meu ver a solução terá mesmo de passar pela passagem nessa tal rua, caso contrário não soluciona o seu problema, apenas o adia.
Se possível acho que o deveria fazer sem levar a Carlota.
Se se sentir segura para tal, acho que devia começar a levar o Max para essa zona para o habituar precisamente a essa confusão a que tantos cães reagem (uns bem e outros mal).
Os ecercícios de obediência básica que diz fazer com ele parecem-me importantes. É necessário que o Max apreenda a ideia de que no meio desse "caos canino" não precisa entrar em stress nem deve entrar em stress. É claro que estas coisas demoram, mas mesmo que nas primeiras vezes ele a puxe, ele ladre, ele chore, acredite que ao fim de algum tempo na presença uns dos outros, todos eles vão ter tendência a acalmar-se. Se essa rua fôr sossegada tente colocar-se no meio com o Max. Aos poucos, com alguma persistência eles habituar-se-ão. Soluções rápidas é que também não existem e davam um jeitão. Eu também precisava! Ehehe... Mas aos poucos consegue-se.
é exactamente o que pensava. quer dizer, eu acho que devia passear o max por baixo do portão onde estão os ditos cães. ainda o fiz uma vez ou outra vez, mas era tal a tourada

depois, não sabia se estava a fazer bem ou não. agora, vou experimentar sempre que possa. mas porque não levar a carlota?
o max já andou na escola 2 vezes. a 1ª quando era "puto". mal se curou da sarna, lá foi ele. não me parece que tenha sido o ideal, mas era a única hipótese que havia em s.miguel. o rapaz é uma esperteza

e em pouco tempo aprendeu a obediência básica.
na altura, não tinha este comportamento. a verdade é que ele não tinha muitas possibilidades de se relacionar com outros cães. mesmo assim, nunca vi nada disto. até estava contente, porque dantes a carlota era assim. será que aprendeu este comportamento?
há tempos, andou numa escola aconselhada por uma vet. mas não gostei. não parece que lhe tenha adiantado nada. em relação aos exercícios, o max era o melhor aluno

sentava, deitava, ficava, dava a pata com uma pata às costas. depois, nesse ambiente, o max mantem-se impávido e sereno. para mim, era importante treiná-lo em "ambiente real". ele está muito bem em espaços fechados - vets, escolas, etc. o pior é no dia a dia.
penso que este comportamento não terá a ver com dominãncia ou agressividade, mas medo. o max é um grande maricão

das primeiras vezes que saíu à rua pela sua pata, vomitou

ainda hoje, tem medo. essa é uma razão porque puxa. mas adora a ideia de passeios. passa-se quando sabe que vai à rua.
agora, quando o levo para o campo, tem de passar por 3 "feras" que o recebem à ladradela. se eu não estiver por perto, não avança. põe-se à minha espera. grande maricas

mas tb. é um belo sacaninha. hoje estava para ferrar a dentuça num lab que por aqui andava. vá lá, veio mal o chamei. pus-se logo o açaime