Os limites do tolerável

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta abr 22, 2005 12:32 pm

isto passou-se com o max, mas podia ter acontecido com outro cão qualquer.
esta manhã, quis dar-lhe banho. estava deitado na cama e quando percebeu que ia ao banho, começou a fazer graçolas e não se queria levantar. comecei a chamá-lo e nada. já me estava a impacientar e comecei a dar-lhe com a coleira. o tipo começou a afinar e a ladrar. como vi o caso mal parado, fui buscar a estranguladora e ele foi de trela para o banho. já não é a 1ª vez.
será que o devia ter castigado quando ele começou a ladrar? aí, arriscava-me a levar uma bela dentada. ele não reage quando lhe batem. penso que isso acontece nas alturas em que sabe que fez porcaria. será que neste caso, entendeu esta atitude como uma ofensa ou provocação?
anjjazul
nicenice
Membro Veterano
Registado: segunda fev 21, 2005 2:32 pm
Contacto:

sexta abr 22, 2005 1:23 pm

Para a próxima não se impaciente nem lhe dê com a coleira. A violência não resolve nada e torna a hora do banho ainda mais insuportável para o animal. Se calhar é por causa de enveredar pela violência que o animal lhe ladra e tenta mordê-la. Ele deve ter sentido isso como uma ofensa, para reagir assim.

E se se deixasse entrar na brincadeira com ele? Podia tornar a altura do banho uma coisa mais divertida. Ou acenar-lhe com um biscoito para ele se levantar?

Não me parece que o deva castigar e acho muito estranho que ele lhe tente morder, então mas que tipo de relação é a vossa? Sempre ouvi dizer e acontece comigo, que o cão até se pode virar a nós para morder mas é sempre só de aviso, nunca é para ferrar o dente. O meu nem nunca ladrou para mim, e só me lembro de que me abocanhar as mãos quando lhe escovo o rabo, porque detesta. Bem mas cada cão é como é...
Boa sorte com o seu max
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta abr 22, 2005 1:36 pm

Se obeservar uma alcateia, ou um grupo de cães vadios, vai ver que o conceito de tareia não existe no par alfa. Existem regras muito especificas que estão bem longe de actos agressivos. A agressividade reserva-se para conquista de território e quando se pretende destronar o par alfa. ( Se estiver a dizer alguma asneira, por favor corrijam-me).
Nunca usei de nenhuma violência com os meus animais e tenho perfeita consciência de que quem desempenha o papel alfa sou eu. Considero um verdadeiro disparate conduzir um cão para o banho "à pancada", só vai fazer com que o seu cão associe o banho a coisas más. A ideia, é o seu cão associar o banho a coisas boas.
anjjazul
Membro Veterano
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta abr 22, 2005 1:59 pm

esta gente inventa cada uma. quem disse que conduzi o cão à pancada? apenas disse que lhe bati com a coleira (da carlota, portanto bastante pequena) para ele se levantar da cama. agora que ele não gostou :evil:
anjjazul
nicenice
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 22, 2005 2:12 pm

Para a próxima não se impaciente nem lhe dê com a coleira. A violência não resolve nada e torna a hora do banho ainda mais insuportável para o animal. Se calhar é por causa de enveredar pela violência que o animal lhe ladra e tenta mordê-la. Ele deve ter sentido isso como uma ofensa, para reagir assim.

E se se deixasse entrar na brincadeira com ele? Podia tornar a altura do banho uma coisa mais divertida. Ou acenar-lhe com um biscoito para ele se levantar?

Não me parece que o deva castigar e acho muito estranho que ele lhe tente morder, então mas que tipo de relação é a vossa? Sempre ouvi dizer e acontece comigo, que o cão até se pode virar a nós para morder mas é sempre só de aviso, nunca é para ferrar o dente. O meu nem nunca ladrou para mim, e só me lembro de que me abocanhar as mãos quando lhe escovo o rabo, porque detesta. Bem mas cada cão é como é...
Boa sorte com o seu max
nicenice
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 22, 2005 2:12 pm

Peço desculpa não sei o que se passou com o computador. Estava a tentar responder e saiu-me isto...Mas enfim, cá vai

Por acaso acho que percebi muito bem aquilo que a anjjazul disse e não fiquei de todo com a ideia de que tenha dado porrada no cão com a coleira. Mas mantenho tudo o que disse, é um acto de agressividade, seja a coleira grande ou pequena, e que o animal não interpretou da melhor forma.
Compreendo que de vez em quando uma palmadita não faz mal a ninguém mas acho muito mau sinal o seu max reagir como reagiu. Logo se vê que não é assim que o consegue “convencer”
Última edição por nicenice em sexta abr 22, 2005 2:23 pm, editado 1 vez no total.
ticoforpus
Membro Veterano
Registado: quarta nov 05, 2003 11:28 am

sexta abr 22, 2005 2:13 pm

Oi,

Já sei que vou levantar polémica...

Acho que (conforme a situação) uma palmada bem assente não faz mal nenhum.

PJ
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta abr 22, 2005 2:19 pm

Estamos de acordo, mas levar um cão para o banho com uma palmada não é necessário e parece-me estranho que o animal tente morder a dona, parece-me que aqui a relação não vai muito bem. De alguma forma, ou ele pensa que manda ou reage com medo, seja de que forma for, alguma coisa vai mal na relação dono-animal.
vitor_neto
Membro Veterano
Registado: quinta abr 07, 2005 11:00 am

sexta abr 22, 2005 2:37 pm

Boa tarde

No meu caso, posso dizer que os meus cães (retriever do labrador) adoram água, mas detestam uma "banhoca". Para lhes dar banho é muito simples. Chamo-os para dentro do canil como que para brincar. Bem eles estando lá dentro, já não há nada a fazer ;-). Tente dar-lhe a volta de outra maneira, pois se o seu cão não gostar de banho, dificilmente conseguirá convencê-lo de outra maneira. :-) :-)
angie_bcl
Membro Veterano
Registado: quinta jan 30, 2003 9:51 am

sexta abr 22, 2005 3:05 pm

anjjazul Escreveu: esta manhã, quis dar-lhe banho. estava deitado na cama e quando percebeu que ia ao banho, começou a fazer graçolas e não se queria levantar. comecei a chamá-lo e nada. já me estava a impacientar e comecei a dar-lhe com a coleira. o tipo começou a afinar e a ladrar. como vi o caso mal parado, fui buscar a estranguladora e ele foi de trela para o banho. já não é a 1ª vez.
será que o devia ter castigado quando ele começou a ladrar? aí, arriscava-me a levar uma bela dentada. ele não reage quando lhe batem. penso que isso acontece nas alturas em que sabe que fez porcaria. será que neste caso, entendeu esta atitude como uma ofensa ou provocação?
Acho que ele não conseguiu distinguir se era brincadeira ou a sério. O meu Igor gosta de brincar às guerrinhas comigo, como brinca com as cadelas, o que envolve morder e rosnar...

Talvez a anja tivesse errado quando se deixou enervar. Ele sentiu isso e quis continuar a "brincar".
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta abr 22, 2005 3:23 pm

Anja,
O seu Max, segundo creio, tem sido um cão 'problemático' desde sempre. Embora a "violência" não deva ser usada por sistema, também não me parece que uma tal atitude de agressividade (quem conhece o historial do Max, sabe que não é uma brincadeira inofensiva) deva ser 'recompensada' com festas ou 'brincadeiras', para "acalmá-lo". Se estivessemos perante a tal matilha, o comportamento de "brincadeira" ou festas, seria considerado submissão. Perante uma atitude de irreverência de um membro inferior da matilha, o Alfa deve demostrar de forma clara a sua posição de superioridade. Só não a aconselho a dar umas boas palmadas no Max na próxima ocasião que ele fizer isso, porque me parece que ele é um cão muito forte, e com o que poderiamos chamar alguns problemas 'pdicológicos' relacionados com agressividade ( Já a mordeu, não foi?). Nesta base uma reacção destas poderia não só não obter a desejada submissão, como até depoletar uma reacção de maior agressividade da parte dele...com consequências graves na sua pessoa.
Assim, aconselho-a a pedir ajuda profissional . Caso isto não seja possível, e perante o historial do Max e o desejo cada vez maior de ser 'o chefe', aconselho-a seriamente a pensar um pouco sobre a sua vida e a dele.

Cumprimentos
Paulo C
anjjazul
Membro Veterano

sexta abr 22, 2005 7:42 pm

Assim, aconselho-a a pedir ajuda profissional . Caso isto não seja possível, e perante o historial do Max e o desejo cada vez maior de ser 'o chefe', aconselho-a seriamente a pensar um pouco sobre a sua vida e a dele.
o que é que isso quer dizer? :o :o
apesar dos seus problemas psicológicos, não acho que o max seja agressivo por natureza e muito especialmente para mim. tb. não me parece que esteja a querer ser o chefe da matilha. haverá muitas arestas a limar. aliás, sou uma naba quanto a cães, mas não acho que seja nada demais.
provavelmente, o rapazinho devia ter obedecido a bem para ir ao banho. da próxima, irá logo com a coleoira posta
anjjazul
Gatujoba
Membro Veterano
Registado: sábado mai 08, 2004 1:54 pm

sexta abr 22, 2005 10:57 pm

Eu não a compreendo. Não fui a anja que questionou a atitude do cão e a sua agressividade? inclusivamente que " se arriscando a levar uma dentada"? Então se agora acha normal, tudo bem.
anjjazul
Membro Veterano

sexta abr 22, 2005 11:42 pm

Eu não a compreendo. Não fui a anja que questionou a atitude do cão e a sua agressividade? inclusivamente que " se arriscando a levar uma dentada"? Então se agora acha normal, tudo bem.
bom, vanos lá ver se a gente se entende.ninguém melhor que eu conhece o max. tenho plena consciência que não é um cão fácil. pior ainda, é preciso saber lidar com ele. aqui, é que está o problema. ao dar-lhe com a coleira, tive uma atitude indevida que despelotou a ira do cão, ou esta é típica da sua agressividade. exemplificando melhor - um santo quando é atazanado, dá a outra face ou reage à letra.
o que me deixa confusa, se calhar não é a reacção do cão. será , antes, a sua reacção perante uma determinada situação. quando lhe enfio a estranguladora e o levo para a banheira, ele não tuge nem muge. não será sinal de submissão.? quando lhe dei com a coleira, ao fim de algumas "chicotadas", ele começou a ladrar. é normal? não sei :roll:
quando ele se porta mal e eu lhe bato, ele não reage. sentiu-se -àinjustiçado desta vez? outra dúvida. ele não explicou, mas quem percebe mais de c.c., talvez saiba responder
anjjazul
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado abr 23, 2005 5:34 am

Só uma observação relativa aos cães que não gostam de banho.
Os cães não gostam de água quente.
Já tentaram dar banho com água fria ou tépida ?
Comigo funcionou...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Responder

Voltar para “Cães”