O QUE FAZER?!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Rochezoire
Membro
Registado: quarta out 06, 2004 6:45 pm

quarta abr 27, 2005 7:01 pm

Boas, venho aqui denunciar uma situação muito grave e ao mesmo tempo pedir conselhos porque já não sei que mais posso fazer...
O que se passa é o seguinte, no prédio ao lado do meu vivem umas pessoas (que só as considero pessoas porque têm a mesma fisiologia que todos nós) que à cerca de 5/6 meses adquiriram um cãozito. Bem, desde que o animal foi para casa deles (era muito pequenino, devia ter aí uns 2 mesitos) tem permanecido numa varanda de 3 m quadrados, com um muro alto que não permite que o cão veja para o exterior, SEM NUNCA TER SAÍDO DESSE LOCAL. O primeiro mês foi infernal. O cãozinho gania e uivava noite e dia, o sofrimento do cachorro era insuportável, pois um cachorro é como uma criança, precisa de atenção e de brincar e ele nunca teve isso. Passado esse tempo, o cão já não faz barulho (parece que sabe que nem vale a pena).
O animal foi para casa desses "senhores" em pleno inverno e nem por isso se dignaram a pôr qualquer tipo de protecção contra a chuva e frio (ou até para o sol).
A comida que já vi darem ao cão é apenas arroz com uns bocados de qualquer coisa (dá ideia que são restos das refeições dos donos) e, enquanto põem a comida na varanda, pontapeiam o animal que tenta freneticamente aproximar-se para brincar. Água nem vê-la. Isto é verídico. Está um tupperware na varanda (que devia ter água) mas está sempre virado, logo o cão não tem água durante todo o dia. Sempre que chove vejo-o a lamber o chão...
Como se não fosse suficiente, o estado da varanda é...é indiscritível. É uma imundice, está CHEIO de fezes e urina do cãozinho, o cheiro é nauseabundo e serve de chamariz e habitat a todo o tipo de moscas, bactérias, etc (de tal maneira que é impossível eu abrir as janelas de minha casa, do lado que dá para a varanda deles).
Em relação a esta situação já informei a GNR, que inclusivé foram tocar à porta desses meus vizinhos, mas não se encontrava ninguém. Também telefonei e mandei e-mails para a LPDA e outras organizações. Sem resposta.
Não sei que mais fazer, dói ver o sofrimento daquele animal. Aquelas condições não são dignas nem para um criminoso...
Se alguém souber outra alternativa ou alguma coisa que se possa fazer, por favor diga-me.
Cumprimentos,
Patrícia Rochezoire
diphy
Membro Veterano
Registado: sexta jan 04, 2002 6:53 pm
Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)

quarta abr 27, 2005 7:11 pm

Não consegue ter acesso à varanda e tirar de lá o desgraçado?
Nem sei que lhe diga...
Rochezoire
Membro

quarta abr 27, 2005 7:13 pm

Acredite que vontade não me falta, mas a varanda não está paralela à minha, está um andar abaixo e está muito alta do lado da rua (apesar de ser um rés-do-chão)...
Amina
Membro Veterano
Registado: terça jan 18, 2005 6:45 pm

quarta abr 27, 2005 7:30 pm

que situação mais triste! Nem sei o que lhe dizer ao certo.Como vc já procurou ajuda, com minha opinião, posso lhe dizer pra retirar vc o animal dali, ou tente achar uma asspociação de proteção aos animais.
Muita força!
Quem sabe vc poderá adota-lo!
Cláudia
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

quarta abr 27, 2005 7:35 pm

Também não sei o que dizer....
Mas penso que o tentar tirar o animal de onde está não é a melhor solução, porque aí seria considerado roubo e como tal perderia toda a razão.
Insista com a LPDA, pelo telefone! Alguém tem de a ouvir e de actuar.
É uma situação bem complicada esta.... :?
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
diphy
Membro Veterano
Registado: sexta jan 04, 2002 6:53 pm
Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)

quarta abr 27, 2005 7:37 pm

De onde é, já agora?
Rochezoire
Membro

quinta abr 28, 2005 12:34 am

Oeiras, mais precisamente Vila Fria.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta abr 28, 2005 8:17 am

Caso bicudo...

Você consegue falar com esses vizinhos ?

É que se eles não querem o cão podíamos tentar pô-lo para adopção...
Por outro lado se falar com eles e mais tarde vier a meter queixa, eles ficam logo a saber quem foi.

Outra hipótese é ir ao tribunal de Oeiras e marcar entrevista com o Ministério Público (na secretaria do MP).
O MP atende pessoas em dias e horas pré-determinadas e é inteiramente gratuito.
Expõe-lhe o caso e as suas preocupações e ele vai aconselhá-lo e mesmo tomar medidas que ache adequadas.

A situação é de insalubridade (perigo para a saúde pública) e de maus tratos a animais.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta abr 28, 2005 8:40 am

Já me aconteceu o mesmo e apresentei, juntamente com mais vizinhos, queixa à policia. Pode ser um pau de dois gumes e que os donos ao se verem acossados reajam abandonando o animal, mas seja como for, ficar na varanda não será muito melhor. Apresentem queixa! Quantas mais queixas se forem fazendo, mais o pais vai ficando sensibilizado com a questão de maus tratos a animais.
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quinta abr 28, 2005 8:46 am

Eu acho que assim que os donos saissem para o emprego pegava numa escada e ia á varanda buscar o cachorro. Antes porém reunia toda a informação sobre o caso, arranjava testumunhas tirava fotos do sitio onde se encontra o cachorro isto para que os donos depois não se pudessem queixar porque teriam o rabo preso.
Mas um animal a viver numa situação como essa é desumano.

Boa sorte
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta abr 28, 2005 8:49 am

Não faça isso. Tenha juizo. Se quiser fazer as coisas a seu favor e do bichinho, recorra às vias legais. Não se arme em Homem Aranha que não adianta. Aja dentro da razão para poder ficar com ela até ao fim. ;)
Rochezoire
Membro

quinta abr 28, 2005 11:33 am

Realmente ainda não falei com os donos do cão porque sinceramente a raiva que lhes tenho é tanta que poderia vir a perder a razão se me encontrasse com eles. Ainda assim vou tentar falar com eles e até sugerir que deêm o cão. Se a conversa não correr bem e eles nada fizerem para melhorar as condições em que vive o animal (o que é o mais provável visto que nunca se preocuparam com o cãozito não é agora que se vão preocupar...), pois terei que insistir com a polícia e vou tentar então o recurso ao MP...

Vou dando notícias...

Cumprimentos,
Patrícia Rochezoire
vitor_neto
Membro Veterano
Registado: quinta abr 07, 2005 11:00 am

quinta abr 28, 2005 11:39 am

Bom dia

Eu particularmente, não falaria com eles visto não os conhecer. Infelizmente vivemos num mundo um bocado esquisito. Você tem que se salvaguardar sempre. (Uma pessoa sabe lá com quem está a falar e quais as suas intenções).

Experimenta falar com o MP.

Boa sorte
patcris
Membro
Registado: quarta out 01, 2003 12:51 pm

quinta abr 28, 2005 11:59 am

Olá Bom dia

Normalmente eu sou daquelas foristas que lê mais do que escreve, mas esta situação causou-me muita tristeza e muita raiva.
Não entendo para que certas pessoas querem os animais se não estão dispostos a cuidar deles, a amá-los e a responsabilizarem-se.
Pelo vistos nunca foi intenção dessa "gente" realmente ter um animal por amor.
Além da situação em que o pobre cão se encontra, há também um problema de saúde pública, apesar do animal se encontrar confinado a 3 metros de propriedade privada.
A quantidade de insectos e de sujidade são certamente portadores de doenças, que facilmente são transmitidos a outros animais e pessoas, além de que perante a descrição aqui feita, quase de certeza o cão nunca tenha visto um consultório veterinário.
Ir ao MP poderá ser uma boa ideia, ou então ir á Câmara Municipal de Oeiras fazer queixa indicando este caso como um problema de saúde pública. Infelizmente todos sabemos qual o destino dos animais que são levados para o Canil da Câmara, mas se talvez alguém se prontificasse a ficar com o cão ou a garantir a sua adopção ele não fosse levado.
Se conseguisse tirar umas fotos, seria o ideal.

Esta é apenas a minha ideia, só espero que a história tenha um desfecho feliz.

Jocas pra todos
PatCris
Petsss
Membro Veterano
Registado: quarta set 22, 2004 2:08 pm

quinta abr 28, 2005 12:12 pm

Pelo que sei a Câmara Municipal de Oeiras não abate animais saudáveis. Tem um canil e tenta a adopção.
Atenção: isto foi o que ouvi dizer...
Responder

Voltar para “Cães”