Como tentar "evitar" os estragos?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
mokinha
Membro
Mensagens: 77
Registado: sexta mar 18, 2005 2:44 pm
Localização: 2 gatos (Joca e Zeca) 1 peixe (Martim)

quinta abr 21, 2005 12:49 pm

Tenho dois gatinhos (7 semanas) à 1 semana, se ao principio eram calmos, não destruiam nada estavam assustados e só queriam carinhos e atenção e muito colinho, quando não me viam a mim ou ao meu marido, miavam muito e só sossegavam quando nós os confortávamos. Hoje tudo começou a mudar, ganharam um gosto pelos cortinados e mobilia k só visto, quando não estão a tentar arrancar a cabeça um do outro, o k deve doer, porque se ouve um miar muito agudo, estão pendurados dos cortinados e afins. Já não querem brincar connosco eu chamo e nem me prestam atenção, quando ralho nem me ouvem. Gostava que continuassem apegados a nós, será uma fase, ou todos os gatos são assim em bébe?
Em relação à comida não querem pegar na purina nem na rc, só querem latas de Wiskas, que eu detesto o cheiro e sujam tudo, o que devo fazer para os obrigar a comer ração?
Obrigada
zirita
Membro Veterano
Mensagens: 249
Registado: quinta ago 07, 2003 11:12 am
Localização: Bê, x Angorá Turco
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

quinta abr 21, 2005 1:23 pm

Olá!
Não sei se a minha experiência ajudará aguma coisa mas é a que tenho... e é com a melhor vontade!
A Bê entrou na minha casa com dez dias, depois de a ter encontrado abandonada! Dei-lhe biberon e assim que começou a comer dei-lhe sempre ração da royal canin, que tem vindo a comer desde sempre. Faz 3 anos em Junho e tem avançado na ração de acordo com os meses. Muito de vez em quando compro uma latinha pequenina, mas há mais de um ano que não lhe dou. E penso que é o melhor, dar só ração, e tem sempre à disposição.
Quanto aos cortinados e mobílias, felizmente tentou subir cortinados uma única vez! Ralhei com ela mas duvido que tenha sido por isso que não voltou a tentar. A única coisa que continua a fazer é a afiar as´unhas nos sofás de tecido! De qualquer modo, desde que lhe fiz uma árvore de sisal passou a arranhar menos os sofás! :lol:
Vá contando as novidades!
<p>Beijinhos meus, turrinhas da B&ecirc; e lambedelas do Bolinhas e da Pequenina!</p>
<p><a href="http://cantinhodosanimais.blogspot.com">http://cantinhodosanimais.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
eliel
Membro Júnior
Mensagens: 24
Registado: terça nov 02, 2004 1:20 pm

quinta abr 21, 2005 4:11 pm

olá!

COM A MINHA XANA NÃO FOI DIFICIL, MAS A PRIMEIRA COISA QUE FEZ QUANDO CHEGOU CÁ A CASA FOI RASGAR O CORTINADO DE ALTO A BAIXO MAS NÃO TOCOU MAIS NELES!!PARA A ENTRETER COMECEI POR DAR-LHE BOLAS FEITAS DE PAPEL DE ALUMINIO E COMO N TINHA $ PARA LHE COMPRAR A TORRE DE SISAL QUE QUERIA, PEGUEI NUM TAPETE DO MEU QUARTO QUE TINHA O AVESSO NUM MATERIAL PARECIDO COM SISAL, MOSTREI-LHE E ELA APRENDEU LOGO A ARRANHAR ALI.MAS DE VEZ EM LEMBRA-SE SEMPRE DOS SOFÁS...
anjjazul
Membro Veterano
Mensagens: 6127
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta abr 21, 2005 6:05 pm

todos os gatos são assim. se não houver limites, depressa destroem tudo. o melhor é ter um borrifador e dar-lhes umas borrifadelas quando começar o disparate.
como são teimosos que nem burros e só fazem o que lhes apetece, o melhor é deixar tudo fechado. só lhes deixo o corredor e cozinha aberta quando não estou em casa. quando regresso, ando sempre de olho neles. embora tenha o sofá tapado, os malandros metem-se debaixo a arranhar :o
claro que quando crescerem, ficam mais calmos.
eu não dava latas e muito menos da friskies. além de geralmente provocar diarreia, uma vez habituados, adeus ração. uns dias em jejum e logo pegam noutra comida. a menos que estejam magros e doentes. o que não parece ser o caso :D
anjjazul
Catarina1
Membro Veterano
Mensagens: 1770
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Localização: Rottweiler - Nasty
Contacto:

quinta abr 21, 2005 6:16 pm

Olá!

A minha gata foi encontrada na rua com uns 2 meses...ou perto disso.
Sempre comeu da whiskas... Comia da lata sempre á noite e de manha era sempre peixe cozido... E tinha os biscoitos da whiskas todo o dia, sempre á disposição!
Nunca fez diarreia, nem ficou gorda por ter sempre comida!!
Até aos 11 anos comeu whiskas... Até que um dia que notei que ela estava muito magra. Corri com el po vet que disse que tinha Insuf. Renal.
Passou de um dia po outro...de lata e peixe cozido a Ração da RC RENAL. Tem agora 12 anos... Tá um cadito de nada mais gordinha, mas come lindamente a ração... Parece que até gosta muito. Mas vejo que de vez em quando quer alguma coisa, da nossa comida. Um peixinho cozido, um pouquinho de carne.... Mas agr, aproveito aqui o topico, pa perguntar se faz algum mal, dar-lhe assim Muuuuuuuuuuuuuito de vez em quando um pouquito de nada de peixe, ou carne... Porque há dias que até mia para lhe dar-mos. Só que eu não deixo ninguém dar, porque tenho receio que faça mal!!
Catarina Duarte



Bianca - 23/01/1993 ~&nbsp; 05/10/2009
anjjazul
Membro Veterano
Mensagens: 6127
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta abr 21, 2005 6:55 pm

Parece que até gosta muito. Mas vejo que de vez em quando quer alguma coisa, da nossa comida. Um peixinho cozido, um pouquinho de carne.... Mas agr, aproveito aqui o topico, pa perguntar se faz algum mal, dar-lhe assim Muuuuuuuuuuuuuito de vez em quando
não faz mal. faz muito mal. o peixe tem muito fósforo e não deve ser dado com muita frequência aos gatos. então, num gato ir, NUNCA dar peixe. ainda por cima num animal dessa idade.
o pantufa é ir desde muito novinho e há muito que come ração própria. já se habituou e quando quer, pede. de vez em quando, vai à ração dos outros. é o suficiente para vomitar logo tudo.
o facto de um gato comer friskies e nada lhe acontecer, não significa, que no geral, não faça mal. a minha vet desaconselhou-me vivamente essa ração. nos piores dias, ou quando acaba, sempre prefiro comprar a whiskas.
anjjazul
Catarina1
Membro Veterano
Mensagens: 1770
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Localização: Rottweiler - Nasty
Contacto:

quinta abr 21, 2005 7:06 pm

Olá!

Pois..Mas eu nunca dei Friskies...ó lá cm se escreve!! E eu sei perfeitamente que não se deve dar peixe todos os dias, por causa do fosforo. Andei anos a dizer ao meu pai para não dar peixe... Mas ele é parvo e dá... Faz a mesma asneira com a minha cadela(mas esta não é com o peixe). Mas as coisas vao mudar daqui a uns tempos, com a separação dos meus pais, porque eu vou ficar com a minha mae e com a cadela (e com o resto da biarada)... Mas em relação á gata... Então, mesmo que ela peça não vou dar nada. Ás vezes ela até pede um bocadinho de bolacha! Só que eu não dou. Agora o meu pai, dá tudo e mais alguma coisa, e ás escondidas, e depois diz que não dá nada!! Mesmo eu vendo que deu. :evil:
Catarina Duarte



Bianca - 23/01/1993 ~&nbsp; 05/10/2009
martynha2
Membro Júnior
Mensagens: 46
Registado: quarta mar 30, 2005 3:41 pm

quinta abr 21, 2005 8:26 pm

olá

eu penso que acertar no arranhador é muito importante.

o meu gato não liga puto aos de sisal (gastei rios pra nada) mas ja os de cartão ( apesar de mais baratos duram pouco) ele adoraaaaaaaaaaaaaaaaaa

tendo "o arranhador" certo é meio caminho andado!!

coloca-lhe de varios tipos á disposição e logo ves:)
bita322
Membro Veterano
Mensagens: 3771
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sexta abr 22, 2005 10:40 am

Ola bom dia,
Bem eu com o meu terrorista, também tive alguns desgostos no que se refere a cortinados ou objectos decorativos.
Algumas dicas que encontrei na net e que fui lendo por aqui no forum e que resultaram:
Para evitar que me arranhasse sofas e cortinas de vez em quando vaporizava com laca de cabelo.
Nos moveis experimento limpa-los com produto á base de citrino, eles geralmente deteestam o cheiro de laranja e limão.
Para as plantas e outros objectos decorativos comecei a deitar umas pitadinhas de pimenta e foi remedio santo.
Arranhadores já comprei de todos os feitios possiveis e nada, ele prefere um tapete que ha la em casa, e eu deixo que ele me destrua o tapete é preferivel do que voltar a atacar os sofas :-)
O borrifador também é bastante util, o meu agora basta só ouvir o barulho da agua no borrifador que pára logo com a asneira ;-).
Cumprimentos
mokinha
Membro
Mensagens: 77
Registado: sexta mar 18, 2005 2:44 pm
Localização: 2 gatos (Joca e Zeca) 1 peixe (Martim)

quarta abr 27, 2005 11:31 am

A laca ao principio deu resultada, agora até parece k gostam do cheiro!
Mas o borrifador, fogem dele como o "diabo da cruz", o problema é k nem sempre estou atenta!
Se me poderem dar mais alternativas, agradeço!
anjjazul
Membro Veterano
Mensagens: 6127
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta abr 27, 2005 12:13 pm

eu decidi comprar comprar cortinados de um pano forte. depois, o melhor é não os deixar andar por todo olado. cortar as unhas tb. ajuda
anjjazul
Responder

Voltar para “Gatos”