criação de canários

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

segunda abr 18, 2005 4:00 pm

Olá a todos!
Eu o ano passado comprei 2 canários e segundo o vendedor, tratavam-se de um casal.Quando os comprei separei-os com a grade de separação.Começanso o mês de Fevereiro, tirei a grade, juntei-os.Deixei-os conhecerem-se e só mais tarde é que coloquei o ninho e o material para o "fazerem", mas eles não ligaram nenhuma, e eu passados mais ou menos um mês de lá estar tirei-o. Depois, coloco jornais no fundo para "forrar" as gaiolas e eles começaram a andar os dois (ou duas) sempre com jornais no bico e resolvi colocar de novo o ninho...Para meu espanto no dia a seguir tava cheio de jornais, e então pûs logo o desperdício.
depois desta longa introdução, vêm a dúvida :)
O problema é que eu não sei quem é a fêmea e o macho, uma põe o disperdicio no ninho a outra ou o outro tira e andam assim, uma vez metem as duas, já nem sei...tou confusa.
Queria ajuda para perceber se o macho ajuda a femea ou não, e se é normal o que acontece...expeliquem coisas sobre a criação de canários que eu sou principiante...
Obrigada a todos pela atenção... ;) :)
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
Trigolimpo
Membro
Registado: terça mar 22, 2005 3:47 pm

segunda abr 18, 2005 4:39 pm

Boas, algum deles canta bem?Ou ambos piam?Esse tipo de coisas é proprio em duas femeas...ás vezes as lojas não sabem ver ou porque não sabem ou porque são novos e depois pode ter surpresas...
O macho tambem pode ajudar a fazer ninho mas essa situação de um põe e o outro tira...cheira me a duas femeas...
Se não souber distinguir a maneira mais facil é pelo cantar, mas nem sempre é infalivel, porque pode haver machos sem cantar...
Sabe se os canarios são novos?Eles dão comida um ao outro?nenhum põe ovos?
Juntou os um pouco cedo demais, o ideal é em Março...
zorbita
Membro Veterano

segunda abr 18, 2005 4:55 pm

olá!
Um deles canta, o outro só pia...mas não canta muito bem , faz uns sonzitos, mas àz vezes piam os 2.
Eles são novos devem ter +/- 1 ano ou 1 ano e meio.Nunca lá vi nenhum ovo, como lhe disse eles nunca ligavam ao ninho...
Se se verificar que sao 2 fêmeas, eu poderei eventualmente juntar um macho com elas?é que eu tenho um macho sozinho...
Obrigada pela resposta...
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
RRamires
Registado: segunda abr 18, 2005 2:58 pm

segunda abr 18, 2005 4:57 pm

Cara Zorbita

Não sou um criador de canários, mas a minha irmã é, e à coisas que vemos e sabemos. No intuito de a tentar ajudar vou tentar explicar algumas coisas que são certas nos canários.

Só os machos cantam e de forma bastante audivel, as femeas só imitem um piam, mas podem cantar mas é algo raro, baixinho e rapido. No principio só o macho é que andam com coisas no bico de forma a cortejar a femea, mas depois de a conquistar só a femea é que compoem o ninho! Poem entre 2 a 4 ovos, choca os ovos praticamente sozinha, mas quando nascem ambos alimentam as crias.
Para se obter bons resultados, separam-se as femeas dos machos de forma a não se verem, e em março juntam-se.
No seu caso, se quando tiveram separados um deles pelo menos não passou muito tempo a cantar, e estão ambos a fazer o ninho, então deve ter muito provavelmente duas femeas.

Cumprimentos
zorbita
Membro Veterano

segunda abr 18, 2005 5:18 pm

Olá RRamires!
Desde já obrigada pelos esclareciemntos ;)
Eu estou um pouco confusa, porque eu quando os coloco ao sol durante a tarde só um é que canta, o outro simplesmente pia...mas como explicar que o que canta tira as "palhinhas" do ninho, e o que pia põe-nas lá, e vai busca de novo o que o outro tira... :o :o
Mais uma vez obrigada pela atenção ;)
<p>Sara</p>
Trigolimpo
Membro
Registado: terça mar 22, 2005 3:47 pm

segunda abr 18, 2005 5:45 pm

Boas, O macho pode não cantar...Tenho um que não canta ;) ou por algum susto ou por outra qualquer razão.
O resto o Ramires tem razão, funciona assim como ele está a dizer...Experimente de novo, sabe que há canários que ás vezes não dá para acasalarem, pode ou não ser o caso mas insista...
jpirikito
Membro Veterano
Registado: sábado abr 09, 2005 4:52 pm

segunda abr 18, 2005 5:47 pm

zorbita

Desde ja, deixe que lhe diga que tem ai uma grande confusao, mas pelo que acabou de dizer o que "canta á tarde" é o provavel macho e tambem, o que poe as palhinhas no ninho é a femea, porque geralmente é a femea que faz o ninho.

... Mas... secalhar..., andam a brincar consigo. ;)

Ou entao é o macho que nao está preparado :D

eu sei que estou mais entre o assunto dos periquitos, e para se iniciar a criação deve-se por dois ninhos por femea, mas agora nos canários, so esperimentado.
zorbita
Membro Veterano

segunda abr 18, 2005 6:16 pm

Muito obrigada a todos pelas respostas...
Eu vou deixar estar, e vou ver como vai evoluir...
Cumprimentos a todos.
<p>Sara</p>
Responder

Voltar para “Aves”