Cabeça de Leão, (ou Lion Rabbit) pois se for, à medida k cresce, terá mais pêlo e mais comprido no pescoço, tipo "juba", se bem k nalguns é + visível k noutros... A minha Bunny é dessa raça, mas a juba é pekenina e pouco notória...
Cuidados com Coelhos:
VACINAS:as primeiras aos 3 meses, uma pá DHV (Doença Hemorrágica Viral) e outra pá Mixomatose (se kiser k lhe explique melhor as doenças em questão, terei todo o gosto). Um mês depois, levam o reforço e depois tomam-nas a cada 6 meses.
ALIMENTAÇÃO: Os Coelhos comem ração específica, aconselho a ração só de Coelhos e ñ as rações pa coelhos e porquinhos. Eu uso Versele-Laga e parece-me das melhores. Há quem lhes dê alguns legumes, como cenoura, eu preferi ñ o fazer, mas fica ao seu critério, no entanto, se decidir fazê-lo, deverá começar desde inicio, de forma gradual, para evitar possíveis diarreias. Existem nas lojas de animais goluseimas específicas para Coelhos, uma espécie de bombons, de vários sabores, cenoura, frutos silvestres e iogurte k eles adoram, no entanto, apesar de na embalagem a dose ser até 3 por dia, aconselho a só dar 1 por dia.
HIGIENE: Os coelhos podem ser habituados a utilizar um WC na gaiola e lá farão todos os xixis (fezes fazem por toda a gaiola). O WC deverá ser limpo todos os dias, ou no máximo, dia sim, dia ñ, visto k o cheiro da urina é um pouco intenso. A gaiola deverá ser limpa 1 vez por semana. Os Coelhos ñ necessitam tomar banho, pois tratam da própria higiene, como os gatos, no entanto, se achar necessário poderá fazê-lo, com água morna e um champô específico para coelhos k se vende em veterinários. Depois deverá secá-lo muito, mas muito bem com toalhas, evitando secadores. E muito importante, escolha um dia quente e NUNCA o deixe apanhar correntes de ar enquanto estiver com o pêlo húmido.
Eles ñ tomam banho de areia como as Chins.
COMPORTAMENTO: Os Coelhos são animais k podem ser soltos pela casa e seguir-nos como se de um cachorrinho se tratasse, no entanto, devem ter a sua gaiola, k será o seu espaço e ñ devem estar soltos na ausência dos donos para seu bem, pois podem roer algo k lhes faça mal, como fios de electricidade.
Alguns Coelhos por vezes são um pouco agressivos, principalmente as fémeas (na altura do cio então...), especialmente kd lhes mexemos na gaiola, seja pa trocar o comer, limpar o WC... Isto deve-se a serem territorias e defenderem o seu espaço, já quando soltos, regra geral são dóceis. Se ouvir o seu coelho, fazer uma espécie de "rosnar", como os cães, é melhor deixá-lo quieto, ou levará uma dentada ou arranhadela na certa...
E pronto, acho k ñ me esqueci de nada... Alguma dúvida disponha...
Boa sorte com a nova mascote, vai adorar!
Denise