Sei que este não é o sítio mais adequado, mas pedia-vos o favor de divulgar o apelo que transcrevo. Trata-se de um cão Samoyedo, alvo de enormes maus tratos, que resgatei a semana passada. O animal está em recuperação, em termos de saúde e também em termos psicológicos, mas encontra-se, ainda, bastante traumatizado e não suporta ver-se enclausurado, mesmo em apartamentos grandes (torna-se agressivo). Dado aquilo por que passou, não é de estranhar.

Obrigada
Isabel
APELO DO CÃO
"Já não me lembro como me chamava... Agora, chamam-me Yoshi e a minha história é muito triste.
Fiquei fechado numa sala de um apartamento, sozinho, durante 2 meses, porque os meus "donos" mudaram de casa e decidiram deixar-me para trás. Apenas uma vez por semana (e às vezes menos do que isso) vinha alguém, que eu antes pensava que me amava, trazer-me comida e água. Pouca comida e pouca água. Passeios à rua nem vê-los. Festas também não. 5 minutos e a pessoa tinha-se ido embora.
Os dias passavam, comida já não havia e a fome começava a apertar. A sede também. As paredes da sala pareciam aproximar-se e cair sobre mim. Ladrei, ladrei e ladrei mais, mas ninguém me veio socorrer.
As semanas sucediam-se, todas iguais, tristes, sofridas e aterrorizadoras. Até que não aguentei mais e me tentei atirar da varanda. Não fui bem sucedido e fiquei preso entre as grades (as patas de frente e a cabeça de fora e o resto do corpo do lado de dentro). Gani, gani, gani. As pessoas cá em baixo pareciam impressionadas mas ninguém me veio salvar. Acabei por me soltar sozinho, depois de várias horas, à custa de muitos esticões dolorosos, e vi-me novamente sozinho, dorido, faminto e desesperado.
Felizmente, no dia seguinte, graças aos esforços de uma amiga, vieram libertar-me do meu cativeiro e agora procuro novos donos, que saibam ter paciência para me ajudar a ultrapassar os meus traumas.
Quando fui resgatado, estava esquelético e completamente desnutrido (10,6 kg em vez dos 20 a 25 kg que deveria ter). Mas já me levaram ao vet e tenho estado a comer papinha especial para a engorda e a tomar imensas vitaminas, pelo que já estou mais compostinho. Também estava imundo e cheio de feridas, nas patas e zona da cauda, por me ter roído a mim mesmo devido ao stress. Agora, depois de um banhinho e de uns tratamentos de pele e pêlo, pareço outro! Modéstia à parte, sou um cão lindo - um samoyedo puro, com um pêlo branco como a neve e macio como algodão!
Os traumas psicológicos é que vão demorar um pouco mais a passar. Sou imensamente carente e adoro ter a atenção dos humanos. Mas não suporto o enclausuramento (mesmo que seja num apartamento grande) e preciso de ser alojado num espaço exterior.
Se quiseres vir ver-me e ajudar-me a recuperar, liga à Isabel (96 907 18 18 ou 21 457 24 84). Prometo ser um bom amigo e dar-te tudo aquilo que nunca me deram! Ão ãos esperançados do Yoshi
PS Sou de tamanho médio e tenho cerca de 5 anos (estimativa da vet). Já estou castrado.
PS2 Estou na zona de Lisboa, mas as minhas amigas levam-me a qualquer ponto do país."
FOTOS