O que fazer nessa situação?

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

ladyxzeus
Membro Veterano
Mensagens: 2402
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

segunda abr 18, 2005 3:59 pm

Pense bem: você defende os direitos dos animais ou o bem-estar dos animais? São coisas diferentes.

Os canis municipais existem para fazer o seu trabalho. Todos os cães são muito lindos mas, encarmeos, temos sobrepopulação. Para que se atinjam melhores objectivos (como o fim dos animais abandonados, por exemplo), não se podem salvar todos.
Apanhar cães é uma coisa perigosa, se é familiar directa de quem o faz deveria sabê-lo. Os cães mordem e têm de ser apanhados rapidamente.
O trabalho de um canil deve ser algo estafante, aborrecido e tenebroso. Não vamos culpar os desgraçados que estão encarregados desse trabalho de matarem, esfolarem, de serem maus, de serem violentos, etc. e tal. Se há quem o seja, existem muitos outros que não são. Sadismo há em todo o lado.
Pense no que faria se estivesse no lugar destas pessoas: não abatia o cãozinho-tão-fofinho e, em breve, ficava com o canil ainda mais cheio, sem dinheiro para tratar os doentes, sem dinheiro para os alimentar, sem dinheiro para os desparasitar, sem dinheiro para nada, nem para si, nem para a sua família, sem espaço para mais cães que, porventura, poderiam ter sido adoptados se o desgraçadinho que é tão fofinho tivesse sido abatido como competia.
Pense no que faria se tivesse de apanhar cães e o seu emprego dependesse disso. Ficava dois dias a conquistá-los com bolachinhas ou usava uma rede?
Para isto não é preciso muita imaginação, sinceramente.

Eu estou do lado do bem estar das espécie canina em geral. Não me preocupo muito com o indivíduo, a menos que esteja directamente relacionada com ele. Mas isso sou eu, que sou ou bocadinho má.

(E, já agora, sinceramente acho que não há lado dos bons nem dos maus nem dos mais-ou-menos-bons como nos desenhos animados de fraca qualidade. Há aqueles que defendem uma coisa e outros que defendem outra. É diferente, não é?)
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda abr 18, 2005 5:43 pm

Declaração Universal dos Direitos dos Animais

1 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.
2 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.
3 - Nenhum animal deve ser maltratado.
4 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.
5 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca abandonado.
6 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.
7 - Todo o acto que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.
8 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra os animais.
9 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.
10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender os animais.

Preâmbulo:

Considerando que todo o animal possui direitos;

Considerando que o desconhecimento e o desprezo desses direitos têm levado e continuam a levar o homem a cometer crimes contra os animais e contra a natureza;

Considerando que o reconhecimento pela espécie humana do direito à existência das outras espécies animais constitui o fundamento da coexistência das outras espécies no mundo;

Considerando que os genocídios são perpetrados pelo homem e há o perigo de continuar a perpetrar outros;

Considerando que o respeito dos homens pelos animais está ligado ao respeito dos homens pelo seu semelhante;

Considerando que a educação deve ensinar desde a infância a observar, a compreender, a respeitar e a amar os animais,

Proclama-se o seguinte

Artigo 1º

Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.

Artigo 2º

1.Todo o animal tem o direito a ser respeitado.

2.O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito; tem o dever de pôr os seus conhecimentos ao serviço dos animais

3.Todo o animal tem o direito à atenção, aos cuidados e à proteção do homem.

Artigo 3º

1.Nenhum animal será submetido nem a maus tratos nem a atos cruéis. 2.Se for necessário matar um animal, ele deve de ser morto instantaneamente, sem dor e de modo a não provocar-lhe angústia.

Artigo 4º

1.Todo o animal pertencente a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito de se reproduzir.

2.toda a privação de liberdade, mesmo que tenha fins educativos, é contrária a este direito.

Artigo 5º

1.Todo o animal pertencente a uma espécie que viva tradicionalmente no meio ambiente do homem tem o direito de viver e de crescer ao ritmo e nas condições de vida e de liberdade que são próprias da sua espécie.

2.Toda a modificação deste ritmo ou destas condições que forem impostas pelo homem com fins mercantis é contrária a este direito.

Artigo 6º

1.Todo o animal que o homem escolheu para seu companheiro tem direito a uma duração de vida conforme a sua longevidade natural.

2.O abandono de um animal é um ato cruel e degradante.

Artigo 7º

Todo o animal de trabalho tem direito a uma limitação razoável de duração e de intensidade de trabalho, a uma alimentação reparadora e ao repouso.

Artigo 8º

1.A experimentação animal que implique sofrimento físico ou psicológico é incompatível com os direitos do animal, quer se trate de uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer que seja a forma de experimentação.

2.As técnicas de substituição devem de ser utilizadas e desenvolvidas.

Artigo 9º

Quando o animal é criado para alimentação, ele deve de ser alimentado, alojado, transportado e morto sem que disso resulte para ele nem ansiedade nem dor.

Artigo 10º

1.Nenhum animal deve de ser explorado para divertimento do homem.

2.As exibições de animais e os espetáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal.

Artigo 11º

Todo o ato que implique a morte de um animal sem necessidade é um biocídio, isto é, um crime contra a vida.

Artigo 12º

1.Todo o ato que implique a morte de grande um número de animais selvagens é um genocídio, isto é, um crime contra a espécie.

2.A poluição e a destruição do ambiente natural conduzem ao genocídio.

Artigo 13º

1.O animal morto deve de ser tratado com respeito.

2.As cenas de violência de que os animais são vítimas devem de ser interditas no cinema e na televisão, salvo se elas tiverem por fim demonstrar um atentado aos direitos do animal.

Artigo 14º

1.Os organismos de proteção e de salvaguarda dos animais devem estar representados a nível governamental.

2.Os direitos do animal devem ser defendidos pela lei como os direitos do homem.


Estes são os valores que eu defendo. E penso que o próprio tópico da arca seja: DIREITOS DOS ANIMAIS. E não fui eu que inventei.
ladyxzeus
Membro Veterano
Mensagens: 2402
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

segunda abr 18, 2005 6:51 pm

Eu vejo isso todos os dias quando entro no meu quarto, visto que tenho um poster com esses direitos colado na porta.
E agora pergunto: são isto "Direitos dos animais" ou "direitos para o bem-estar do animal"? Olhe que vai uma diferença grande.
tigris
Membro Veterano
Mensagens: 421
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

segunda abr 18, 2005 7:02 pm

ladyxzeus Escreveu:Eu vejo isso todos os dias quando entro no meu quarto, visto que tenho um poster com esses direitos colado na porta.
Já agora, ladyxzeus (e espero que não encare a pergunta como provocação, porque não o é), tendo em conta que defende o que consta desta declaração, o que faz no seu dia-a-dia para que o que está nela consagrado seja cumprido e aplicado?
casadiscaes
Membro Veterano
Mensagens: 2355
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Localização: Vários
Contacto:

segunda abr 18, 2005 8:14 pm

LuMaria Escreveu: Também sei do que falo e tenho muita consciência do que defendo Direitos dos animais! É nesta zona que estamos, não é Sr. casadiscaes?
Não... agora se falarmos do bem estar dos animais, ai já estamos de acordo... se ler bem a Declaração Universal dos Direitos dos Animais que fez o favor de colocar aqui, é o que esta reflete, não a defesa histérica de uns direitos dos animais a suplantarem mesmo os direitos do homem... como é promovido por algumas associações pouco éticas...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça abr 19, 2005 8:36 am

Direitos dos animais pressupõe directamente o seu bem estar.
Quanto ao Sr. Casadiscães não chame nomes a quem não conhece. Já me chamou histérica, ignorante entre outras coisas. Forma um pouco triste e chata de argumentar. Defenda as suas opiniões de forma construtiva. Quem sabe não possamos todos aprender consigo...
casadiscaes
Membro Veterano
Mensagens: 2355
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Localização: Vários
Contacto:

terça abr 19, 2005 9:16 am

LuMaria Escreveu: Direitos dos animais pressupõe directamente o seu bem estar.
Quanto ao Sr. Casadiscães não chame nomes a quem não conhece. Já me chamou histérica, ignorante entre outras coisas. Forma um pouco triste e chata de argumentar. Defenda as suas opiniões de forma construtiva. Quem sabe não possamos todos aprender consigo...
Diga lá onde é que lhe chamei histérica? falei numa defesa histérica dos direitos dos animais tal como é promovida em Portugal por algumas associações (a que chamo mesmo pouco éticas)... e chamei-lhe a atenção para uma situação que a LuMaria conhece de vista e eu conheço por dentro... se acha que a carapuça de ignorante lhe serve, enfie-a, mas não foi essa a minha intenção... e agora agradeço que me diga onde é que lhe chamei nomes...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça abr 19, 2005 2:03 pm

Sr. Casadiscaes, eu falo por mim e não por associações pouco ou muito éticas. Não vendo opiniões apenas as partilho, portanto não vale a pena responder-me com associações ou sites, pelos quais não falo. Talvez fosse bom desenvolver um pouco mais as suas respostas para se poderem compreender melhor, porque para todos os efeitos, já me chamou hipócrita, extremista e a melhor de todas, histérica. O Sr. é totalmente livre de pensar o que quiser assim como eu sou livre de pensar o que quiser. Mas não atire com mais sites ou associações, porque quando falo, falo por mim, pela minha experiência, pela minha vivência. Para ouvir as dos outros cá estou eu. Quando quiser pesquisar sites ou associações perguntarei e avaliarei por mim própria. E na minha modesta opinião quem está a ficar extremista é o Sr. Casadiscaes.
casadiscaes
Membro Veterano
Mensagens: 2355
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Localização: Vários
Contacto:

terça abr 19, 2005 3:07 pm

Agradeço que me mostre onde é que lhe chamei isso (é para isso que existe o botão de "quote")... agora... se lhe doi ser rebatida ponto por ponto... aí se calhar é a LuMaria que está no sítio errado ou com a atitude errada...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça abr 19, 2005 3:30 pm

Não vou perder tempo a procurar coisas que estão nos ultimos posts por onde andou a lançar as suas pérolas de cultura. É impossivel para si, aceitar que haja quem pense de forma diferente e, pelos vistos, está tão cheio de si próprio que acha ter sempre razão. E como não se consegue falar com portas não é com esta que eu vou começar.
AlexandreM
Membro Veterano
Mensagens: 912
Registado: sábado jan 11, 2003 7:28 pm
Localização: Criação de aves ornamentais e psitacídeos
Contacto:

terça abr 19, 2005 4:29 pm

por acaso também gostava de saber onde foi apelidada de histérica
ladyxzeus
Membro Veterano
Mensagens: 2402
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

terça abr 19, 2005 5:08 pm

tigris Escreveu:Já agora, ladyxzeus (e espero que não encare a pergunta como provocação, porque não o é), tendo em conta que defende o que consta desta declaração, o que faz no seu dia-a-dia para que o que está nela consagrado seja cumprido e aplicado?
Antes de mais, vou dizer os pontos de que discordo desta Declaração (com todos os outros concordo):
toda a privação de liberdade, mesmo que tenha fins educativos, é contrária a este direito.
Pois sem reprodução em cativeiro muitas espécies hoje estariam extintas e outras não poderia estar em recuperação.
As exibições de animais e os espectáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal
Não vejo em que exposições de animais sejam degradantes para eles. Não percebo como pode um cão treinado para espectáculos não gostar disso, visto que o treino é (ou deveria ser) fonte de prazer. Isto +e só um exemplo.

Apenas com isto não concordo.

Aquilo que faço ou deixo de fazer para que as partes que eu apoio sejam conseguidas é comigo. Começa por tratar convenientemente os meus próprios animais. E depois ainda se faz mais coisas, mas acho que ninguém quer saber, não é? ;)
tucha101
Membro
Mensagens: 53
Registado: terça mar 30, 2004 5:28 pm

terça abr 19, 2005 6:40 pm

Olá

Sr. Casadiscaes, conhecendo tão bem a realidade dos canis municipais, pergunto-lhe, na sua opinião, quais as medidas a tomar para que essa situação acabe??? O abate dos cães é solução? Não será um "mascarar" da realidade, fazer desaparecer os animais, sem se corrigir a mentalidade das pessoas que abandonam os animais, que continuam por aí impunes....
Gosto imenso de animais e adoro cães, e toda essa realidade dos canis põe-me angustiada...

LuMaria, também gostaria de saber a sua opinião, como poderia minorar o sofrimentos dos cães e gatos, que vão parar aos canis/gatis?

Cumprimentos
C.
LuMaria
Membro Veterano
Mensagens: 18246
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça abr 19, 2005 6:51 pm

Olá Tucha101, por favor não me leve a mal, mas não faça perguntas por mim. Cada um pergunta o que lhe aprouver e essa pergunta não é minha.
Além disso, o "abate" é um mal necessário e muitas vezes será mais "humano" do que deixar os animais em canis para o resto da vida, na maioria das vezes em condições deploráveis. Não sou contra a eutanásia, mesmo que em animais saudáveis. E não são os canis que têm culpa directa no abandono massivo que se verifica em Portugal.
casadiscaes
Membro Veterano
Mensagens: 2355
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Localização: Vários
Contacto:

quarta abr 20, 2005 8:09 am

LuMaria Escreveu: Além disso, o "abate" é um mal necessário e muitas vezes será mais "humano" do que deixar os animais em canis para o resto da vida, na maioria das vezes em condições deploráveis. Não sou contra a eutanásia, mesmo que em animais saudáveis. E não são os canis que têm culpa directa no abandono massivo que se verifica em Portugal.
Plenamente de acordo... é sobretudo um problema de educação... enquanto o bem estar dos animais, o código da estrada e outros problemas graves que infermam a nossa sociedade não fizerem parte dos planos curriculares desde a primária, vamos ser negativamente e sempre um dos países com as estatísticas mais altas da Europa...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”