Denúncia Grave - Displasia

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Magui
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2001 4:58 pm

domingo abr 24, 2005 9:19 pm

Olá a todos....

Estou muito revoltada e triste com o que acabei de saber hoje, relativamente a uma cadela que adoro, um animal lindo e de carácter excepcional: A Java.... Pois é, a Java foi comprada num criador, supostamente de renome e de confiança, há três anos atrás..... depois de uma vida aparentemente normal e feliz, a Java começou a coxear e eu aconselhei a dona a ir imediatamente ao Vet..... foram feitos RX e o que eu temia aconteceu: a Java sofre de displasia da anca, e como se não bastasse tem GRAU E NAS DUAS ANCAS!!!!!!

O próprio vet não queria acreditar que se criavam cães assim em Portugal, como era possível continuarmos sem qualquer espécie de controlo em relação às ninhadas e epecialmente aos progenitores!!! É de facto lamentável e imperdoável!!!!!

Vou pedir um relatório escrito ao vet e vou avançar com uma queixa formal no CPC, embora ache que não vá dar em nada, infelizmente estamos em Portugal!!!!....De seguida irei atá à FCI.....

Desculpem o desabafo, mas aqueles olhinhos doces que de nada se queixam merecem toda a minha preocupação.... felizmene a Java tem uns donos que a adoram e que vão fazer de tudo para que ela continue a ter uma vida o mais normal possível.......

Um abraço

Magui
:evil: :evil:
Última edição por Magui em segunda abr 25, 2005 9:28 pm, editado 1 vez no total.
PASTORDAGALA
Membro Veterano
Registado: sábado jun 19, 2004 9:52 am
Contacto:

domingo abr 24, 2005 9:31 pm

Aconselho-a a ir a outro Vet.
E está a ter uma atitude menos correcta em denunciar logo o criador, a displasia pode ser herditária ou adquirida, não se pode denunciar ninguem sem ter provas concretas, aconselho a sua amiga a procurar de imediato outro Vet, Ou melhor vá a Faculdade de medicina Veternaria do Porto.
Última edição por PASTORDAGALA em segunda abr 25, 2005 9:53 pm, editado 1 vez no total.
<p>Cumprimentos Caninos</p>
<p><strong>Do Pastor Dagala</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Magui
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2001 4:58 pm

domingo abr 24, 2005 9:53 pm

Caro amigo,

Esta é já uma segunda opinião, que foi igual à primeira.... descanse que até estou a ter uma atitude bastante correcta, não denunciando outros feitos igualmente graves do dito criador..... A primeira opinião foi obtida na faculdade de medicina veterinária , onde foi feito o Rx.
Como vê , não venho denunciar ninguém, sem ter a certeza do que digo.... Isto é muito grave!

Um abraço

Magui
PASTORDAGALA
Membro Veterano
Registado: sábado jun 19, 2004 9:52 am
Contacto:

domingo abr 24, 2005 10:13 pm

Magui Escreveu: Caro amigo,

Esta é já uma segunda opinião, que foi igual à primeira.... descanse que até estou a ter uma atitude bastante correcta, não denunciando outros feitos igualmente graves do dito criador..... A primeira opinião foi obtida na faculdade de medicina veterinária , onde foi feito o Rx.
Como vê , não venho denunciar ninguém, sem ter a certeza do que digo.... Isto é muito grave!

Um abraço

Magui
Não se zangue, eu não sabia se tinho procurado mais que um Vet, mas quanto a problemas com o criador isso já é outra história, mas mesmo assim não se pode denunciar ninguem na praça publica, era ai que eu queria chegar, se o criador errou tem que assumir os seus erros, agora se ele não assume tem que arranjar outras formas legais de "trama-lo".

Espero que corra tudo bem com a cadela
<p>Cumprimentos Caninos</p>
<p><strong>Do Pastor Dagala</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

domingo abr 24, 2005 10:14 pm

Vá para a frente com a queixa Magui,casos como esse têm que ser denunciados.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo abr 24, 2005 10:21 pm

O criador ja foi informado disso? E se foi, qual a resposta dele, se se pode saber?
A pessoa que comprou a cadela perguntou ou foi.lhe facultado algum comprovativo de despiste da doença nos pais?

Isabel
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

domingo abr 24, 2005 10:56 pm

Boas!!

Magui poderá até ter razão no que está a dizer, nem sequer ponho isso em causa...mas relembro isto aqui é´publico..logo cuidado com as denuncias feitas nesses modos...aqui à uns tempos houve alguem que teve a triste ideia de por os caloteiros online (uma lista deles) essa pessoa neste momento está com grandes processos em cima...e com graves problemas com a justiça...e sim eles eram mesmo caloteiros....

Existem outros meios de denúncia que não um forum publico...tenha atenção..pois nisto dos cães tudo é dificil de provar...mas o que você escreveu está mais que provado...ou seja...é ponto a contar pra quem voce denunciou!

Só para ter uma ideia..ninguem tem certeza absoluta se existe ou não displasia adquirida...

Arcanjo
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo abr 24, 2005 11:13 pm

Seja lá o que for, gostaria que a magui me respondesse, sff. E repare que não estou sequer a colocar em causa a forma como esta a denunciar, como, porque, se esta bem ou mal. Mas gostava de saber se o criador já foi informado e se foi, o que respondeu.

Isabel
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda abr 25, 2005 1:44 am

Magui, a cadela é sua ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda abr 25, 2005 6:28 am

O único problema que há com estes casos é ter provas de que houve incúria grave (pe, um dos progenitores ter essa doença) ou má fé por parte do criador (pe, o naimal apresentar sinais da doença à altura da compra).
Se essas provas existem, avance com as denúncias.

Claro que há um problema - qualquer que seja a decisão do tribunal e a indemnização paga, nada vai compensar a dor (dos donos e do cão) nem a tristeza...

Visto que o CPC não cumpre devidamente a sua função fiscalizadora (porque é que não estou surpreendida ?...) e dá afixo a qualquer um que pague, resta a solução de o comprador exigir garantias e ter muito cuidado na selecção do criador e da cria.

Todos devíamos estar unidos no combate aos maus criadores.
Um caso deste reflete-se em todos os criadores, desprestigiando o CPC e os seus sócios e favorecendo os "criadores" de vão de escada.

Encobrir é uma treta...não impede as pessoas de saberem e tirarem as suas conclusões, mas parece ser a reacção típica nestes casos...
Que ainda é pior pois espalha a fama sobre todos os criadores, incluindo os bons.

Se tiver provas suficientes, avance.
Se forem vários os queixosos, melhor.
Peçam uma indemnização que arrume com esse criador.
É assim que tem de ser...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
patholas
Registado: segunda abr 25, 2005 11:17 am

segunda abr 25, 2005 11:19 am

O senhor que dá pelo nome de Magui talvez queira se identificar para todos, pois o que faz é difamação e calúnia como foi sobejamente explicado por pessoas de forma a ser chamado à responsabilização pelo que aqui vem dizer.
CarolinaGuerra
Membro
Registado: sábado fev 19, 2005 10:59 am

segunda abr 25, 2005 11:52 am

PASTORDAGALA Escreveu:
Magui Escreveu: a Java foi comprada num criador, supostamente de renome e de confiança, há três anos atrás..... depois de uma vida aparentemente normal e feliz, a Java começou a coxear e eu aconselhei a dona a ir imediatamente ao Vet..... foram feitos RX e o que eu temia aconteceu: a Java sofre de displasia da anca, e como se não bastasse tem GRAU E NAS DUAS ANCAS!!!!!!

Vou pedir um relatório escrito ao vet e vou avançar com uma queixa formal no CPC, embora ache que não vá dar em nada, infelizmente estamos em Portugal!!!!....De seguida irei atá à FCI.....

Magui
:evil: :evil:
a displasia pode ser herditária ou adquirida
Boa tarde...

Posso estar a dizer uma asneira mas pelo que fui aprendendo neste fórum, penso que a Magui não tem muito por onde pegar... Atenção, que compreendo que a Magui esteja muito aborrecida e acho que devia haver um controle muito maior da displasia mas não sei até que ponto é que se poderá responsabilizar o criador. Isto porque (corrijam-me se estiver errada) não é humanamente possível prever, de forma absoluta, se o cachorro terá displasia. No máximo, apuram-se probabilidades. Ora, se a displasia foi adquirida, o criador não poderá ser responsável. Resta saber se a Magui perguntou se os progenitores tinham os testes feitos ou não e mesmo assim isso não é garantia de nada...

Imagino que deve ser um grande desgosto mas não creio que o criador tenha culpa. E pelo que a Magui disse aqui, é natural que o senhor agora se sinta difamado...
Última edição por CarolinaGuerra em terça abr 26, 2005 11:12 am, editado 1 vez no total.
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

segunda abr 25, 2005 12:37 pm

Magui Escreveu:. depois de uma vida aparentemente normal e feliz, a Java começou a coxear e eu aconselhei a dona a ir imediatamente ao Vet..... foram feitos RX e o que eu temia aconteceu: a Java sofre de displasia da anca, e como se não bastasse tem GRAU E NAS DUAS ANCAS!!!!!!
Antes de mais, a JAVA veio do Dr. Pedro Rodo, da Quinta da Arriaga, com o Afixo Patholas da Arriaga. Pelo que fica aqui o aviso a quem pensar comprar cães a este senhor....
Boa tarde,

Só por curiosidade, o que entende por renome? Ter mais de 100 cães em casa e ninhadas constantes?

Mas deixando isso para trás, porque não interessa a ninguém, quem lhe garante que os pais não foram realmente radiografados e são isentos de displasia?

Suponho, que com tanto cuidado para comprar a um criador de renome tenha de facto perguntado pela HD e se os pais estavam isentos, certo?

Bom feriado que eu já estou atrasada
Nanci
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda abr 25, 2005 3:33 pm

Penso que, quando compramos um canito, temos de nos assegurar de vários aspectos.

É para isso que se deve visitar o criador e falar com ele.
Devemos obter uma garantia de isenção de displasia dos progenitores (ou outras doenças hereditárias típicas da raça), devemos ver em que condições são criados, devemos assegurar-nos de que o criador conhece e ama a sua raça e está disposto a dar apoio ao comprador ao longo da vida do cachorro.

Todas estas coisinhas dizem-nos que é um bom criador.

É bom sinal que o criador faça perguntas sobre as condições que o animal vai ter nas vossas casas, sobre o tipo de vida que têm, etc.
Devemos procurar com tempo e paciência e aproveitar para, no entretanto, conhecer mais sobre a raça.

Para, quando escolhermos, podermos ter a certeza que fizémos o melhor possível por nós (para não termos estas tristezas...e despesas) e pelos cães (procurando um criador que não cria de qualquer maneira, em lixeiras, em prisões, como eu vi quando andei á procura de um lab para mim).

Quando trouxe a Zorra o criador fez-me várias recomendações entre as quais evitar exercícios muito violentos, a ração que devia dar, evitar pisos escorregadios, evitar subidas e descidas de escadas constantes.
Estas recomendações tinham por objectivo (entre outros, estou certa) evitar a displasia adquirida.
Mais um bom sinal, a meu ver...

O principal para o nosso coração e a nossa carteira, é escolher bem.
Já que é difícil provar (ainda por cima, anos depois), como já disse, incúria ou má fé.

Sabemos lá em que condições o animal têm vindo a viver....
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
pedro_adr
Membro Veterano
Registado: terça out 14, 2003 7:02 pm
Contacto:

segunda abr 25, 2005 3:41 pm

Se o clube nao pede um controle da displasia coxo femoral para os reprodutores, nao adianta nada você fazer queixa ao CPC; nao ha obrigação nenhuma de fazer radios, infelizmente, nem o criador tem obrigação.
Agora, se o criador fosse em condições é claro que o controle da Dcf é importante numa selecção séria e de alta qualidade.

Até,
Responder

Voltar para “Cães”