Sarna
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am
As minhas cadelas foram ambas diagnosticadas com sarna. Não sei ao certo que tipo pois o vet disse que não era necessário fazer uma cultura ainda. Já levaram uma dose de Ivomec e dei-lhes banho com Sytraz (uma solução que cheira a petróleo usado para tratar a sarna nos bovinos, suínos e ovinos). Também desinfectei totalmente o canil com lixívia. Terão de levar ainda mais uma dose de Ivomec e mais banhos (2 a 3 vezes por semana) e terei de desinfectar mais algumas vezes o canil.
Já alguém teve experiência com a sarna? Que sintomas apresentou o cão? Como trataram? Foi eficaz o tratamento? Gostaria muito de saber as vossas opiniões.
Já alguém teve experiência com a sarna? Que sintomas apresentou o cão? Como trataram? Foi eficaz o tratamento? Gostaria muito de saber as vossas opiniões.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
o max vinha com tinha na cabeça
passados uns dias começou com feridas pelo corpo e peladas. como era fim de semana ou feriado... já nem sei, o vet não o viu logo. durante esses poucos dias, a coisa piorou. o cão metia "nojo". eram feridas por todo o lado.
o vet disse que era sarna dermodécica. como era uma grana besta, só disse asneiras, nomeadamente que a sarna não tinha cura e que devia abater o cachorro.
depois de relatar isto na arca, uma eminente forista apanhou uma "barrigada de riso" e eu decidi telefonar para a vet de lx. esta disse-me que esse tipo de sarna tem origem, sobretudo, no mau estado geral do cão. ora o max nem se aguentava nas canetas com a fome. tb. me disse que o melhor era o tak tik e que para no caso dele, o ivomecq não adiantava.
mudei de vet e durante uns 3 meses, fez banhos de tak tik e a vet tanto insistiu que tb.levou ivomecq. já nem sei a dose.
ri-me só de pensar que aquele produto mal cheiroso tivesse algum efeito. mas teve mesmo. o tratamento , o descanso e a alimentação puseram o max como novo. ao fim de 3 anos, nem vestígios de sarna.
a vet de lx, disse que ele poderia voltar a ter sarna em velho por um distúrbio hormonal. mas tanto dá neste como noutro qualquer.
conclusão, a sarna dá um tabalhão a tratar, mas tem cura e não deixa vestígios.
o max tem umsa cicatriz na cabeça. pensei que fosse da tinha. hoje, com o comportamento dele, julgo que possa ter sido uma dentada de outro cão

o vet disse que era sarna dermodécica. como era uma grana besta, só disse asneiras, nomeadamente que a sarna não tinha cura e que devia abater o cachorro.
depois de relatar isto na arca, uma eminente forista apanhou uma "barrigada de riso" e eu decidi telefonar para a vet de lx. esta disse-me que esse tipo de sarna tem origem, sobretudo, no mau estado geral do cão. ora o max nem se aguentava nas canetas com a fome. tb. me disse que o melhor era o tak tik e que para no caso dele, o ivomecq não adiantava.
mudei de vet e durante uns 3 meses, fez banhos de tak tik e a vet tanto insistiu que tb.levou ivomecq. já nem sei a dose.
ri-me só de pensar que aquele produto mal cheiroso tivesse algum efeito. mas teve mesmo. o tratamento , o descanso e a alimentação puseram o max como novo. ao fim de 3 anos, nem vestígios de sarna.
a vet de lx, disse que ele poderia voltar a ter sarna em velho por um distúrbio hormonal. mas tanto dá neste como noutro qualquer.
conclusão, a sarna dá um tabalhão a tratar, mas tem cura e não deixa vestígios.
o max tem umsa cicatriz na cabeça. pensei que fosse da tinha. hoje, com o comportamento dele, julgo que possa ter sido uma dentada de outro cão
anjjazul
-
- Membro
- Registado: quarta nov 06, 2002 3:55 pm
Boas. Em tempos um cão que tive, que infezlizmente já morreu, teve sarna demodécica. Na altura (há mais ou menos 10 anos) curei-o com um shampoo chamado "desitan vet", que comprava na farmácia. Não sei se ainda existe no mercado, mas era muito eficaz. Em três ou quatro banhos ficou curado.
O aspecto dele era horrível, totalmente sem pelo, com a pelo tipo elefante, toda cinzenta, com feridas e com um cheiro nauseabundo. Tal como disse a anjaazul, foi na sequência de uma doença grave que ele ficou assim, dado ao estado de debilidade geral.
Tal como já disse, curou-se rápidamente e voltou a ter uma pelagem mágnifica, como aliás sempre teve.
A sarna tem muito mau aspecto mas, com o tratamento adequado, resolve-se facilmente.
O aspecto dele era horrível, totalmente sem pelo, com a pelo tipo elefante, toda cinzenta, com feridas e com um cheiro nauseabundo. Tal como disse a anjaazul, foi na sequência de uma doença grave que ele ficou assim, dado ao estado de debilidade geral.
Tal como já disse, curou-se rápidamente e voltou a ter uma pelagem mágnifica, como aliás sempre teve.
A sarna tem muito mau aspecto mas, com o tratamento adequado, resolve-se facilmente.
Tratei de dois caes com sarna, nao tinham pelo NENHUM, pele preta de elefante, cheia de crostas, encarquilhada, esqueletos ambulantes...
Dei-lhes apenas banhos de Acaril Bial. Ficaram optimos. Ela recuperou mais facilmente, talvez por ter mais vontade de se alimentar. Ja nao me recordo quanto tempo levaram os tratamentos, penso que entre 2 a 3 meses. O macho levou mais tempo a recuperar, ja a femea tinha o pelo todo e ele ainda tinha muita falta de pelo.
Basicamente, apos um certo tempo, toda a pele escura comeca a sair e por baixo, voila, surge uma pele lisinha e cor-de-rosa, saudavel... parece quase milagre
... trata-se muito bem a sarna. Para meu conforto, usava luvas baratas de borracha que comprava nas lojas dos 300 e deitava fora, apos cada banho. Nao e nada de especial.
Ainda hoje tenho o macho comigo (ja com 9 anos) e, inclusivamente, o sr dos banhos e tosquias fartou-se de lhe gabar a pele e o pelo, dizendo que era raro encontrar um cao com pelo tao forte e saudavel... nao sabia da historia, nao me conhecia de lado nenhum. Nunca tinha visto o cao.
E sim, e verdade, ja tinha notado que o pelo dele e muito saudavel, por comparacao com os outros caes que vejo na rua. O da irma idem aspas, mas essa nao a tenho comigo.
A sarna e plenamente tratavel. Nao ha qualquer problema. Da trabalho, mas e como tudo na vida... e os animais sem duvida alguma que merecem. Vale bem o esforco... e no fim e uma grande recompensa vermos a diferenca... aquece a alma
********s e boa sorte para si e os seus bichinhos
Dei-lhes apenas banhos de Acaril Bial. Ficaram optimos. Ela recuperou mais facilmente, talvez por ter mais vontade de se alimentar. Ja nao me recordo quanto tempo levaram os tratamentos, penso que entre 2 a 3 meses. O macho levou mais tempo a recuperar, ja a femea tinha o pelo todo e ele ainda tinha muita falta de pelo.
Basicamente, apos um certo tempo, toda a pele escura comeca a sair e por baixo, voila, surge uma pele lisinha e cor-de-rosa, saudavel... parece quase milagre

Ainda hoje tenho o macho comigo (ja com 9 anos) e, inclusivamente, o sr dos banhos e tosquias fartou-se de lhe gabar a pele e o pelo, dizendo que era raro encontrar um cao com pelo tao forte e saudavel... nao sabia da historia, nao me conhecia de lado nenhum. Nunca tinha visto o cao.
E sim, e verdade, ja tinha notado que o pelo dele e muito saudavel, por comparacao com os outros caes que vejo na rua. O da irma idem aspas, mas essa nao a tenho comigo.
A sarna e plenamente tratavel. Nao ha qualquer problema. Da trabalho, mas e como tudo na vida... e os animais sem duvida alguma que merecem. Vale bem o esforco... e no fim e uma grande recompensa vermos a diferenca... aquece a alma

********s e boa sorte para si e os seus bichinhos
-
- Membro Veterano
Esta não é a primeira vez que a PA tem sarna. Quando a adoptámos, ela vinha com muito mau aspecto - cheia de pulgas, carrapatos, feridas, muito magra, etc. - e passados uns meses, começou a perder pêlo nas pernas, na base do rabo e na barriga e ficou toda cheia de manchas vermelhas que eventualmente formavam crostas. Levou tantos tratamentos que já nem me lembro de metade deles mas o que acabou por curá-la foi o dito Sytraz. Desta vez, notámos primeiro na Braco que estava a ser tratada a um olho. Ela tinha apenas escamação amarelada nas orelhas e a pele de dentro das pernas avermelhada. Depois é que inspeccionei bem a PA e vi que estava coberta em feridas, o que me tinha escapado devido ao seu pêlo denso. O que não sei é se voltou espontaneamente à PA e esta pegou-a à Braco ou se a Braco apanhou-a em algum lado e transmitiu-a à PA.
Por mais, não sei se é sarna demodécica ou sarcóptica porque o vet disse que não era necessário fazer cultura ainda. Não concordei muito mas calculo que pelo historial da PA e pelos sintomas, ele deve poder diagnosticar correctamente. Presumo que seja a sarcóptica porque a demodécica não é contagiosa - não é assim? Só espero é que não seja um problema crónico porque, para além do disconforto que causa às cadelas, requer muito tempo e paciência da parte dos donos para tratar.
Por mais, não sei se é sarna demodécica ou sarcóptica porque o vet disse que não era necessário fazer cultura ainda. Não concordei muito mas calculo que pelo historial da PA e pelos sintomas, ele deve poder diagnosticar correctamente. Presumo que seja a sarcóptica porque a demodécica não é contagiosa - não é assim? Só espero é que não seja um problema crónico porque, para além do disconforto que causa às cadelas, requer muito tempo e paciência da parte dos donos para tratar.
-
- Membro Veterano
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
para detectarem a sarna aomax, não fizeram cultura nenhuma. acho que lhe tiraram pelo, ou pele?
e viram ao microscópio. na hora. não sei como avaliam uma doença sem exames 

anjjazul
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm
Olá 
Faz mais sentido que, se for mesmo sarna, seja a sarcóptica, pois se têm as duas, uma pegou à outra. as melhoras das meninas, pelo menos sarna é mais facil de tratar do que algumasd doenças de pele..

Faz mais sentido que, se for mesmo sarna, seja a sarcóptica, pois se têm as duas, uma pegou à outra. as melhoras das meninas, pelo menos sarna é mais facil de tratar do que algumasd doenças de pele..
-
- Membro Veterano
Era suposto fazermos uma raspagem de pele. Raspa-se um bocadinho da pele afectada, preferencialmente com algum pêlo, e leva-se a um laboratório. Não sei depois como analisam a amostra, terei de perguntar da próxima vez. Comprei as lâminas e os frasquinhos para pôr as amostras mas depois o vet disse que não ia ser necessário. Para além dos sintomas serem diferentes para os dois tipos de sarna, a PA já tinha tido aquilo e, por isso, faz todo o sentido repetir o mesmo tratamento. Aliás, nas pesquisas que fiz sobre o assunto, era consenso geral que o vet normalmente consegue diagnosticar os casos apenas pelos sintomas e que muitas vezes as análises à pele são inconclusivas.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)
Pelos vistos a sarna está na moda ,
também diagnosticaram sarna dérmica na minha caniche ,tem a pele da barriguinha numa lástima , perguntei ao vet o porquê ? , ele diz que pode ser por ela ser muito stressada !
O acaril bial também se vende na farmácia ? alguêm me sabe responder , é que o vet está de férias !
também diagnosticaram sarna dérmica na minha caniche ,tem a pele da barriguinha numa lástima , perguntei ao vet o porquê ? , ele diz que pode ser por ela ser muito stressada !
O acaril bial também se vende na farmácia ? alguêm me sabe responder , é que o vet está de férias !
-
- Membro
- Registado: quarta nov 06, 2002 3:55 pm
Olá.
Vende. O Acaril Bial é medicamento de uso humano.
Vende. O Acaril Bial é medicamento de uso humano.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 05, 2003 11:28 am
Oi,
Só queria dar uma "achegazinha". Na realidade e como foi dito e bem pelo veterinário (embora fosse logo desmentido como é normal aqui) a sarna não tem cura, mas é possivel ser controlada, por isso dizem que se curou o que é errado.
PJ
Só queria dar uma "achegazinha". Na realidade e como foi dito e bem pelo veterinário (embora fosse logo desmentido como é normal aqui) a sarna não tem cura, mas é possivel ser controlada, por isso dizem que se curou o que é errado.
PJ
-
- Membro Veterano
Já agora, permitem-me especificar mais a questão. A sarna demodécica, causada por um tipo de ácaro que se aloja nos bolbos dos pêlos, não tem cura. Aliás, estes ácaros estão sempre presentes nos cães mas em números mínimos que não prejudicam a sua saúde. Já a sarna sarcóptica ou a escabiose é causada por um ácaro que escava túneis debaixo da pele (apenas as fêmeas) e é curável. Ainda existe a sarna do ouvido, a menos prejudicial e mais facilmente tratável, em que os ácaros se instalam nos ouvidos e são visíveis a olho nu.
Quanto aos sintomas, já li tantos artigos diferentes que fiquei baralhada. Quando tiver um tempinho, ainda faço uma lista com todos os sintomas indicados para cada tipo.
Quanto aos sintomas, já li tantos artigos diferentes que fiquei baralhada. Quando tiver um tempinho, ainda faço uma lista com todos os sintomas indicados para cada tipo.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 05, 2003 11:28 am
Exactamente, eu é que generalizei
PJ

PJ
-
- Membro Veterano
mais do que isso, a humidade tb. é importante. pelo menos, no desenvolvimento dos fungos. para estes, é preciso fazer cultura em laboratório, para a sarna, o exame foi imediato. sem este exame, é dificil detectar o tipo de sarna, logo o tratamento eficazO tempo também influencia. Quando aumenta a temperatura, aumenta também a reprodução dos parasitas - os ácaros, as pulgas, os carrapatos, etc.
anjjazul