Sim, o furão é um animal encantador, lindo, ternurento e fofo... difícil de resistir! No entanto, para além do facto de ser ilegal...trata-se de uma animal muito especial!
Depois de o levarmos para casa, precisa muito de nós, da nossa atenção, dos nossos cuidados, da nossa paciência e acima de tudo do nosso carinho!
Irrequieto e teimoso, por feitio, é necessário muita persistência para o educarmos e ensinarmos...
E se as coisas não correm bem!?
E se ele começa a morder e se revela algo agressivo?!
Pois é, se não perdermos todo esse tempo com ele e não lhe dedicarmos todo o carinho possível, os resultados podem não ser os esperados...
Depois, deixa de ter piada, perde o encanto... fecha-se numa gaiola (ou numa transportadora), durante meses... onde se vai de vez em quando, para colocar água e comida.
Também existe, a questão económica...E se não há dinheiro para o veterinário?! Para as vacinas, para as castrações, para as consultas...
A vida do animal fica confinada a essa prisão...e ali permanecem, doentes, tristes sem nunca serem vistos por um veterinário...sem vacinas (em contacto com outros animais)...porque o dono desistiu deles...
Não posso deixar de dizer o quanto isto me revolta!...
Tudo isto deve ser muito bem ponderado, antes de se decidir compra o animal!
Desta forma, eles nunca irão ser meigos...Um animal, não é um brinquedo, que se quer (por capricho ou não), que se usa (enquanto se acha graça) e depois se deita fora (ou se fecha numa gaiola), se não era bem aquilo que queríamos, ou esperávamos...
Desculpem, o desabafo, mas andamos por aqui de bandeiras hasteadas, em defesa dos animais e depois é tão triste e revoltante vermos que estas coisas acontecem, mesmo à frente dos nossos olhos, e não podemos fazer nada...
A todos aqueles que estão a pensar adquirir um furão, por favor, pensem bem nas responsabilidades que isso representa...não é um pássaro que se leva para casa e se enfia numa gaiola!
Sejam conscientes e pensem, acima de tudo, no bem estar do animal!
Já que, infelizmente não posso fazer mais nada, aqui fica meu testemunho... que sirva de reflexão.