ajuda!! cao ciumento
Moderador: mcerqueira
-
joana_boris
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)
o meu cao sempre foi o que se pode chamar "filho unico" agora que adequiri uma caturra nao deixa ninguem em paz e so alguem começar a falar com a caturra que ele começa logo a ganir e a pedir colo, ele nunca teve um comportamento tao estranhoja nem responde a minha voz de tao enciumado estar, se alguem souber de alguma soluçao para este problema por favor responda!!!
-
jcachorro
- Membro Veterano
- Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
- Contacto:
Bom dia,
O seu cão daqui para a frente vai ter de aprender a "desapegar-se" mais de si, isto é, a não exigir as atenções todas para ele quando quer e quando lhe apetece.
Todo este processo é lento mas com calma e com persistência consegue-se. Sempre que não estiver a dar atenção à caturra, e o seu cão vá ter consigo para exigir atenção, não lha dê. Deixe-o saltar para si, choramingar, mas não olhe para ele, não lhe faça gestos, nada. Chegará a um ponto que o animal vai parar de insistir. Quando assim fôr, passados uns 5 minutos chame-o com calma, faça-lhe uma festa e diga "Bonito" ou algo do género; nada de muito efusivo. Em casa e na rua se tiver oportunidade para isso faça alguns exercícios de comando à distância, deixando o cão sentado num sítio quieto e afastar-se ligeiramente dele. Se ele permanecer sossegado, chame-o e faça-lhe festas e elogios, caso contrário, diga "Não", volte a colocá-lo na posição inicial e repita o processo. É importante esta mesma distância ser mesmo muito gradual e começar de muito perto e só depois ver até onde pode ir. De dia para dia ele vai "deixar" aumentar a distância e cumprir a ordem até ao fim. Estes pequenos exercícios servem para ele ganhar alguma independência relativamente a si e se se passar o mesmo com outros membros da família, é importante que todos sigam este mesmo processo.
Boa sorte
O seu cão daqui para a frente vai ter de aprender a "desapegar-se" mais de si, isto é, a não exigir as atenções todas para ele quando quer e quando lhe apetece.
Todo este processo é lento mas com calma e com persistência consegue-se. Sempre que não estiver a dar atenção à caturra, e o seu cão vá ter consigo para exigir atenção, não lha dê. Deixe-o saltar para si, choramingar, mas não olhe para ele, não lhe faça gestos, nada. Chegará a um ponto que o animal vai parar de insistir. Quando assim fôr, passados uns 5 minutos chame-o com calma, faça-lhe uma festa e diga "Bonito" ou algo do género; nada de muito efusivo. Em casa e na rua se tiver oportunidade para isso faça alguns exercícios de comando à distância, deixando o cão sentado num sítio quieto e afastar-se ligeiramente dele. Se ele permanecer sossegado, chame-o e faça-lhe festas e elogios, caso contrário, diga "Não", volte a colocá-lo na posição inicial e repita o processo. É importante esta mesma distância ser mesmo muito gradual e começar de muito perto e só depois ver até onde pode ir. De dia para dia ele vai "deixar" aumentar a distância e cumprir a ordem até ao fim. Estes pequenos exercícios servem para ele ganhar alguma independência relativamente a si e se se passar o mesmo com outros membros da família, é importante que todos sigam este mesmo processo.
Boa sorte
<p>Cumprimentos
João Silva
</p>
João Silva
</p>
-
jcachorro
- Membro Veterano
- Contacto:
Só mais uma coisa...
As festas e a atenção dadas aos seu cão devem ser agora dadas na presença da Caturra e quando está a dar atenção a ela também.
Isto para o cão associar que quando dão atenção a um dão a outro. Fora do contacto com a caturra, as festas devem ser mais doseadas e mais comedidas.
As festas e a atenção dadas aos seu cão devem ser agora dadas na presença da Caturra e quando está a dar atenção a ela também.
Isto para o cão associar que quando dão atenção a um dão a outro. Fora do contacto com a caturra, as festas devem ser mais doseadas e mais comedidas.
<p>Cumprimentos
João Silva
</p>
João Silva
</p>
O cao nao se sentira abandonado dessa forma?
Antigamente tinha festas quando estava so com a dona e agora ja nao tem?
Nao sou treinadora, mas acho mal retirar-se os mimos quando esta longe da caturra... assim e que ele sente mesmo quye esta a passar para segundo plano.
O que eu faria era dar festas alternadas ora na caturra ora nele, nunca lhe dando quando ele estivesse a ganir.
Tambem passaria muito tempo a fazer-lhe festas estando ao pe da caturra... ate porque a caturra nao ha-de estranhar, pois e a mais nova na casa. So assim e que ele aprende que nao perdeu o lugar.
Ou seja, longe da caturra, tudo normal.
Ao pe da caturra muitas festas mas so quando ele se portasse bem, nunca quando resmungasse.
Brincar ate com ele, com uma bola, na divisao onde esta a caturra, era bom, eu acho...
Nao sou treinadora, mas acho mal retirar-se os mimos quando esta longe da caturra... assim e que ele sente mesmo quye esta a passar para segundo plano.
O que eu faria era dar festas alternadas ora na caturra ora nele, nunca lhe dando quando ele estivesse a ganir.
Tambem passaria muito tempo a fazer-lhe festas estando ao pe da caturra... ate porque a caturra nao ha-de estranhar, pois e a mais nova na casa. So assim e que ele aprende que nao perdeu o lugar.
Ou seja, longe da caturra, tudo normal.
Ao pe da caturra muitas festas mas so quando ele se portasse bem, nunca quando resmungasse.
Brincar ate com ele, com uma bola, na divisao onde esta a caturra, era bom, eu acho...
Pelo menos um membro deste forum (poderão existir mais) tem um passaro em casa, a aisd, porque é que não lhe manda uma PM.
Segundo parece ela chega a ter o Periquito solto em casa, pelo que este deve dar-se bem com a sua cadela e vice-versa, pelo que deve estar em condições de melhor o aconselhar.
Segundo parece ela chega a ter o Periquito solto em casa, pelo que este deve dar-se bem com a sua cadela e vice-versa, pelo que deve estar em condições de melhor o aconselhar.
-
jcachorro
- Membro Veterano
- Contacto:
Se reler novamente o que escrevi anteriormente não disse para serem retiradas as festas, mas apenas para serem mais doseadas, isto é gradualmente o cão habituar-se-á a receber as festas que o dono entender e no momento que o dono entender.spiral222 Escreveu: O cao nao se sentira abandonado dessa forma?
Por exemplo, quando adquiri o meu cão já tinha periquitos, mas o Bono (o meu cão), sempre teve uma tendência natural para exigir atenção, coisa que sempre fui tentando contrariar. Actualmente e porque já é bem adulto, ele sabe perfeitamente que quando estou a tratar dos periquitos, aquele momento é para os periquitos e não para ele. É claro que ele de vez em quando vai buscar um brinquedo para chamar a atenção, mas nestas alturas finjo que não vejo e só no fim lhe dou a tal atenção.
No caso exposto acima, a intenção das festas redobradas na presença da caturra, servem exactamente para o cão associar que na presença da ave, recebe ainda mais festas do que se não estiver na sua presenç, logo não precisa sentir ciúmes.
<p>Cumprimentos
João Silva
</p>
João Silva
</p>
-
aisd
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
O meu periquito em casa (quando nós estamos) anda sempre solto.ela chega a ter o Periquito solto em casa, pelo que este deve dar-se bem com a sua cadela e vice-versa
Quando não estamos está na sua gaiola , na varanda.
Mas não são exemplo para ninguém.
Ambos têm ciúmes um do outro.
Quando a Piu-piu (uma periquita, no meu album) era viva, eram três com ciúmes uns dos outros...
O Falcanito, coitado, era remetido para último lugar - a Piu-piu era nº1, depois a Zorra.
Desde que não há Periquita que ele parece querer substituí-la - está muito mais atrevido, todo saído da casca e, sempre que pode, provoca a Zorra voando-lhe mesmo à frente do focinho.
A Zorra já lhe lançou dois abocanhanços que, felizmente, só acertaram no ar.
Tadinha, levou logo uma palmada no focinho...pois eu não posso deixar que ela tente, sequer, tocar no pássaro.
Ele (o periquito) é tão pequenino ao pé dela...
Por isso não sou exemplo para ninguém - todos os meus bichos são uns mimados.
Acho que os conselhos do jcachorro são acertados.
É sempre bom não dar demasiada importância a qualquer um dos animais...
Apenas um reparo -que pode não estar muito certo pois tratam-se de espécies diferentes - respeite as hierárquias.
O cão está consigo há mais tempo, por isso festinhas nele primeiro e depois na caturra.
Vigilância com eles.Não se vão fazer mal um ao outro...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>