Esclarecimento

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Responder
Asdecopas
Mensagens: 6
Registado: terça abr 12, 2005 6:26 pm

terça abr 12, 2005 7:03 pm

Boa Noite.
Visto que o senhor WUSV parece ser o maior entendido no que diz respeito ao pastor alemão, gostaria que ele desse a sua opiniao aqui no forum sobre este pedigree.

Imagem
WUSV
Membro Veterano
Mensagens: 489
Registado: segunda mar 21, 2005 5:30 pm

terça abr 12, 2005 10:31 pm

[quote=Asdecopas]
Boa Noite.
Visto que o senhor WUSV parece ser o maior entendido no que diz respeito ao pastor alemão, gostaria que ele desse a sua opiniao aqui no forum sobre este pedigree.

[img]http://img120.exs.cx/img120/8369/kiba07qo.gif[/img]
[/quote]





Caro Asdecopas a minha opinião é que isto não é um pedigree, mas sim uma montagem de ascendência feita para mostrar uma arvoro généalogica hipoteticamente existente. Esta montagem terá sido retirada do site do canil do largo do terreno aqui fica o endereço do site de onde você retirou o dito documento por si aqui colocado:

http://www.canildoterreno.com
Este documento parece ser o da fêmea Bonnie no site mencionada pelo citado canil.

Pois pouco tenho a comentar sobre a montagem de registo de ascendência aqui apresentada e colocado. A não ser o facto de poder haver aqui uma consanguinidade que me parece ser demasiadamente próxima e muito estreita entre o macho Gorbi de Daktari e a fêmea Enzie de Daktari (pode-se concluir que são irmão). Sendo estes dois animais filhos do mesmo pai e da mesma mãe, os mesmos progenitores deixam supor terem sido importados de França pelo canil Daktari em virtude dos seus afixos aqui representados nesta montagem de pedigree serem Franceses. A Bela de Daktari teria portanto um grau de consanguinidade demasiado próximo sobre os seus avós paternos e maternos. Sendo que o mesmo grau de consanguinidade não é permitido actualmente no SV, na Real CEPPA assim como por parte de todos os clubes membros na WUSV.
Em Portugal, este tipo de consanguinidade é permitido e reconhecido por parte do CPC. Sendo que até a presente data ainda não temos nenhum clube de raça membro afiliado a WUSV. Portanto as consanguinidades aqui visíveis nesta montagem de registo são possíveis de serem efectuadas por todos nós criadores Portugueses.
Aqui lhe mando um estudo da consanguinidade dos dois progenitores da Bonnie.

Linebreeding de bela de daktari
Linebreeding - 5 gerações
2 - 2............................................. CH.PORT. greta du chemin morgane
2 - 2............................................. RECOMMANDÉ deutsch du manoir de junon





4,4 - 4,4......................................... V12 Irk von Arminius
5,5 - 5,5......................................... VA5 Fina vom Badsee
4 - 4............................................. VA1 Dingo vom Haus Gero
5,5 - 5,5......................................... V 28 Nick von der Wienerau
3,3 - 3,3......................................... VA1 Uran vom Wildsteiger Land
4 - 4............................................. VA7 Fedor von Arminius
5 - 5............................................. V Lasso vom Wiedenbrücker Land
4,4 - 4,4......................................... V Palme vom Wildsteiger Land
5 - 5............................................. V Fee vom Weihertürchen
5 - 5............................................. V Britta von der Malvenburg
5,5 - 5,5......................................... V Pirol von Arminius
5 - 5............................................. VA3 Nickor von der Holledau
5,5 - 5,5......................................... V Dunja vom Weilachtal
5 - 5............................................. VA9 (I) Narro von der Kahler Heide
5 - 5............................................. V66 Cäsar von Arminius
4 - 4............................................. Truxi de Colombo
5 - 5............................................. Pelesse de Colombo
4 - 4............................................. RECOMMANDÉ Isobathe du Manoir de Junon
3 - 3............................................. Enzie de Colombo
5 - 5............................................. Djinnie du Manoir de Junon
3 - 3............................................. taude du manoir de junon


Linebreeding de Eiko vom Hutberg
Linebreeding - 5 gerações
4,5 - 5........................................... VA1 Uran vom Wildsteiger Land
5 - 5............................................. V Quina von Arminius
4 - 4............................................. VA4 Mark vom Haus Beck
5 - 5,5........................................... VA7 Fedor von Arminius
5 - 5,5........................................... VA2 Tell vom Grossen Sand
5 - 5............................................. V32 Ica vom Haus Reiterland
O Eiko v Hutberg é filho do SG8=96 97=V16 98=VA7 99=VA5 Jello vom Michelstädter Rathaus SchH3 KkL1 HD normal SZ 1920002 com as seguinte consanguinidades: Uran Wildsteiger Land (3,5-4,5) / Palme Wildsteiger Land (4,5-5) / Fee Weihertürchen (5-5) / Dingo Haus Gero (5-5)
Por sua vez jello pai do eiko é filho do SG1=93 94=V7 95=VA8 96=VA4 97=VA2 98=VA2 Karly von Arminius Nasc. 29/03/92 SchH3 FH HD normal SZ 1829910 com as seguintes consanguinidades: Palme Wildsteiger Land (4,5-3) / Uran Wildsteiger Land (4-2) Este Karly por sua vez é filho do VA Kimon V. Dan Alhedy’s Hoeve que por sua vez é filho do VA Mark Vom Haus Beck. A mãe do Karly vom Arminius era uma filha do lendário Uran vom Wildsteiger Land sendo que este mesmo Uran v. Wildteiger Land é filha da mais famosa cadela de cria Alemã Palme v. Wildsteiger Land. Resta ainda acrescentar que este Uran é ainda e também o pai do Deutsch du Manoir De Junon Ch. Por.t Avo da bela de daktari. Sendo que a Greta Du Chemin Morgane é também ela irmã do Deutsch du Manoir De Junon por parte do seu pai visto este ser nem mais nem menos que o famoso Uran v Wildsteiger Land. Assim Deutsch e a Greta filhos partilham o mesmo pai, e deram origem ao Gorbi e a Enzie, progenitores da bela e netos do nosso citado Uran.


Caro Asdecopas não me vai levar a mal por eu não me adiantar muito mais sobre a arvoro que aqui colocou, em virtude do aprofundamento da mesma por minha parte poder-se-ia tornar demasiado extenso e fastidioso., e por isso só lhe fiz aqui um pequeníssimo resumo.
Posso lhe enviar o seguimento do estudo, por mim, aqui iniciado se assim o entender.
E no caso de você estar disposto a ler depoimentos intermináveis, sobre os ascendentes dos animais aqui contidos nesta simulação de pedigree por si enviada.

Espero lhe ter sido útil em alguma coisa.
Pois não entendi muito bem os motivos da seu interesse no entanto estarei a sua disposição para maiores esclarecimentos
Bem Haja
WUSV
SFILIPES
Membro
Mensagens: 59
Registado: segunda mai 24, 2004 3:07 pm

quarta abr 13, 2005 11:18 am

conheço esse lop, visto ter comprado um cão nesse canil, são muito bons cães pelo que me apercebi independentemente de terem consanguinidade ou não, mas nada melhor do que fazer essa pergunta ao senhor vitor do daktari, pode ser que ele lhe explique melhor todos os dados.
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça abr 19, 2005 11:43 am

Neste pedigree, a cadela Bela de Daktari tem uma consanguinidade de 2-2 com os cães Deutch e Greta, pelo que este pedigree não seria reconhecido em clubes filiados na WUSV, onde a consanguinidade máxima admitida é 3-2. No CPC é admitido.

Segundo deduzo dos esclarecimentos do WUS, o Deutch e a Greta têm consanguinidade de grau 1 sobre o Uran v. Wildsteiger Land. Sendo assim, também o Gorbi e a Enzie são fruto de uma cruza não permitida pela WUSV, embora aceite pelo CPC.

PS. Editei esta mensagem porque na primeira que postei não tinha reparado que o Gorbi e a Enzi eram de afixo português.

Cumprimentos

José Carlos
WUSV
Membro Veterano
Mensagens: 489
Registado: segunda mar 21, 2005 5:30 pm

terça abr 19, 2005 6:18 pm

jcsousa Escreveu: Neste pedigree, a cadela Bela de Daktari tem uma consanguinidade de 2-2 com os cães Deutch e Greta, pelo que este pedigree não seria reconhecido em clubes filiados na WUSV, onde a consanguinidade máxima admitida é 3-2. No CPC é admitido.

Segundo deduzo dos esclarecimentos do WUS, o Deutch e a Greta têm consanguinidade de grau 1 sobre o Uran v. Wildsteiger Land. Sendo assim, também o Gorbi e a Enzie são fruto de uma cruza não permitida pela WUSV, embora aceite pelo CPC.

PS. Editei esta mensagem porque na primeira que postei não tinha reparado que o Gorbi e a Enzi eram de afixo português.

Cumprimentos

José Carlos

Sr. José Carlos em virtude da emenda que fez está minha mensagem já não tem assim tanta razão de ser. Pois eu ia precisamente alerta-lo para o facto da cruza do Deutsch du Manoir de Junon com a Greta du Chemin Morgane ter sido feita em Portugal tal como se pode verificar pelo afixo (Daktari) das suas duas proles oriundas da dita cruza e descendentes destes dois citados animais: Assim como também existe o facto de todos os cães terem LOP nesta montagem de registo, inclusive nos próprios progenitores. O que deixa a entender e a supor uma cruza feita em Portugal por cães importados. Logo a França nada tem ou teria a ver com a dita situação ao contrário daquilo que você havia anteriormente pensado e escrito aqui antes desta sua emenda. Sendo que segundo me é dado a conhecer a França é e foi um dos países fundadores da Wusv, datando assim a sua adesão do início da criação dita WUSV. Assim sendo parece me pouco provável que a mesma aprova-se uma cruza do tipo 2-2. No entanto esta mesma cruza, teria sido possível de realizar até mesmo na Alemanha, caso a dita cruza tivesse sido realizada uns tempos antes das ditas normas de cria hoje restritivas terem sido aprovadas. Sendo que as mesma normas anteriormente não contemplassem os graus de consanguinidade o que parece ter sido nos primórdios da raça e outrora o caso na Alemanha e nos países que hoje pertencem a WUSV. Pessoalmente não sei bem a data em que a Alemanha e a WUSV passaram a impor as ditas restrições mas o certo é que se tivermos o cuidado de recuarmos no tempo, a alguns anos atrás, podemos constatar e verificar, que as regras hoje por todos nos conhecidas ainda não existiam e muito menos funcionavam na passada data que por lá vai. Sendo que assim, até no pais de origem, graus de consanguinidade assim tão próximos e tão chegados existiram e foram outrora praticados e admitidos no dito pais de origem. Pois na origem da raça esta consanguinidade cerada foi bastante utilizada para fixar as características que hoje conhecemos como sendo estas próprias da raça. Sendo que não há muito pouco tempo, por motivos muito especiais houve necessidade no caso do VA3 Leif v Noriswand de o SV e a WUSV aprovarem uma consanguinidade a muito proibida por estas duas entidades. E isto por se ter verificado que o Pedigree do citado Auselese não era propriamente aquele que se havia emitido aquando do seu registo inicial no stud boock alemão pelo clube de raça alemão. Pois como certamente deve o senhor e outros saberem o dito Leif havia sido em tempos produto de uma troca de pai aquando da sua concepção. Pelo que, o seu criador havia dado como pai o Hanno v Wienerau enquanto que na realidade o verdadeiro pai era o Sasko v der Noriswand irmão por parte de pai ( Zito v der Noriswand) da cadela Marit v der Noriswand mãe de Leif ( Sendo que Leif após rectificação do seu registo de ascendência ficou com um grau de consanguinidade 2-2 sobre o seu avó por linha paterna e materna Zito v d Noriswand).
Assim mais tarde ao ser verificado o ADN de Leif o clube de raça Alemão (SV) exigiu do proprietário e dono explicações e responsabilidades pela suposta troca e por tal facto ter sucedido. Pois o mesmo clube avia verificado que o ADN não correspondia ao do Hanno mas sim ao do Sasko. Foi então que o criador disse ter julgado a cadela Marit prenha do Hanno em virtude de a mesma ter sido levada a cobrir por este. No entanto, e sem o seu consentimento, a mesma teria sido levada também, e possivelmente a ser coberta pelo Sasko posteriormente a conhecida e declarada monta por ele assinalada. A mesma teria decorrido sem o seu conhecimento e contra a sua vontade. Afirmando o mesmo que Sasko possivelmente teria conseguido cobrir a dita cadela aquando de alguma fuga deste mesmo. Podendo este ter-se escapado da sua boxe para se encontrar com a dita cadela sem que tal fosse do seu conhecimento. Pois o dito criador afirmou ainda que na altura do possível acontecimento, ele encontrava-se na posse como dono, dos dois machos aqui interveniente no citado caso. Deixando ele supor com isso e segundo os seus ditos pareceram dizer, que algo terá corrido mal nessa altura, aquando do aparcamento e contenção dos referidos animais no interior das suas instalações, e isto por parte dos seus empregados que lhe cuidavam e a zelam o seu canil e os seus cães nessa altura. Sendo que os mesmos possivelmente teria deixado a cadela ser coberta por segunda vez com o Sasko, e que os mesmos não o teriam então avisado do sucedido comos animais, alegando assim o dito criador a responsabilidade ser dos seus funcionários e não se lhe poder incutir a ele tal fraude ou responsabilidade pelo equivoco provocado com a troca de progenitores. Após ter sentenciado sobre tamanho caso o clube de raça alemão deliberou e ordenou que fosse então rectificado o erro. E com vistas a não criar danos aos possíveis proprietários dos eventuais exemplares descendentes e nascidos do citado Leif, o clube deliberou e acabou por aprovar a citada consanguinidade que de todo este enredo adveio. Abrindo-se assim uma excepção única sem procedentes, própria e relativa ao caso. Sendo que outros casos continuam e passariam a ser punidos se acontecem os mesmos sucederem-se.

Cumprimentos
WUSV
WUSV
Membro Veterano
Mensagens: 489
Registado: segunda mar 21, 2005 5:30 pm

terça abr 19, 2005 6:21 pm

Só acrescentar que o caso do Leif v der Noriswand foi passado no ano de 99 sendo que ele havia sido VA3 no ano anterior.
Cumprimentos
WUSV
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça abr 19, 2005 7:37 pm

Pois é, no primeiro post não tinha reparado no afixo do dito cão, só reparei logo a seguir pelo que editei a mensagem para corrigir o erro. O pedigree referido está absolutamente legal à luz do que o CPC regulamenta.

Quanto à questão do Leif é realmente verdade, só não sei até que ponto a explicação que o crtiador deu é verdadeira ou não passa de uma desculpa. Aliás, nem isso interessa, uma vez que o que objectivamente importa é que as normativas de criação do SV foram infringidas, e os pedigrees da progénie doi Leif devidamente rectificados.

Uma das vantagens de haver um clube de raça que realmente se estruture na defesa do PA é realmente poder-se aombater este tipo de "chico-espertices" como a do Leif e, ainda mais recentemente, a do Nero Nobachtal, do qual tive uma filha praticamente comprada, compra essa que, felizmente, acabei por não concretizar.

Cumprimentos

José Carlos
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado mai 07, 2005 8:27 am

:roll:
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
WUSV
Membro Veterano
Mensagens: 489
Registado: segunda mar 21, 2005 5:30 pm

sábado mai 07, 2005 4:12 pm

:arrow:
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”